It's rock baby!
02:29Então gente, eu não sabia ao certo do que falar hoje sobre o rock : pensei no estilo, em filmes, uma banda em destaque ... pensei em músicas, que é o tema principal. Mas se eu fosse falar todas as músicas que eu gosto , a postagem ficaria enorme, pois aprecio muito o rock em si de Elvis, Beatles, Legião Urbana, Bon Jovi ao Cine , NX Zero e muitas outras dezenas de bandas do gênero . Resolvi então fazer uma '' retrospectiva'' , que já é de praxe aqui no blog (quem acompanha sabe), pois hoje em dia muita gente define rock de uma só maneira , mas se esquecem que o rock tem suas várias faces que foram definidas de acordo com o decorrer das décadas . Então, bora viajar no tempo? Vem comigo !
SPIDERWEBS APRESENTA- ''TÚNEL DO ROCK: DE ELVIS AOS DIAS DE HOJE''
![]() |
Elvis seu lindo *-* |
O estilo musical surgiu nos anos 50, com um nome conhecido até hoje: Elvis Presley.Vale destacar nessa época também os roqueiros Chucky Berry e Little Richard. Essa década pode ser considerada os primeiros passos do rock como conhecemos hoje. Minha música favorita do Elvis é aquele do filme '' Uma linda mulher'' - Pretty Woman. *-*
NOS ANOS 60
Os anos 60 representaram a rebeldia por partes dos jovens, devido a esse fator essa década ficou conhecida como "Os Anos Rebeldes", e o rock foi modificado por isso. A década recebeu esse nome graças aos diversos movimentos pacifistas e manifestações que aconteceram contrários a Guerra do Vietnã. Nesse período surgiu uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: Os Beatles. As letras de rock ganharam um caráter político de contestação. Um exemplo disso são as músicas de Bob Dylan, que faz sucesso até hoje. Nessa mesma época surgiram outras grandes referências musicais como: Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Rolling Stones.'' O lema do sexo, drogas e rock and roll nunca ficou mais explicito. Foi o momento em que o rock ficou mais livre.” Outras bandas que fizeram sucesso nesse período foram: The Mamas e The Papas, The Who, Pink Floyd dentre outras.
![]() |
Deep Purple |
A década de 70 representou a popularização e a massificação do estlio roqueiro. Um dos diferenciais dessa época é o surgimento do videoclipe. Surge o heavy metal representado por Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Nesse mesmo período surge também um tipo de som mais leve, que contagiou todo o mundo,a chamada dance music. As referências desse tipo de música foram cantores como Frank Zappa, Creedence e Elton John. Nessa mesma época o Glam Rock ganhou força, movimento que havia surgido no fim dos anos 60. Esse novo estilo combinava cílios postiços, saltos altos, trajes elétricos por parte dos cantores e voltavam o visual para a androginia. Um cantor famoso que passou por essa fase do Glam Rock foi David Bowie.
![]() |
Legião ! *-* |
Os anos 80 foram marcados pela convivência de várias ramificações do rock. Uma dessas ramificações que merece destaque é o new wave, que teve como destaques The Police e The Clash. No dia primeiro de agosto de 1981, surgiu a rede MTV, voltada totalmente para o mundo da música e para as noticias sobre o rock. No final da década surge a banda irlandesa do U2 (beijo bono vox, seu lindo *-*), com letras de protesto e com forte caráter político. No Brasil em 82 nasce o Legião Urbana, a banda mais influente de rock nacional, veio e deixou um legado com suas letras cheias de mensagens de reflexão, paz, amor e alerta que caíram no gosto de gerações.
![]() |
Nirvana |
O período dos anos 90 ficou marcado por fusões de diversos tipos de ritmos e do sucesso em todo mundo do rap e do reggae. Surgem bandas como Red Hot Chilli Peppers e Faith no More, que fundiram o heavyrockeiros e se tornaram sucesso rapidamente. Em Seattle, na Califórnia surge o movimento grunge sob a batuta do grupo Nirvana, cujo vocalista Kurt Cobain é o maior representante desse estilo. Outras bandas de grande destaque nesse período foram: Pearl Jam e R.E.M.No Brasil tivemos alguns representantes do rock, como, Jota Quest, Capital Inicial, Skank, Titãs e muitos outros.
![]() |
NX Zero é uma das bandas mais queridas de emocore da atualidade |
Nos últimos dois anos surgiram dois estilos musicais, baseados no rock, que causaram furor nos jovens. O estilo emocore e o estilo “colorido”. O estilo colorido representa uma “evolução” ao estilo emo. O primeiro possuía letras voltadas á tristeza e a insatisfação amorosa, Já o estilo “colorido” representa o contrário. Ele é baseado em falar sobre sonhos, metas a serem alcançadas e expectativas par relacionamentos futuros. As bandas características desse estilo , como NX Zero Cine e Restart procuram criar letras alegres e simples, além de com seu visual colorido, modificar o cenário da música nacional.
34 Comente!
Oi Sabrina!
ResponderExcluirOlha, rock é meu estilo de música preferido e depois de conhecer melhor acabei gostando mais do que havia antes do que o que há hoje. Enfim... tem muitas bandas boas hoje em dia, mas as melhores, na minha opinião, são as de antigamente.
Bjuss
Oi Sabrina!
ResponderExcluirCurti de mais a postagem!
Afinal, hoje eu acordei de bom humor! Sério mesmo... Hoje é aniversário da minha cantora favorita Ladyhawke e ela fez um show live stream lá da Nova Zelândia!
O Rock é como a Mística dos X-Men, sempre mudando, mas sempre mantendo sua originalidade.
Sobre seu comentário: Ah é por boleto? Então tá... Tá tudo esclarecido agora n_n
Obrigado por tirar minhas dúvidas!
Mas é claro que pode pegar a paródia para incluir em um post seu!
bjs
ÓTIMO post! Amei encontrar tantas bandas queridas por aqui :D
ResponderExcluirSó dispenso as dos dias de hoje hahaha
Tenha um bom dia e
Let's rock!
Eu gosto bastante do estilo musical. Curto desde os sons mais antigos aos mais recentes e tenho uma grande paixão por Guns N' Roses, simplesmente adoro.
ResponderExcluirMas não consigo aceitar as bandar atuais como bandas de rock. Simplesmente não consigo dizer que Cine e Restart são bandas de rock. Pra mim rock é outra coisa, falta um pouco de espírito rockeiro nessas novas bandas e um pouco de preto.
http://livinhas-place.blogspot.com.br/
Eu simplesmente adoro rock, é meu estilo musical favorito (com suas várias vertentes: ouço de boa tanto Legião quanto Metallica, até Slipknot.).
ResponderExcluirSou mais das canções sobre a vida, canções de protesto - comuns na década em que nasci, como Plebe Rude, Uns e Outros, Titãs.... Vivo ouvindo música... nem sei mais quantas tenho salvas no pc, eheheh.
Gostei muito da sua "linha do tempo do rock".
Olá!Boa tarde!
ResponderExcluirTudo bem?
Amiga Sabrina
Bela postagem...gostei da retrospectiva "Túnel do Rock"...no mínimo serviu para mostrar que eu estou ficando "véio"...nossa... porque ouvi e acompanhei todos... não posso me avaliar como um "fã incondicional deste tipo de música", porque sei que o público que gosta desse gênero de música é muito, e, "bota muito", fiel ...
mas, valeu por compartilhar de tantas informações e lembranças...
Bom dia do Rock para você!
Boa sexta feira 13
Bom final de semana!
Beijos
Realmente falar de rock é sempre muito bom e gostoso! Achei incrivel a postagem, muita coisa eu não conhecia e sabia, na verdade sei muito, mas muito pouco, no entanto aprecio um bom rock e ter esse giro no tempo, saber um pouco como surgiu e evoluiu foi demais! Parabéns pela postagem Sabrina!
ResponderExcluirBjs
www.daimaginacaoaescrita.com
Também curto rock mas não me considero uma rockeira. Estou adorando a avalanche de publicações no twitter e facebook sobre esse dia tão especial. Amei :)
ResponderExcluirBeijos,
Sabrina Machado! ♥
http://www.blogmundodamoda.com/
Oi, Sabrina! Amei, seu post, sou fã incondicional do rock. Lendo seu texto, adorei a comparação da evolução do rock com o fisual (moicano, franjinhas) e do repertório histórico. Acho que os melhores anos do rock foram os anos 60 e 80. Um abraço!
ResponderExcluirMuito legal sua retrospectiva, bem criativa! e viva o rock, haha :D
ResponderExcluirCurti muito o teu post, bem legal td a pesquisa que tu deve ter feito, só achei que faltou tu citar o punk no final dos anos 60 e começo dos 70 com Sex Pistols e Ramones. Sou mt fã do nirvana e o Curt foi um exemplo de atitude.
ResponderExcluirtenho certeza que o rock é dos melhores estilos que já se viu.Eu não sou muito fã de rock...Porém isso não me impede de apreciar, e quem não gosta de boa musica que atire a primeira pedra
ResponderExcluirExcelente post Sabrina :D
www.amaralstarlight.blogspot.com.br/
ROCK É MINHA VIDA CARA!!!
ResponderExcluirMELHOR GÊNERO MUSICAL DO MUNDO!!!
AMO PRINCIPALMENTE O DOS ANOS 80 *-*
Beijos
Diário Ciumento
Oi Sa,
ResponderExcluirTudo bem? E viva o rock! Sou da década de Legião Urbana, U2, The Cure, The Police e como jã falei por aqui fui o rascunho de uma cantora de rock.
Beijos.
Lu
Adorei o blog, muito lindo, amei tudo Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:
ResponderExcluirontendency.blogspot.com
Olá Sabrina,
ResponderExcluirExcelente matéria sobre um assunto que amo: o rock and roll, pena que hoje muitas bandas, para agradarem a preferência popular, acabam saindo dos trilhos. Mas hein? Que história é essa de dizer que a maior banda de rock foi "The Beatles"? rsrsrsrsrsr... Todo mundo sabe que Beatles é yeah-yeah-yeah, já stones é puro rock and roll de garagem, ou seja, a melhor banda de todos os tempos! rsrsrsrsrsr, brincadeira, ficou super legal a matéria!
Obs: Enfim chegaram as férias tão desejadas e aproveito para avisar que ficarei afastado da blogosfera durante este
período. Pois moro onde todos os familiares passam as férias. Um grande abraço, Flávio.
--> Blog Telinha Crítica <--
Oi, lindinha, fofolete da tia Val! Que saudade desse espaço seu, tão especial!
ResponderExcluirConfesso que gosto bastante do rock nacional, principalmente Legião, J Quest, Skank e Barão Vermelho. E seu post foi bem interessante, mostrando a evolução do rock - na minha opinião uma verdadeira regressão.
Bjinhus, querida. Fique com Deus e até a próxima =)
palavrasdevalquiria.blogspot.com.br
Seu blog é lindo, muito fofo mesmo*0* parabéns!! Já estou te seguindo amada =))
ResponderExcluirConvido voce e suas leitoras a conhecer meu blog
http://toobege.blogspot.com.br/
Beijinhoooos ;**
Divertido demais seu post *-* ler cada ano imaginando-se dentro dele, foi muito legal, e deve ter dado um trabalho pesquisar tudo isso pra ficar tão bonitinho, ó. Parabés, mesmo.
ResponderExcluirConcordo com a Valquíria, triste regressão, o rock perdeu grande parte de seus valores e essências, letras belas e de protesto tornaram-se coisas vazias com o intuito de apenas agradar o publico e não transmitir uma mensagem. Mas poisé, to me empolgando.
Foi otimo visitar seu blog *-* bjs.
Raehli Hage
nidum.blogspot.com
Sabrina, lindinha!
ResponderExcluirTudo bem?
Garota, fiz uma viagem por aqui... muito legal!
Excelente pauta a tua, e interessante como a história do rock conta também a histórias dos costumes, vestuário, manias, etc... de toda a galera de cada época.
Adorei a frase do Rogério:
' O rock não é só pra ouvir, ele também faz pensar'.
Beijos e ótimo fim de semana!
Rock não se define no modo de se vestir e sim no modo de ver a vida. Gostei da retrospectiva, o rock teve fases e com ele diversas gerações.
ResponderExcluirBeijo!
Um dos melhores posts que vi sobre o dia do rock, ótima a ideia do "túnel do rock".
ResponderExcluirwww.classifiblogs.blogspot.com.br
www.blogdahannah.com
Não curto muito rock mas acho o estilo bem legal.
ResponderExcluiriasmincruz.blogspot.com.br
Olá Sabrina, gostei do post, uma grande homenagem a um dos estilos mais prolíferos da música popular. Sou partidário da ideia de que o rock é mais que som, ele é atitude e esta questão da atitude que une debaixo de uma palavrinha de quatro letras tantas expressões musicais e culturais tão distintas... Tem alguns pequenos equívocos no texto em relação à cronologia e à rotulação, mas isso não faz a menor diferença, pois o que conta é a bela homenagem que você fez! Abração Sabrina!!!
ResponderExcluirOH MY GOSH, que post perfeito é esse?! *O* Amei ler *mais uma vez* toda a evolução do rock desde seu surgimento, me interesso e muito em saber mais sobre a história do rock, já que sou fã do estilo tanto musical como pessoal e não quero passar como 'poser' por aí. rs
ResponderExcluirConheci o rock na minha pré-adolescência, grandes bandas me chamaram atenção e eu comecei a ouvir mais e a me fascinar mais ainda, descobri que rock não era só um estilo musical, mas estava presente nas roupas, nas atitudes, enfim, a gente vive o rock! E é isso o que ele significa pra mim, um estilo de vida, que não se define só por usar roupas pretas e ouvir bandas antigas.
Amei mesmo a postagem *_______________*
Beijos
Meu outro lado
Super adorei o post!!Amo Beatles,Nirvana,Legião e NX0 <3 Beijocas
ResponderExcluirhttp://tobelegant.blogspot.com/2012/07/no-lookbook.html
Muito legal!
ResponderExcluirEu achei muito interessante este túnel do rock que você fez no post; foi muito bem feito...
Eu gostei; MUITO bom! :DD
Jader Monteiro
http://cinco-datarde.blogspot.com.br/
Oi Sá
ResponderExcluirVoltando de férias e colocando as visitas em dia. Muito boa sua matéria sobre o rock, só poderia ser, vindo de uma menina aplicada e inteligente como vc. Viajei no tempo agora kkkkkkkkk.
Bjão da tia Lú.
Sabrina, o post ficou ótimo, mas chamar NX Zero e Cine de rock e colocá-los como o rock desta geração doeu. ahahaha.
ResponderExcluirTente se informar sobre rock (a cena independente nacional é muito boa) e por favor, o nosso rock não se resume a franjinhas, isto é emo ou scene kid, onde no Brasil foi inventado o nome de From UK apenas porque surgiu no Reino Unido. Mas eu, sinceramente, acho uma agressão chamar isto de rock. Parafraseando a Joicy, mas cadum é cadum. rs.
Adooooooooro rock, sabe né!? rsrrs... claro, o que me faz sentir mais à vontade é o bom metall!!!
ResponderExcluirExcelente postagem!!
bjks :)
LEGIAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
ResponderExcluir<3<3<3<3<3<3<3
LEGIÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
ResponderExcluir<3<3<3<3<3
Olá Sabrina,
ResponderExcluirContinuando meu "tour" percebo que também já comentei aqui mas quero comentar novamente, pois esse assunto eu adoro: o velho e bom rock and roll! Muitos dizem que ele é mutante, fato que concordo em parte, pois é óbvio que ele mudou ao longo do tempo, mas é impressionante quando podemos ver um garoto aprendendo ainda os primeiros acordes do gênero todo entusiasmado levando um Little Richard, Beatles, Stones, etc... Ou seja, ele se renova mais ao mesmo tempo sempre vai lá beber novamente da mesma fonte! Muito legal!
Abraços, Flávio
--> Blog Telinha Crítica <--
Obs: Só para deixar registrado que amo o Legião Urbana e suas letras. Penso que falta uma banda com essa característica marcante na juventude de hoje!
ResponderExcluirAbraços Flávio.
--> Blog Telinha Crítica <--
Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!
Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.
Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.