Vida universitária: a mudança
03:06Eu já contei em um monte de lugar pela internet que iria fazer o curso de Letras (Português-Inglês) pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Eu estava super feliz, eu tinha conhecido vários amigos-calouros pela internet e estava aguardando o ano inteiro para que Setembro chegasse e eu pudesse assim, começar minha jornada universitária. Tudo perfeito só que...ainda não era meu sonho. Daí em julho, apareceu uma outra oportunidade: O SISU do segundo semestre. E é aí que as coisas começam a mudar. Primeiro nos meus pensamentos e depois, ao redor.
O SISU do segundo semestre é basicamente uma segunda chance pras pessoas que não conseguiram passar no primeiro semestre, uma saída para os estudantes que passaram mas mudaram de ideia e querem outro curso, uma esperança pros estudantes que perderam o dia da inscrição e uma boa opção pros estudantes que preferem começar o semestre no meio do ano e não no começo. Vendo uma possível oportunidade, claro que me inscrevi. Além de perder a data da inscrição pra UFRJ depois de ter passado no primeiro semestre (e ter chorado rios) eu tinha que tentar de novo – vai que cola? Meu sonho, desde o primeiro ano do ensino médio era estudar na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) a maior universidade federal do Brasil. Não sabia pra qual curso ainda, já quis Direito e até Engenharia (e descobri que isso não tinha nada a ver comigo). Só decidi MESMO no ano passado (quando estava entre Jornalismo e Letras). Aí cismei em fazer Letras- Português- Inglês na UFRJ e esse passou ser a ser o meu sonho. Quase utópico, até então.
O SISU chegou. Me inscrevi pra Letras nas duas opções. A primeira era Inglês e a segunda era Latim. Ambas na UFRJ. Passou a primeira chamada. Não passei para nada. Na segunda chamada, passei pra Latim e até pensei em fazer...porém, eu queria mesmo era Inglês, e isso a UERJ me oferecia e era pra lá que eu ia. Então, depois de alguns dias, descobri que tinha passado pra Inglês na UFRJ. CARA, QUE SURREAL. O sonho estava acontecendo. Entrei em grupos de calouros. Na outra semana eu teria que ir me matricular. E é aí que tudo começa a ficar legal. Eu iria pela primeira vez a uma ilha, a ilha do fundão (Cidade Universitária). O meu novo ''lar''.
A primeira coisa que eu pensei quando subi no ônibus era o local. Fiquei pensando se ele seria diferente dos meus sonhos. Eu estava com medo de me decepcionar, afinal, esperei tanto por aquele momento. E expectativas , na maioria das vezes, decepcionam.
Logo assim que entrei na ilha, já vi um imenso verde e muita tranquilidade. Vi os prédios universitários pelo caminho até chegar ao Centro de Tecnologia para fazer a minha matrícula. O clima daquele lugar é contagiante, porque pensa só: a maioria das faculdades que eu conheço, ficam nos centros comerciais, ali no meio da agitação cotidiana. E a UFRJ -campus Fundão é uma Cidade Universitária, com muitas faculdades próximas em um único lugar. Ou melhor, tudo no mesmo lugar.
Ao entrar pelas portas do CT (Centro de Tecnologia), vi muitos calouros rindo e muita gente feliz. Tinha uma galera de Direito, Ed. Física e o resto, eu não me lembro. Tinha também uma galera de Medicina na saída do lugar onde estávamos fazendo as inscrições. Puxei assunto com a mulher que estava recebendo meus documentos e ao mesmo tempo que estava nervosa, estava feliz. Afinal, estava na UFRJ , o assunto da maioria das minhas conversas no ano de vestibular e meu maior sonho de 2013, que nasceu em 2010.
Documentos:Ok. ''Seja bem-vinda à UFRJ''. Eu não conseguia dizer nenhuma palavra.
Foi rápido. Mas intenso.
Dizem que as melhores coisas na vida acontecem quando menos esperamos. Sei que tenho muitos desafios pela frente, mas tenho aqui dentro a esperança e a tímida certeza de que lá, na UFRJ, sempre foi e é o meu lugar. Só o tempo dirá.
Então é isso!
Vejo vocês na próxima etapa = o trote. Ou talvez, antes disso, quem sabe.
2 Comente!
Dáaa-lhe caloura! A cara de perdida é normal, todo mundo faz e todo mundo zoa depois rs
ResponderExcluirO campus do Fundão é realmente lindo, arborizado, tranquilo. É uma delícia estudar lá. Espero que você aproveite a oportunidade e curta muito esse momento.
Nos vemos no trote! *-*
Nossa que legal Sah... pensei que ce fosse ficar na uerj ...
ResponderExcluirmeus parabéeeensss!!!! Boa sorteee <3<3<3
beijos, Lari ^^
www.olhacomoeufaco.com "Novo blog" Call me Lari
Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!
Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.
Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.