Na web: Um blog para chamar de seu

22:03

Oi gente ! Tudo bom? Esse final de férias tem sido bem agitado pra mim. Motivo? Eu estou fazendo muitas coisas na internet ... novas amizades, conhecendo novos blogs e muitas outras coisas por aqui. Além disso também criei uma nova página no facebook que é a cara dos blogueiros: Blogosfera Depressão (clique aqui para curtir) e  confira as publicações que ando fazendo lá . Enfim, a postagem de hoje é sobre um assunto que eu tô querendo falar faz séculos, mas é tanta coisa que me dava preguiça! Mas despreguicei e agora vou soltar o verbo. Vem comigo!
Tumblr_m673eswpto1qcqb19o1_500_large 

Então, o assunto que irei falar hoje é um assunto que é muito discutido atualmente. Eu estava pensando sobre ele faz tempo e com muita vontade de vim aqui falar com vocês. Aí andando no twitter esses dias #comosempre , uma colega minha que eu sigo postou a seguinte frase '' Tá na moda agora ter blog.'' Pensei minuciosamente sobre aquela reflexão que ela teve naquele momento. Certamente, concordei - em partes. Por que hoje em dia ter um blog é normal e eles existem por uma série de motivos. Ainda mais com a ascensão de algumas blogueiras, que ficaram famosas e ganham dinheiro com isso, muitas meninas vão em busca de seguir o mesmo caminho e criam o blog inspiradas nelas (quem acompanha os blogs atuais femininos , certamente irá concordar). 

Será que é uma moda mesmo? Não podemos generalizar, dizer exatamente. Conheço muitas pessoas de todas as idades que têm um blog simplesmente pelo prazer de escrever, não por ‘’estar na moda’’, e eu sou uma dessas pessoas. Mas sendo moda ou não, os blogs já são mecanismos de comunicação um pouco antigos. Segundo o site Ciência e Idéias, os blogs começaram em meados de 95 (os weblogs, pelo menos) e se tornaram mais populares desde 1999. Eu posso dizer que caí na blogosfera de paraquedas. Foi em 2010. Alguém aqui via Phineas e Ferb? (ou ainda vê, sei lá). Lembram que a Candace tinha um blog? Então, eu achava isso um barato, queria ter o meu também! Quando ganhei meu primeiro notebook, eu quis no mesmo dia criar um blog para mim. Era como se fosse meu diário virtual, ainda é né, mas com muito mais ideias que foram surgindo da minha cachola . Com o passar do tempo aprendi muita coisa e cresci também, aprendi a expor o que penso através de textos reflexivos, coisa que eu jamais pensei que poderia fazer! A blogosfera foi ótima para mim, me libertou. A unica parte ruim é que eu deixo tomar meu tempo todo às vezes. Mas eu estou fazendo algo que gosto né? Então eu estou feliz!

Tumblr_ljxe6wnxf51qdmxsio1_500_large_large

Muita gente me pergunta como se faz para ter um blog, como começar e tudo mais. Eu nunca sei o que responder exatamente, por que é uma coisa tão espontânea e pessoal, que a gente fica sem ação nessas horas. Eu criei o meu e pronto , não planejei e nem sabia a metade do que eu sei hoje. Resolvi pesquisar em revistas, sites para ajudar você que quer saber um pouco mais sobre isso e eu não consegui tirar sua dúvida. Vamos lá:

QUERO TER UM BLOG, E AGORA?

Tumblr_lwukiticaz1qkuodho1_1280_large

Atualmente há milhões (é isso mesmo!) de blogs em atividade na internet e sobre os mais variados temas. Tem-se atribuído um papel importante aos chamados ‘’blogueiros’’ na mídia de hoje, veiculando informações exclusivas e conteúdos que dificilmente seriam publicados em veículos de expressão, seja por razões ideológicas ou por serem de interesse muito específico. Muitos dizem que ter um blog pessoal traz benefícios às habilidades de escrita e leitura. Alguém ainda duvida disso? Pois bem, a seguir, algumas dicas importantes para quem deseja se tornar um editor dos próprios textos , ou seja, um blogueiro .

  • · Escolha um serviço de blogs : Os melhores são sem dúvidas o Blogger
  • (clique aqui) e o Wordpress (clique aqui) mas existem outros como o UOL e afins. Os dois são gratuitos.
  • Escolha um endereço de fácil memorização, nada muito complicado ou difícil de escrever , assim será mais difícil às pessoas encontrarem. O nome tem que ter um significado para você , nada de copiar o nome dos outros blogs que já existem. Tente ser ao máximo original. Ter um nome com a sua cara é fundamental para contextualizar o blog com o que vive, escreve, sente e etc.
  • · Não se preocupe em definir um tema específico. Seja você , escreva sobre o que gosta , independente do que os outros irão pensar.
  • · Procure não emitir opiniões polêmicas ou preconceituosas. Mas se quiser falar de um tema polêmico, aceite as críticas (que sempre irão aparecer, afinal um blog é um espaço público) e aborde o tema da melhor forma possível sem ofender ninguém de forma obscena. Isso pode lhe custar um processo.
  • · Escreva regularmente, mas se em um mesmo dia tiver ideias para mais de um texto, publique apenas um e programe os outros para serem publicados em dias diferentes. Mas isso não deve ser uma obrigação, mas não é bom postar uma vez por mês né? Uma , duas ou três vezes por semana está ótimo.
  • · E por fim: divulgação, a alma de tudo. Redes sociais como twitter e facebook são uma boa vitrine para o seu blog. Procure chamar a atenção de seus amigos e seguidores para seus posts publicando links, mas sempre de uma forma moderada para não perturbá-los .

O QUE É FUNDAMENTAL 

Tumblr_lz161qddg21qdov1go1_500_large


Se for fazer um blog, não copie as ideias (post, layout, projetos) de outros blogueiros na cara de pau e nem os posts do Capricho&DDQ (o que mais vemos em blogs femininos adolescentesou qualquer outro blog sendo ele famoso ou não sem citar a fonte. Isso já aconteceu comigo e me deixou muito chateada e todos os dias deixa milhares de blogueiros assim. Mesmo que sejam as coisas mais legais do mundo, não copie. Isso é antiético e causa muitos problemas desnecessários. Gostou da ideia de outros, do layout ou de qualquer coisa que o outro blogueiro criou? Inove , faça melhor ! Faça do seu jeito uma coisa que só você criou. Caso goste muito de uma coisa que outra pessoa fez , converse  com ela e dê os créditos, é fundamental. Não há nada de mais bonito em ser ''você mesmo'' e respeitar o outro - isso basta para uma boa convivência na blogosfera.


‘’ Por isso, o único “conselho” que dou aos blogueiros novatos é: escreva com o coração. Não importa sobre o quê, nem quantas vezes por semana e muito menos em que plataforma, só escreva com sinceridade e você será reconhecido por sua forma natural de mostrar quem você é e o que pensa. Quebre esse paradigma de que “temos que seguir regras”. A única “regra” que você deve seguir para seu blog ser um sucesso é a ortográfica e o resto fica por conta da sua imaginação.’’ Trecho retirado do texto ‘’Os blogs nossos de cada dia , por Ana Magal’

OUTROS LINKS E TEXTOS COMPLEMENTARES

Tumblr_m6lijvl29g1rnbh24o1_500_large

#VoltaMundoBlogueiro! : Um projeto que está valorizando a verdadeira blogosfera e estimulando cada vez mais os blogueiros a serem eles mesmos.  Vale a pena dar uma olhada.

Blog‘’Profissão: Jornalista’ : Este blog tem um texto muito interessante chamado ‘’ Os blogs nossos de cada dia’’ , a Ana  Magal escreveu com todo coração e é muito bom para todos os blogueiros lerem, sejam eles iniciantes veteranos , famosos ou não . Corre lá gente!

Bom gente, foi isso. Espero ter informado quem não sabia e complementado o conhecimento de muitos blogueiros. E você, o que achou da postagem? Tem alguma coisa a acrescentar? Diga o que você pensa sobre o assunto, sobre como se sente  em relação aos blogs, como surgiu o seu e etc. Se tiver alguma dúvida: pergunte! E não esqueça de dar sempre a sua opinião, ela é muito importante. Comente!


You Might Also Like

18 Comente!

  1. OOi Bina, adorei a ideia, e achei super interessante e diferente. Também concordo pois muitas pessoas hoje em dia querem ter um blog, confesso que muito antes de fazer um blog eu lembro que tive vontade de me comunicar com as pessoas além de redes socais e antes disso nem conhecia a plataforma blogger tudo ainda é muito novo pra mim confesso que ainda tenho muito a aprender nessa caminhada. Ameei !
    http://amaralstarlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que atualmente ter um blog virou moda mesmo, pelo que você citou, meninas verem blogueiras ficarem famosas e ganharem dinheiro com isso, daí elas resolvem que pode ser uma grande oportunidade ter um blog e ainda ganhar dinheiro com ele e acabam copiando blogs famosos :/
    Eu criei meu blog em 2009, depois de ver alguns programas da MTV algumas famosas escrevendo em seus blogs e as matérias sobre eles, sobre como elas se expressavam em blogs, isso me fascinou e quando ganhei meu computador, quis logo criar um *_* Foi e é ainda meu diário virtual, mudei um pouco o foco dele final do ano passado e como esse ano não estou fazendo praticamente nada, pude me dedicar mais a ele <3 Enfim, amo blogar, amo ter um blog que seja totalmente meu e que tudo que ele me oferece de bom é fruto meu *O*
    Amei suas dicas para blogueiros iniciantes ou pessoas que querem ter um blog o/

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa noite!
    Tudo bem, Sabrina?
    ...se eu estivesse começando hoje, tudo seria mais fácil com suas DICAS! ...eu, inclusive, nesta minha postagem de Um ano de BLOG, citei como foi que criei o meu... sem saber nem o que era Blog...imagine layout, configurações, e blogs tutoriais, etc...
    mas, o que vale mesmo, é aquilo que você falou: o importante é ser e estar feliz com o blog!
    Boa semana!
    Obrigado pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas dicas e sua reflexão.. mas gostei mesmo da parte do "faça melhor" vc tem toda razão!
    bjs - Blog Sutilmente Feminina

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que você disse, Sabrina. Fazer um blog é muito empenho, então quem quiser tem que querer mesmo. E principalmente, tem que gostar, senão não vale a pena.

    Ah, que bom que ta gostando dos meus posts de ditos populares, pois vem mais por ae ;D

    Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Em breve vou lá conhecer suas nova página... adorei suas dicas e concordo que copiar não está com nada, afinal é muito mais divertido e interessante ver uma criação nossa sendo bem aceita e admirada do que levar méritos sem merecer através de artigos de outros. beijos e tudo de bom para você.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Felisberto! Seria tudo muito mais simples com essas dicas!

    http://rendasdecetim.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Isso de moda é o que deve fazer algumas pessoas copiarem e colarem tudo... e isso é horrível ):

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sabrina. Eu não comecei um blog, por moda, mas para despejar o que penso e sinto. É realmente curioso como a escrita vai evoluindo para a reflexão...e eu também preciso me policiar para não passar o tempo todo só fazendo isso, hahaha. Também achei interessante a dica onde diz que textos polêmicos devem estar abertos à crítica. Gosto quando opinam no meu blog, mesmo que pensem de forma diferente. É um ponto de vista que agrega, não exclui.
    Finalizou muito bem: o importante é escrever com espontaneidade, sem ofender ninguém e sem pensar só em números. Dessa forma se torna um passatempo maravilhoso! Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei esse post e realmente o mundo da blogosfera é isso, temos que respeitar os outros sim, mas acima de tudo postarmos nossos sentimentos, e o que achamos. E nunca plagiar claro, se eu não quero que copiem nada meu, não irei fazer isso em outros lugares. Acho muito errado é pessoa com mente vazia.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina, tudo bem?
    Primeiramente eu fiquei doida por saber que moramos tão perto! rs
    Adorei seu blog, já estou seguindo e curti as páginas no facebook.
    Achei muito legal seu post dando dicas para novos blogueiros, são dicas importantes e válidas até mesmo pra mim que 'blogo' há tanto tempo e que ultimamente tenho aprendido cada vez mais!
    Beijos e sempre que der estou de volta! :D

    http://oiflordeliz.blogspot.com.br/

    http://www.facebook.com/blogaflordeliz/

    ResponderExcluir
  12. Legal suas dicas! Comecei em fevereiro!
    Visite-me!
    bjs
    RITA
    www.olharesedetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Um ótimo post!
    Sério, eu concordo com o que você colocou no texto, quando criamos um blog, temos que escrever sobre o que nós realmente queremos escrever, sem se importar com o que os outros irão pensar...
    Muito legal, eu gostei! :D

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Hey Sabrina, só respondendo seu comentário na ultima resenha que postei. É mais fácil encontrar erros ortográficos nos livros do que não encontrar viu :X Tem livros que tem erros pequenos, nada demais, mas já li resenhas de livros com erros grandes de ortografia que atrapalha a leitura, por isso escrevo em minhas resenhas se tem ou não erros ortográficos. hehe'

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  15. Realmente hoje ter um blog hoje é estar na moda.
    A primeira vez que tive contato com o blog foi como dever de escola tinha que fazer uma e postar semanalmente as redações e foi amor a primeira vista kkkk, resolvi criar o meu blog pessoal que é até hoje meu diário virtual.
    Estou curtindo a página no face muito legal *-*
    beijos ^^

    ResponderExcluir
  16. Sabrina, o blogue realmente é algo muito pessoal e não sei se no ambiente feminino das adolescentes tornou-se um modismo, pois não os acompanho. Eu criei blogue para divulgação do meu livro e expor meu lado contista, cronista, dividir o que acredito que possa interessar ao público.
    Eu não acredito que haja uma fórmula para criar um blogue, cada um tem um estilo e deve ser respeitado. Quem não gosta, apenas se abstenha, tal como faço.
    Sobre temas polêmicos, parece ser o ponto forte dos Lisérgicos, ahaha. Eu acho engraçado isto, o que seria polêmico? O que não agrada aos outros? Bem, eu não escrevo apenas para agradar aos outros ou meus escritos não fariam sentido. Eu escrevo para expor minhas ideias e, se as mesmas desagradam, não é problema meu.
    Críticas haverão em qualquer tema, aliás, eu até me preocupo se meu blogue não é criticado de vez em quando, se todos estão concordando comigo, significa que eu não fiz pessoas pensarem e que meus escritos caíram no senso comum. As críticas construtivas são importantes, as divergências idem. Apenas trollagem em meu blogue vão para o spam, nunca se sabe quando precisaremos delas, não é verdade? Há gente muito mais "polêmica" para não dizer ofensiva nos comentários do que em seus blogues, onde postam somente coisas "nobres".

    ResponderExcluir
  17. Costumo dizer que o Rasgue o Verbo (meu blog) é apenas eu mesmo exposto para olhares de outros, costumava ser muito timido e interiorista e depois que o criei, no longínquo ano de 2009, eu mudei bastante, evolui mesmo nessa parte da minha personalodade. Outra coisa que ele me ajudou é que eu era muito esplosivo com todos e usando o Rasgue como plataforma de escape evito machucar pessoas que estão ao meu lado.
    Bom post.
    Abç

    ResponderExcluir
  18. Olá Sabrina,
    Olha, ainda não tenho uma opinião definida sobre essa questão de modismo quanto a criação de blogs, apesar de "militar na causa" há muito tempo. Digo isso porque não gosto muito da palavra modismo para descrever um fenômeno que costumo chamar de "fogo de palha", ou seja, acredito que muitas pessoas criam blogs mais na curiosidade de ver como a coisa funciona, depois perdem o interesse e ficam lá perdidos para todo o sempre. Grande parte dos blogs existentes hoje em dia estão com suas atividades paralizadas... Por outro lado, lendo o trabalho de alguns amigos como você, até os meus mesmo, é fácil perceber que fazemos por gosto... E quanto a ter lucro com um blog, sinceramente não sei se esse é um caminho correto para a coisa...

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>