Saiba mais: Amigo secreto

22:18


Festas de final de ano e suas tradições . Quem nunca brincou de amigo secreto? Quem nunca ficou irritado ou curioso com o presente que ganhou? É, esta tão tradicional brincadeira tem uma história e hoje eu vou contar ela para vocês.

Origem: Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Amigo secreto - Um ritual nórdico. Esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós. E o presente trocado é para eternizar o pacto. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes.

Que tal personalizar essa brincadeira convencional e neste Natal fazer algo diferente? Há opções para todos os tipos de amigos, gostos e preços.

Amigo da onça: no amigo da onça, também conhecido como "inimigo-secreto", o importante não é dar um presente que a outra pessoa vá gostar. Pelo contrário. Tudo se passa em tom de brincadeira em que as pessoas escolhem presentes que seus amigos não irão gostar, objetos que relembrem alguma característica que o amigo não goste em si mesmo. Por exemplo: dar um shake emagrecedor para aquela amiga ¿ mesmo que ela não seja gordinha ¿ é a certeza de receber um olhar de raiva dela.

Amigo-secreto ladrão: também conhecido como amigo-secreto chinês, nesta brincadeira o que fica secreto é o presente, e não o amigo. Cada participante deve comprar um presente que gostaria de ganhar, algo bem interessante, e deve embrulhá-lo de uma maneira que não seja possível descobrir o que está dentro da embalagem. O sorteio acontece apenas na hora da entrega, quando cada participante recebe um número. A pessoa que tira o número 1 inicia a brincadeira e escolhe um embrulho. A partir daí, os próximos participantes em ordem numérica decidem se escolhem outro presente ou se roubam o presente de quem já escolheu. O jogo termina quando o último participante decide escolher o presente restante ou roubá-lo de alguém.

R$ 1,99: a única regra deste amigo secreto é o local onde serão comprados os presentes: lojas de R$ 1,99. É possível encontrar os mais variados mimos nestas lojinhas ¿ basta apurar o faro de compra e torcer para que a pessoa que tirou você na brincadeira também tenha bom gosto.

Caneca: objetivo é comprar uma caneca que lembre a pessoa presenteada. Pode ser de café, de chá, de suco, de chope, vale qualquer caneca.

Chinelo de dedo: em um país tropical como o Brasil, uma peça fundamental no guarda-roupa é o chinelo de dedo. Seja para ir à praia ou para usar com uma calça jeans em um estilo mais descolado, os chinelos fazem parte da vestimenta de muita gente. Que tal um amigo-secreto apenas de chinelos? Há modelos, cores e preços para todos.

CD/DVD: para os amigos apaixonados por música ou adoradores de cinema, essa é a melhor opção de amigo-secreto. O ideal é conhecer o gosto de seu amigo e comprar um CD ou um DVD que ele ainda não tenha. Valem álbuns de músicas, coletâneas, filmes, shows e até caixas de séries.

Amigo-secreto sustentável: a cada ano, a preocupação com nosso planeta fica mais forte entre as pessoas. Com ela, crescem as vendas de produtos sustentáveis. Que tal comprar um produto reciclável? Ou algo montado com produtos recicláveis? Uma ecobag, talvez? Produtos de beleza feitos naturalmente? As opções são inúmeras e o meio ambiente agradece.

Chocolate: uma das vertentes do amigo-secreto que agrada muito é a troca de chocolates. Pode ser de qualquer tipo: branco, preto, com trufa, bombom, recheados, em caixas, em barras. Mas só vale chocolate! Se você está de dieta, é possível encontrar chocolate sem açúcar! Não tem como alguém reclamar desta brincadeira.

Cartão: para aqueles que não têm muito tempo para comprar um presente, mas não querem deixar de participar de um amigo-secreto e prestigiar os amigos, a troca de cartões é uma boa saída. A ideia é que cada pessoa compre um cartão para a pessoa sorteada e nele escreva seus votos de boas festas. Vale escrever também uma história engraçada que já aconteceu entre os dois, um momento marcante, uma revelação. Palavras podem ser ótimos presentes.

Artesanal: é o amigo-secreto que mais exige criatividade de seus participantes, mas também o que mais permite proporcionar presentes personalizados. A ideia é que cada participante construa sozinho o presente para a pessoa sorteada. O objetivo é colocar a criatividade a todo vapor e usar as veias artísticas para montar um presente interessante. Há pessoas que sabem costurar, outras mexem com argila, fazem montagens, ou entendem de eletrônicos. O ideal é construir algo que combine com o amigo secreto.

Curiosidades:

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como dizer "amigo secreto" em outros idiomas. Em inglês se diz Secret Santa (e não secret friend, como muitos pensam), em espanhol amigo invisible (ou amigo secreto como no português), e em alemão Wichteln.

É de costumes entre familiares fazerem pequenas brincadeiras com as pessoas sorteadas, por exemplo usar um fato marcante da vida da pessoa, ou uma parte engraçada do seu perfil.

Fontes: Terra e Wikipédia

You Might Also Like

1 Comente!

  1. Adorei, não sabia que tinha tantos 'amigos secretos'!
    Estou seguindo :)
    http://leituradaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>