Ciúme Obsessivo : O medo de perder

16:35




Antes de mais nada, vamos definir o que é “ciúmes”. Ciúme, de acordo com o dicionário Houaiss, é o sentimento causado pelo receio de perder o afeto de alguém para outrem. Mais pra mim ele é o PIOR sentimento do mundo: causa mortes, perdas, desavenças, catástrofes e etc. Podemos até falar em insegurança, pois se a pessoa tem medo de perder a amizade, ou o amor  de alguém é porque não confia nela mesma para cativar os outros.Um dos maiores obstáculos para se ter uma vida feliz é o medo de perder. Inclui o medo de perder alguém, o medo de perder quem dizemos amar: cônjuge, filhos amigos, patrão, empregado, cliente... Esta emoção é a principal responsável pelo nosso sofrimento .
O ciúme é o medo de não ter alguém, de não possuir alguém, de não ser dono de alguém. Na relação ciumenta colocamos: nós e o outro como objetos, nesta relação pessoas e objetos são a mesma coisa. No ciúme temos medo de um dia sermos considerados inúteis, dispensáveis a outra pessoa, esta é a emoção do apelo, confusa, misturada, dependente e o que agrava é que na nossa mente aprendemos como se o ciúmes sendo amor, e ele é justamente o oposto do amor pois na relação amorosa existe identidade, eu sou independentemente de você, na relação ciumenta, por outro lado, perde-se a identidade: eu sem você não valho nada, você é tudo para mim.O amor é solto, é livre,está diretamente ligado ao sentimento de liberdade, de opção, de escolha. O ciúme prende, amarra, determina, com essa emoção eu já não sou eu, sou o que o outro quer que eu seja.E eu sou assim para que ele seja aquilo que eu quero que ele seja.
As vezes amamos pessoas ciumentas.Mas como lidar com essas pessoas ciumentas sem perde-las ?Uma boa dica é você não alimentar o ciúme delas, fazendo coisas que só vão deixá-las mais mordidas de ciúmes, pois isso não vai melhorar a relação, acredite!

Texto feito por min com base no texto retirado da fita Rosa Cruz - Desenvolvimento Comportamental e do site Igirls


You Might Also Like

5 Comente!

  1. olha só, eu vou ter que dar uma discordada do texto, apesar de ter gostado da sua opinião, bem radical por sinal...

    acho que como tudo em excesso, o ciúmes pode fazer mal se for constante... mas não vejo como o pior sentimento do mundo, muito menos como o oposto do amor...

    eu sinto ciúmes sim da minha namorada, e ficaria triste se ela não sentisse de mim. não é da forma que vc falou, como se o casal se prendesse de forma a não conseguir viver a vida direito. o importante é não ser paranoico, não ficar encontrando pelo em ovo, agora demonstrar um ciuminho de vez em quando não faz mal a ninguém.
    namoro há um ano e meio, e nunca nos atrapalhou. depende muito de quem lida com isso. a gente lida bem, e pode ser que vc com algum namorado lide mal, ou já tenha lidado mal para vc ter escrito tudo isso...

    bem, vou me retirar pq já falei demais!! :P
    bjs

    http://songsweetsong.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mais eu não estou falando do ciúme tolerável, e sim do obsecivo. Ciúme todos sentimos, mais há situações que o ciume pode tirar uma vida, e baseada nesses casos de extrema demonstração de ciume que eu escrevi. Só isso, obg pela opniao

    ResponderExcluir
  3. Seguindo, aguardo retribuição


    http://batataalegre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. concordo em partes.

    sigo quem me segue

    http://bajseries.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ciúmes é apenas um monstro, em qualquer relacionamento.
    http://jgoulart.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>