Saiba mais: Carnaval á moda antiga

14:07

Olá ! Chegou a época do ano que a maioria da população esperava. O carnaval. Hoje , exclusivamente para o blog Spiderwebs, separei uns assuntos muitos legais para estar conhecendo mas um pouco deste evento . Curiosos? Vem comigo!

Hoje em dia vemos um carnaval onde se apela muito para o erotismo e pouco para o lado cultural. Mulheres semi-nuas na avenida, muita bebida e farra. Mais nem sempre foi assim. No final do século XIX e início do século XX, o Carnaval do de diversos locais era promovido nos salões,  pelas sociedades recreativas, com seus saraus dançantes, ou seja, Os tradicionais bailes de máscaras e concursos de fantasias. Nas ruas, a organização ficava por conta das comissões de moradores, que se encarregavam da iluminação e decoração, ficando a animação a cargo dos clubes de alegorias e críticas, que reunia a fina flor da burguesia, seguindo-se dos clubes pedestres, grupos de mascarados, cabendo a parte musical ao repertório das bandas de música, civis e militares, que ocupavam os coretos ou acompanhavam tais sociedades carnavalescas nos seus passeios. 


As fantasias poderiam ser encontradas “não só para homens, como também para senhoras e meninos. Destes vestuários se notam diversos gostos, como sejam: Luiz XV, Luiz XVI, Chicards, Pierrots, dominós de seda cetim, veludo, etc.


Os clubes de alegorias e críticas, abriam o carnaval com os seus ruidosos Zés Pereiras, fazendo grandes alardes com os seus grupos de cavalarianos, desfilando em grandes carros puxados por várias parelhas de cavalos, ao contrário dos clubes pedestres, com seus associados recrutados no operariado urbano e cujos “passeios” eram realizados em grandes passeatas carnavalescas, acompanhadas por bandas de música, entoando cânticos e encenando bem ensaiadas manobras. O itinerário de um desses clubes era, praticamente, toda a área urbana da cidade.


Eu, particularmente preferia o carnaval daquela época. Não que eu não goste da folia, é bom de sair, se divertir com amigos e família e etc. Mas como eu tenho uma inclinação pro vintage , já viu né, acho um barato baile de máscaras a moda antiga. Aliás , quem soube de algum aí, me chama que eu tô dentro!  Um exemplo desse ''carnaval antigo'' está neste vídeo abaixo da novela Chocolate com Pimenta , assistam e viagem no tempo, quando o carnaval era mais artístico e famíliar .


Espero que tenham gostado de conhecer um poucos mais desse carnaval a moda antiga . Bom carnaval para vocês ! Que vocês se divirtam bastante , mas sem exageros , não façam coisas na qual você irá se arrepender depois :D 

Eaí, vocês preferem o carnaval dos dias atuais ou o carnaval a moda antiga ?
 Dê a sua opinião!


Fonte de consulta: Brasiloca

You Might Also Like

29 Comente!

  1. Sabrina, maravilhoso teu post. Qualquer Carnaval penso que tem sua virtude agradando mais ou menos.

    No interior de Portugal, tem um bem diferente desses. Já mostro para vc lá no face.

    Eu gosto de todos os carnavais, mas não entro muito em folias... rsrrsrssr


    bjao pra vc e bom carnaval!!!

    ResponderExcluir
  2. odeio carnaval ! kkkkkkkkkkk mt mesmo.
    gosto das mascaras de Veneza, eram adoraveis *-*
    beiiijos <3

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que, caso as pessoas saibam curtir sem exagero e irresponsabilidade, não há problema algum no carnaval atual! Mas o antigo também é bacana (:

    exclusivoparagarotas.tk

    ResponderExcluir
  4. odeio carnaval hahahahaha
    então prefiro nenhum haushdusaf
    XOXO, Lari ^^
    http://olhacomoeufaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!Boa tarde!
    Ah! Eu nunca gostei de carnaval...apesar que, em certo período de minha vida,eu frequentei Carnaval em Salões de clubes...era Domingueira à tarde, rsrs ( nossa, nem sei se existe isto ainda).
    Era artístico, familiar, portanto sem muito exagero.
    Hoje,o erótico e a monetização,prevalecem. Mas, respeito!
    Bom final de semana!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito interessante o resgate das culturas antigas. Ainda mais pq hoje na minha cidade ainda temos o carnaval mais as pessoas só buscam música alta e pessoas do sexo oposto (fora os gays e tals) e isso faz com que as crianças estejam sem lugar para se vestir do que acham legal, como o seu desenho preferido....

    Muito bom o post viu.

    ResponderExcluir
  7. Geralmente as pessoas tem uma ideia romântica sobre o Carnaval de antigamente, mas vou te contar, exceto por essa questão da nudez o carnaval das pessoas mais pobres sempre foi essa agitação, essa coisa de gente na rua fazendo barulho e sendo mais destrutiva do que podemos supor... Eu sei disso pq tenho um amigo historiador que pesquisa justamente esse tema, os carnavais da década de 1950, 1960 e derivados... Mas gostei do post, afinal o passado tem muitas caras e muitas versões!!!

    Cheros!!!

    ResponderExcluir
  8. Com certeza o carnaval de antes! Sem esse tipo de erotismos(para não falar outra coisa). E posso dizer, também não gosto do carnaval, mas para quem é fã. Boa folia.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Os bailes de máscaras eram realmente muito bonitos, cheios de glamour e mistério, mas os atuais ganharam as ruas e são mais democráticos.
    Eu não sou uma foliã muito animada, prefiro curtir o carnaval do meu sofá, assistindo aos desfiles das escolas de samba rsrsrs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sabrina!

    Não gosto de carnaval, mas adorei o sei post! Muito bem elaborado viu?
    Um super Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com
    @PENSAMENTOAD

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu também gostava mais dos carnavais de antigamente, onde não havia tanto espaço para exageros e promiscuidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Cada um tem sua beleza e seu encanto!!!
    Prefiro o de hj,mas os bailes de máscaras tem um glamour sem igual!!
    Nos faça uma visitinha...
    Beijos
    http://mundinhodatika.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. acho que deveria ser muito mais legal carnaval a moda antiga.
    Eu não gosto de carnaval, principalmente pelo erotismo e pelas bebedeiras e brigas que se tem na rua essa época do ano.


    Terá sorteio lá no blog
    http://diariodasunhas1.blogspot.com/
    é só seguir as regras e ter sorte ;D

    ResponderExcluir
  14. Sabrina, superestou com você: tenho inclinação pelo vintage too (vou até mais longe: desembarco no século XIX :-D), e portanto prefiro o carnaval das máscaras, mais romântico. Não gosto do atual. Só assisto aos desfiles pela TV e pronto... Beijos, bom carnaval e sucesso no blog, linda!

    ResponderExcluir
  15. ooi flor, obrigada pela visita lá no meu blog, vim retribuir e já estou seguindo. http://perspectiveteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acho que a maioria das pessoas concordam que o carnaval antigamente era bem melhor do quê o atual. Sou da Capital bahiana e por incrível que pareça, não gosto de carnaval.

    Adorei seu post e já estou seguindo seu blog. Retribui:http://jessyautorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu não posso opinar porque detesto Carnaval. Porém, seu post está bem elaborado.

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post :)
    http://capricha-menina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Quem sabe se eu não tivesse vivido o carnaval antigo, um dia eu gostaria dessa comemoração fútil? kk Bom mesmo é o feriado! \õ Gostei do texto, você escreve bem. Seguindo...

    ResponderExcluir
  20. Hey, tem tag e selo pra você no blog! Desculpa a mensagem 'automática' :}
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post. Realmente o carnaval antigamente parecia ser bem melhor, quase tudo na realidade, sempre digo que nasci na época errada. Odeio o carnaval atual, só tem gente quase pelada, pessoas pegando doenças e inocentes morrendo por culpa da bebida e ainda por cima gastam milhões pra isso, sendo que nosso país tem tanta escassez de educação e saúde.

    http://evelisemarques.com.br

    ResponderExcluir
  22. Confesso que mesmo me sentindo atraída por essa beleza toda dos carnavais antigos, pois de fato era muito lindo... não curto essa festa! Minha fantasia se resume em ficar de pijamããããããão(nada sensual) e sandálias(quando não, descalço!)... minha folia será estar envolta com meus filmes e livros. E meu computador, claro! aahahhaah... vá lá no Umas e outras e me fale de seu feriado, na nova postagem!

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  23. Pelo amor de Deus, que volte o carnaval antigo! Porque eu realmente odeio o que ele se tornou hoje. Não é mais divertido como antes, além de extremamente perigoso. Pelo menos aqui no Rio de Janeiro que já é perigoso normalmente, nessa época fica pior. Eu gostava de carnaval quando era pequena, mas agora. Nem por um decreto eu saiu na rua.

    Adorei o post!
    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  24. Oie!!

    Seu blog é muito lindo, repleto de conteúdos incriveis :)
    E já estou seguindo, é claro!

    Ficarei muito feliz se puder visitar e seguir o meu também!

    Tenha um maravilhoso feriadão!
    Beijo grande.

    samifobia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Na verdade não sou do tempo desse carnaval antigo não, mas tenho certeza que é bem melhor que o de hoje...
    Aqui no RN onde moro o carnaval é muito vulgar, só músicas imorais e sem cultura, não gosto, O povo não tem respeito, suja os outros... preferia que fosse dessa forma...
    Estou seguindo, obrigada por nós seguir :)
    Gostei muito do blog. http://textos-e-trechos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. eu ODEIO carnaval, mas pelo o que vc disse o de antigamente era carnaval, o de agora é simplesmente uma desculpa para as mulheres saírem peladas, bebida rolar solta e ter acidentes... mas essa é só a minha opinião ;)
    bjs
    milla-notciasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Eu também não curto Carnaval, mas você soube falar sobre o que ele já foi.

    Aguardo você ! http://tendenciafluors.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Acho que antigamente as pessoas valorizavam realmente o Carnaval em si: a alegria, a animação, os preparativos que são sempre uma delícia. Hoje, infelizmente, a maioria das pessoas usa apenas como desculpa para uma farra sem compromisso e sem medir as consequências. Ou, como eu, para aproveitar o feriado e descansar (haha).

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post! Realmente seria bem legal se o Carnaval fosse como antigamente, pena que mudou um pouco. Mesmo assim, acho bem legal esse negócio de Escolas de Samba :D

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>