Primeiramente, nós julgamos todos pela capa, na troca de olhares, logo de primeira vista. Criamos expectativas, desmerecemos por vezes, por outras, nos apaixonamos de primeiro olhar. Apreciamos e depreciamos tudo, tanto pelo que vemos quanto pelo que outras pessoas falam para nós. E quando vamos ver, rostos bonitos mostravam atitudes desprezíveis. Rostos menos atraentes mostravam corações de diamante polido. E vise-versa.
O famoso ''julgar pela capa'' tem sua origem. Fazemos isso com livros igualmente e nos surpreendemos. Afinal de contas, quem nunca se arrependeu de ler um livro cuja capa parecia convidativa, mas o livro em si não atendia as suas expectativas? E ainda: quem nunca se apaixonou por aquele livro velho com a capa rasgada no fundo da estante? Pois bem. Com as pessoas acontece exatamente o mesmo, sem percebermos, exatamente assim .
Nos livros há toda aquela emoção. Logo quando começamos a folhear as primeiras páginas, descobrimos o ponto de início da história e ao longo da mesma, seu enredo. Assim a medida que acontece essa troca, nossas expectativas se identificam com as palavras do autor, ou não. Com as pessoas também é assim, por que não? Quando as conhecemos apresentamos a elas nossos gostos, vontades, histórias. Isso é recíproco, e as pessoas com quem interagimos passam isso para nós igualmente. Nós aprendemos com elas, como aprendemos com os livros. E no decorrer do caminho, vamos aos poucos nos surpreendendo com as coincidências, divergências, mudanças de paradigma até entrarmos em conflito interno. Tanto com pessoas, quanto nos livros.
Há livros de ficção, drama, comédia, terror, romance e de mistério. Pessoas também são assim. Há aquelas que fazem de tudo para manter um sorriso em nosso rosto. Há outras que em suma existência, são poesia de amor. Outras são dramáticas e aparentam ser o que não são. Mas há umas... que nem passando o resto da vida, conseguimos decifrar o mistério de sua essência. Esse é o meu tipo favorito. Tanto de pessoas, quanto de livros.
Não há nada que me faça mudar essa visão. Quer eternizar? Escreva um livro. Quer eternizar mais ainda? Seja um livro. Sem pudor, escute a voz do coração. Livros e pessoas marcam gerações e épocas. Livros e pessoas são fonte de inspiração em todo e qualquer texto, verso, frase ou parágrafo. O cotidiano não seria nada sem os livros e as pessoas. Livros e pessoas são poesia, pura canção. Pessoas não seriam nada sem livros. E os livros, o que seriam sem as pessoas? Não seriam. Não haveria emoção, inquietação. Aliás, não haveria nada.
Pessoas são como livros. Livros são eternos, logo, pessoas são eternas.Perca as pessoas pelas palavras . Ganhe as palavras pelas pessoas. Livros e pessoas, são palavras, ações. Por essas e outras razões, tenho cujas convicções, sem elas, já não sei o que me convém. Mas essa certeza jamais será efêmera, e é isso o que apesar de tudo, ainda me mantêm. Seja por mal, ou seja por bem.
Pessoas me encantam.
Livros também.
6 Comente!
Nossa que texto lindo. Amei essa metáfora.
ResponderExcluirAcho que prefiro livros que pessoas hahaha
http://www.avidaemletras.com/
Me identifiquei muuito! Adorei o texto, de verdade. Claro que livros encantam, haha <3
ResponderExcluirxo,
its-becky.blogspot.com
(perdón por nn ter mais voltado aqui > <)
Oi flor tem post novo lá no blog passa lá para conferir e se puder deixe um comentário, eu irei adorar saber da sua opinião.
ResponderExcluirhttp://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2012/11/paleta-definicao-de-olhos.html
Ótima noite e kisses com glitter
Que lindoooo... Sabrina eu amei o texto, eu posso dizer que sou um livro, marquei a vida dos meus amigos, dos meus inimigos, da família, sou aberta, fechada, leve e pesada, penso e faço, faço e depois penso, aprendo e erro e assim vou vivendo, não devemos sub-julgar ninguém nessa vida e nem em outras, seguimos o nosso caminho e vivemos, hora acertando, hora errando, mas vivendo.
ResponderExcluirSaudades de vir aqui, tentando ficar conectada... rsrsrsrs... Bjs
www.artesdosanjos.com.br
Cheguei a seu texto através das palavras "julgamos todos pela capa" e parabéns de verdade pelo texto,gostei muito a forma com que escreve e show de bola seu último parágrafo! E se me permite um comentário rs : Livros vão pra cebos rss
ResponderExcluirhttp://pequenomatuto.blogspot.com.br/
Adorei a alusão que fez às pessoas e aos livros. Está escrevendo bem demais Sabrina.
ResponderExcluirEmbora, tal como a Dani, eu prefira os livros. rs.
=> CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...
Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!
Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.
Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.