Vida de normalista : Da teoria á prática - uma relação interdependente

18:46


É chegada a hora! Depois de 3 anos estudando em horário integral e aprendendo sobre a teoria e prática docente,estudando sobre tantos educadores e suas teorias, tendo que ler tantos livros, estudando a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) , o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente),as fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget e Vigotsky, e muitas outras coisas características dessa formação tão única, essa rotina que parecia tão cotidiana, de repente, vai acabar.  E finalmente estarei formada como professora das séries iniciais . OMG! Professora? An!? Como!? Grande responsabilidade . Confesso, a ficha ainda não caiu.

O fim do ano está chegando e meus dias como normalista estão em contagem regressiva. Que triste! É estranho perceber que eu não vou ter mais o que escrever nessa tag, pois não serei mais normalista. Olhando umas fotos aqui, lembrei das atividades práticas que fiz esse ano. Pra quem não sabe , uma normalista ao longo dos anos precisa realizar diversos trabalhos, tanto teóricos, quanto práticos, incluindo estágios e tudo mais. Vou explicar mais detalhadamente algumas das principais atividades práticas:

 VIDA DE NORMALISTA: NA PRÁTICA!  



Aula simulada: É o ensaio para a aula prática. Os normalistas, orientados pelo professor de prática pedagógica preparam o plano de aula em qualquer uma das disciplinas (Português, Matemática, Geografia, História e Ciências) para qualquer uma das séries iniciais do ensino fundamental (Creche, Pré-escolar, 1º,2º,3º,4º e 5º ano) e colocam o mesmo em prática com em sua própria sala de aula, com os colegas de classe, como se fosse uma simulação. O professor irá avaliar de acordo com os quesitos necessários. Daí vem o termo ‘’aula-simulada’’ pois a aula não chega a ser ministrada numa sala de aula real, com as crianças de fato. 
Aula prática: É a aula propriamente dita, na prática em sala de aula com as crianças. Os procedimentos são muito parecidos com a aula simulada, mas desta vez, o plano de aula é embasado no conteúdo real da turma na qual o professor de prática pedagógica te indicou. Tendo os conteúdos e a série, o aluno deverá fazer no mínimo 1 semana de estágio na turma em que dará aula e logo após, terá que preparar tudo para dar uma aula DE VERDADE naquela turma, com o professor responsável avaliando de acordo com os critérios. Esse é o momento mais importante da jornada dos normalistas, pois é nessa hora que se vê na pele, como é o trabalho de professor, e sem dúvidas,  é um momento que nos exige total dedicação.
Projetos: São feitos geralmente em datas comemorativas, mas também podem ser feitos baseados em diversos temas: amizade, valores em geral, animais etc. É algo mais elaborado e mais dinâmico, vale tudo: contação de histórias, jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas e muito mais. Ao final deve-se distribuir pequenas lembranças para as crianças, mas isso depende do tipo de projeto, nem sempre é necessário. 

Enfim, agora vocês entenderam os itens mínimos práticos da vida de uma normalista!  Já fiz todos eles, mas registrei poucos, por falta de atenção mesmo. Mas nas fotos abaixo, estão alguns momentos do projeto que fiz com uns colegas de classe em outubro, no dia das crianças, com o tema gerador AMIZADE. Também não consegui registrar muita coisa.Foi uma experiência boa, apesar de ter comparecido poucas crianças e elas estavam um pouco desanimadas,  pois era véspera de eleições e o TRE precisava da escola que a gente ia usar o que atrapalhou um pouco . Com certeza, se houvesse mais crianças e tempo, o resultado seria muito mais satisfatório.  Mas foi um sucesso mesmo assim, com tantos empecilhos e todos nos saímos muito bem.

Vamos ver algumas fotos?


A história ''Superamigos'' que eu contei (a mesma da foto principal que ilustra o post). Uma linda fábula, falava sobre amizade e apresentava uma mensagem maravilhosa ao final.

Preparativos...guloseimas...etc

Eu, Patricia e Josiele ensaiando a música.

Josiele, a ''garota do violão'' , toca muito .

Raquel e Andressa comandando a brincadeira, olha a cara das crianças, estavam adorando!

Crianças brincando

 Gostaram das fotos? Depois deste post, fico me lembrando das coisas  boas e ruins deste ano , é até engraçado perceber que acabou quase tudo e a minha formatura está quase chegando. Parecia ser um alívio ver que tudo isso um dia finalmente ia acabar, mas sabe que eu vou até sentir saudade? Bom, espero sinceramente que tenham gostado da postagem ! Fiquem de olho e aguardem as novas postagens para você não perder os últimos momentos da minha #VidaDeNormalista.  

+ MAIS: se quiser entender melhor o termo ''Normalista'' e tudo que foi falado até aqui. leia outras postagens referentes ao assunto clicando aqui.

 EBA! agora o Spiderwebs tem comentários do facebook também #depoisdeanos. Não curte comentar pelo FB? Calma! Quem preferir comentar do modo normal, os comentários do blogger ainda estarão ativos, ok? 
Agora é a sua vez: o que achou de tudo? Diga sua opinião, comenta!



You Might Also Like

13 Comente!

  1. Oi Sabrina!
    Então isso que é ser normalista? É, não tem nada de normal mesmo hehehehhe... É só um nome diferente de professor. Bacana você seguir essa area. Ela é muito importante.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalista é o toda pessoa que está no Curso Normal - Formação de Professores. hehehe é aluno ainda, não professor!

      Excluir
  2. Uhuuuuuul, adorei Sabrina.. ano que vem eu GRAÇAS A DEUS me formo haha, sentirei falta te tudo, das aulas práticas e simuladas.. das amizades e etc. Parabéns querida, boa formatura para você :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Iane, você ainda vai viver tudo isso ehehe

      Excluir
  3. Parabéns Sabrina! Emociona ver uma jovem que abraça a carreira de professora.
    Eu também fui normalista! Mas, não segui.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não sei se quero seguir, mas seria bom por em prática o que aprendi esses 3 anos, mesmo que por pouco tempo.. :D

      Excluir
  4. adorava usar uniforme na escola *_* parabens nessa vida normalista

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Sá... adorei as fotos! A vida de normalista é interessante, confesso que não conhecia em tantos detalhes. Se seguir a carreira de professora, serás uma boa profissional. beijos e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. O mundo precisa de professores.
    A nossas crianças precisam de professores.
    Eu te admiro por seguir esta carreira tão bonita e carente de valor pelos governos.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  7. Wow flor que postagem cabana essa sua, parabéns!!

    "Se vc faz sucesso,
    terá alguns falsos amigos
    e alguns verdadeiros inimigos.
    Aproveite os dois grupos"

    Paulo Coelho

    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  8. Oi flor amei o post, estou passando para fazer aquela visitinha e te desejar um ótimo fim de semana.
    Tem post fresquinho lá no blog, passa lá e deixa seu comentário vou amar lê-lo .
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2012/12/exercicios-para-emagrecer-mais-rapido.html
    (\_/) ☆
    (^.^) ツ
    (")_(")

    Kisses

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o mais foda são as aulas práticas DE VERDADE e o mais legal devam ser os projetos. Só acho.
    Esta é mais uma etapa que cumpriu em sua vida, seguindo ou não a carreira, tudo valerá como aprendizado.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>