No dia 11 de setembro de 2001, acontecia um dos piores/maiores, se não o pior/maior atentado terrorista da história do mundo. Hoje, depois dos 11 anos que se passaram após esse atentado, o que parecia ter ficado no passado, se mostra em nossa sociedade de forma mascarada e constante e a gente pouco percebe. Não entendeu né? Vamos nos aprofundar mais no assunto então.
Terrorismo, o que significa? Segundo a Wikipédia, ‘’ Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica ‘’ (...) ‘’ de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território’’ . Não é uma pergunta muito difícil.
Agora, você sabe o que seria um atentado terrorista? A pergunta talvez seja ridícula, por que toda pessoa que tenha, por exemplo, mais de 15 anos, que tem pelo menos um televisor em casa e vai a escola regularmente, me diria que um atentado terrorista é um incidente arquitetado, planejado, milimetrado para acabar com vidas em massa, chamando atenção para algum tipo de protesto e etc. E essa seria a maioria das respostas que eu teria se estivesse fazendo uma pesquisa, afinal isso está nos livros, nas estatísticas , google, dicionários e senso comum em geral .
Só notamos os fatos quando eles estouram na mídia, a TV controla nosso conhecimento de mundo e por isso, estamos sempre alienados. Sempre. Sei disso por que no 11 de setembro de 2001, quase todas as pessoas que são da minha época e eram crianças me dizem terem a lembrança da notícia estourando em todos os telejornais , pela TV . É evidente que depois do 11 de setembro, faz tempo que não vemos coisas assim. Nitidamente, é claro.
O que mais acontece na obscuridade do nosso cotidiano são os atentados terroristas. Sim meus caros, não estou louca! (ainda). Todos os dias acontecem atentados terroristas. Não arquitetados por grupos islâmicos e outros afins. Mas pelas próprias pessoas da sociedade contemporânea. São inúmeros atentados contra a vida, contra a paz, contra o mundo , mas isolados. Se esses atentados forem agrupados, darão, com certeza, muito mais problemas e desastres do que um atentado de conhecimento mundial numa data qualquer .
O problema disso tudo é que a gente não consegue enxergar, por que esses tais atentados acontecem de forma cotidiana, normótica. Achamos normal, pessoas matando as outras, estupros, brigas, discussões familiares, guerras. Praticas de bullying e cyberbullying que todos os dias crescem sem cessar e não podemos negar que isso também é atentado contra a vida e o bem-estar. Isso também é terrorismo. E a gente pouco lembra né? Até acontecer com a gente, com nossos amigos e com nossa família. Um grande exemplo foi hoje , morreu um segurança de um shopping que eu frequento sempre, vítima de assassinos. Aconteceu no dia de hoje, e quase ninguém soube. Não chocou muita gente, afinal, isso acontece todos os dias. Não seria isso também, um tipo de terrorismo? Vamos tirar as vendas e viver a realidade. Isso não é normal, não mesmo!
O terrorismo não está nos livros e nem na data de hoje. Ele está aqui e agora.Qual a resposta e a solução? É só olhar para o espelho. Comece pela pessoa que você vê todas vezes que olha pra ele: comece por si mesmo. Busque o bem, a paz, consigo mesmo, com os outros , com o mundo. Os ‘’ 11 de setembro ‘’ podem parar de se repetir . Não é utopia. Só depende de nós.
8 Comente!
Amiga, adorei *-*
ResponderExcluirComo sempre eu estou aprendendo as coisas com você, muitas coisas que não sabia estou lendo aqui!
Continue sua inspiração, não deixe nada e nem ninguem apagar sua criatividade e sua luz!
Brilhe sempre, pois o seu brilho vem de Deus.
Te amo muito ♥
Obrigado pela força, amiga!
ExcluirRealmente nos nossos dias sair na rua e voltar são e salvo é como atirar no escuro e acertar a maçã mais alta da árvore. Quando li seu texto lembrei daquele atentado na Noruega ano passado. As pessoas sempre conseguem agir com maldade se quiserem, então tb acho que a paz é uma questão de vontade.
ResponderExcluirSimplesmente amei o post!
ResponderExcluir|amodaeseusvicios.blogspot.com.br|
Sabrina, eu não havia pensado por esse lado...as pessoas apontam os terroristas que cometeram essa atrocidade, mas esquecem de olhar seu próprio umbigo e pesar onde estão errando mas tornar efetivamente esse mundo um lugar melhor. Ótimas reflexões, um abraço!
ResponderExcluirAcho que se cada um de nós começássemos a nós preocupar mas uns com os outros, ter mas amor no coração, não querer para o próximo o que não queremos para nós, diminuiria a quantidade de coisas desse tipo.
ResponderExcluirSe uma criança pega um lápis na escola hoje, e chega em casa com aquele lápis e sua mãe não pergunta de quem é e o que está fazendo com ele, ela está passando a mensagem de que o filho pode fazer coisas erradas sem consequência.
E quando essa criança crescer será que ela saberá o que é certo e o que é errado?
Passa lá no blog tem post novo, aproveite para deixar sua opinião.
Não deixarei o link porque o blogger está deletando os blogs que estão fazendo isso.
Clique em meu perfil.
Você falou com muita propriedade, guria. Realmente, o terrorismo existe nos dias de hoje e acontece com mais frequência do que imaginamos. Só que os noticiários só falam daquilo que é maior. Ninguém parece dar mais importância a coisas que - infelizmente - se tornaram tão comuns.
ResponderExcluirPena isso.
Mas sério, abrindo um parênteses aqui, adorei a forma com a qual você tratou esse tema. Até comentarei sobre seu blog com minha professora de História/Geografia amanhã. Estávamos estudando sobre o terrorismo e você falou muito bem a respeito.
Beijo!
Olá Sabrina,
ResponderExcluirQuando comecei a ler o texto imaginei que fosse fazer o mesmo discurso que outros blogs fizeram com referência a data do atentado nos EUA, o 11 de setembro. No entanto, brilhantemente você conseguiu enxergar os dois lados da situação, ou seja, a barbaridade do famoso atentado nas terras do Tio Sam e aqueles atentados diários que poucos prestam atenção mas que fazem toda a diferença, estes talvez com estragos sociais ainda maiores! Parabéns!
Abraços, Flávio.
--> Blog Telinha Critica <--
Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!
Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.
Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.