Busque sua inspiração

17:23

Inspiração, quem nunca sentiu falta dela? Por muitas vezes, escrever não é tão fácil assim , até para os maiores escritores. Ninguem acorda todos os dias de bem com a vida e com a corda toda . Nem todo mundo é cheio de ideias para elaborar textos geniais. O que implica é a falta de tempo, para pesquisar, refletir, analisar, enfim, se inspirar. Não é mesmo? Vamos nos aprofundar mais no assunto. O que significa inspiração? s.f. Ação de inspirar ou ser inspirado. Fig. Conselho, sugestão: agir por inspiração de.Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina.Coisa inspirada.Coisa ou pessoa, que inspira. Aquilo que numa composição artística revela grande talento ou gênio.

Acabamos de notar que inspiração é algo mais do que superficial, é interno e por muitas vezes é considerado até divino, revela talentos e gênios.Mais isso vai de acordo com uma série de fatores, como eu já disse. Então quando não temos ''inspiração espontânea'' , devemos buscá-la . Mas como ? Veja a seguir algumas dicas.


Explore o que tem a sua volta! Olhar e perceber as pequenas coisas ajudam qualquer pessoa a se inspirar. O cotidiano é repleto de pequenos detalhes valiosíssimos.

Não perca nada! Muitas vezes , pensando na vida, acabamos achando inspiração, mais na hora de escrever, ou torná-la concreta , esquece-mos totalmente (isso já aconteceu comigo) faça rascunhos, anote, não deixe passar a inspiração que você teve naquele momento.


Fotos inspiram .Já pensou em parar um pouco para contemplar fotos? Sejam elas antigas , ou de algum tumblr , ou suas mesmo. Elas nos abre um leque de diversas lembranças, sentimentos .... que por muitas vezes servem de inspiração. 



Assista filmes . muitos deles sempre tem uma linda mensagem ao final , que você pode se inspirar naquilo para escrever, que tal fazer uma resenha? reflita bem os detalhes, fatos, acontecimentos e mãos a obra!


Esteja sempre atualizado. Tele-jornais, revistas, programas de televisão e internet nos mostram uma série de noticias. Use isto como sua inspiração, fale sobre , critique , enfim, use isto como uma ferramenta de inspiração.



Leia! A leitura em si já é uma busca de inspiração, não há como ler e não absorver nada para si mesmo.  A leitura complementa a escrita.

A música. Como os filmes e as fotos também nos trazem muita inspiração. Sempre análise as letras - podem sair verdadeiras obras primas escritas baseadas nelas.

Bom, essas foram minhas dicas de como buscar ter inspiração quando o momento não é propício a isso. Existem vários modos de se inspirar ... tenha isso em mente e não desista da escrita  jamais hein. 

E você? Como busca inspiração para escrever ? Conta pra gente!

You Might Also Like

32 Comente!

  1. Eu, geralmente, não tenho problemas com inspiração. Sou fácil de inspirar e consigo escrever sobre tudo e todos! Mas...Nem sempre estamos com aquela vontade de escrever ou com a mente e o coração explodindo inspirações, né? Eu busco inspiraçao em fotos músicas, principalmente. Mas quando ela não quer aparecer, não adiante! É melhor não escrever à escrever algo mal elabrado e sem nexo!

    exclusivoparagarotas.tk

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que os filmes inspiram mesmo! Os livros servem para isso também, além de expandir nosso vocabulário. :D
    Essas dicas são ótimas, Sabrina! Às vezes tenho períodos de seca com a inspiração, e necessito dos detalhes do cotidiano, fotografias e até anotar coisas aleatórias para surgir algo na mente.

    Ahhh, obrigada, guria *--* Ataque de perfeição é novo pra mim. Awnn. Fico muito,muito feliz que tenha gostado do blog. <3333
    Beeijos.

    ResponderExcluir
  3. Comigo, pode parecer estranho, mas a fonte de inspiração surge da raiva, e quando tenho o conhecimento sobre o assunto, começo a escrever e só paro quando a raiva passa. Muitas vezes nem sei direito o que escrevi, mas o resultado final geralmente é algo que faz refletir.

    Quando escrevo apenas por escrever, é sempre algo estilo "jornalístico" ou crítico, focando a natureza, o sofrimento de quem luta contra o preconceito e coisas atuais em geral.

    Grav Network | Campanha Anonymous Março Negro

    ResponderExcluir
  4. Oi amei seu blog super legal mesmo. Busco minha inspiração em livros,filmes e revistas eles sempre me ajudam muitoo

    ResponderExcluir
  5. As vezes eu tenho um pouco de dificuldade com questão de inspiração, como foi citado nem sempre estamos com o coração explodindo em inspirações, minha inspirações são sempre é claro em coisas boas, quando não consigo escrever busco sempre olhar para coisas boas.
    Beijão
    amaralstarlight.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Sempre procuro ouvir músicas serenas e calmas, pois elas me permitem desenvolver uma reflexão muito grande sobre a vida, especialmente a minha. Meus textos expressam o que sinto e grande parte deles busquei inspiração para fazê-los nas canções de Coldplay, Bon Iver, Aerosmith e Muse.

    Muito bom seu texto e, da mesma forma, seu blog! Sempre que eu puder, voltarei a visitar-te, pois já estou te seguindo. E fique sabendo que você também será sempre bem-vinda no Poeta de Privada. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vim agradecer tua visita.
    Você tem razão muitas vezes tenho que pensar bem antes de escrever.Outras vezes apenas sai de mim.
    Adorável seu blog.
    Grande abraço
    Se cuida

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina, Obrigada pela visita no meu blog, fiquei super feliz, então o jogo da para você arrastar a imagem ou tirar print, Já estou seguindo...

    Bjuus ;*
    http://mundo-da-isabella.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Texto maravilhoso! Com certeza um texto a dar muita inspiração...
    Blog lindo... parabens!
    (http://manchasdebatom.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, adorei seu blog, com certeza vou acompanhar (: O texto está maravilhoso realmente construtivo, muito boas as dicas. bj

    ResponderExcluir
  11. Olá querida!
    Adorei o texto, realmente gostei muito! Eu mesma sei que não acordo bem todos os dias, tento escrever algo que a primeira vista me parece fantástico, mas sem inspiração fica uma porcaria. Ontem mesmo acordei as 3 da manhã com um tema na cabeça para escrever, tive que atrapalhar meu sono, levantar e escrever...a inspiração muitas vezes vem quando menos esperamos por ela! Vou seguir as tuas dicas, as fotos é o método que mais uso...com as outras, quem sabe ela não vem mais rápido!
    Obrigada pela visita no meu blogue. Sigo o teu cantinho com maior prazer! bjus!
    http://lorenna-almeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,

    Hoje pensei sobre isso. Acho que a inspiração é cotidiano 99% e se o dia for zero a zero, estamos perdidas.

    Beijos e desejo muita inspiração

    ResponderExcluir
  13. Sempre que tocam no assunto "falta de inspiração", lembro daquela frase: "art never comes from happiness".
    E por muito tempo acreditei nisso. Digo, meus momentos tristes foram os mais inspiradores.
    Mas depois de um tempo, uma certa idade e experiência, você aprende que não precisa de drama ou tristeza para escrever. Precisar buscar coisas que te façam bem, refletir e exercitar a cabeça.

    ResponderExcluir
  14. Otimo texto, parabéns pelo seu blog

    ResponderExcluir
  15. Concordo com tuuudo.Eu sou meio louca, tenho ideias do nada,esses dias eu estava ajudando minha mãe na garagem e daí veio a inspiração para começar uma nova web novela ahsua.Mas de maaais eu até que tenho bastante ideias pro blog :P

    Beijão
    Ana
    meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir
  16. Que ótimo post! Falta de inspiração é um problema que estou enfrentando, rs

    ResponderExcluir
  17. São muitas as vezes que a inspiração me falha! Obrigada pelos conselhos!! Estou a seguir! Beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá Sabrina, vim retribuir o enorme carinho comigo e seuindo de volta viu, amei seu Blog, muito lindo e o endereço é bem diferente, nunca vi endereço terminado em tk... rsrsrs... achei bem legal.
    Realmente eu amo gatos, sei que ter 14 é uma coisa muito trabalhosa, mas eu não posso abandonar, comigo estarão bem protegidos!! E mais uma gateira entra em meu Blog, o que eu conheço de gateira não é mole não!!
    Olha eu pra escrever procuro me inspirar naquilo que quero passar, eu escrevo muito o que vem na minha cabeça, eu tbm sou de falar o que vem na minha cabeça e as pessoas tendem a entender tudo errado, mas meu Blog é pra mim se abrir, falar o que eu penso e como vejo as coisas, uso tbm como diario virtual, onde falo e desabafo e onde mostro meus desenhos, agora pra desenhar sim, preciso estar bem inspirada, descobri a poucos dias, que quando estou com raiva, desenho muito melhor do que quando está tudo bem, vivendo e descobrindo, acabei discutindo com o meu marido, coloquei o fone de ouvido, liguei meu MP3 no ultimo volume, ouvindo HIP HOP tipo 50CENT e mandei ver na folha... rsrsrsrs... saiu um mega desenho e eu achando que não iria sair nada, mais é isso, precisamos nos descobrir e garanto que teremos inspirações de onde menos imaginamos!!
    Um beijooo enorme e bom domingão e inicio de semana!!

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ótimas dicas, Sabrina. Concordo com você. Gosto de me inspirar ouvindo música ou lendo poesias. Notícias da semana também são ótimas para refletir sobre a sociedade e nossas próprias vidas.
    http://www.labirinto-literario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Não sou alguém muito inspirado, mas ao menos acho que sou um especialista em fazer cada uma das coisas que você disse, o consumo artístico é quase uma constante em meu dia-a-dia, sempre estou ouvindo alguma música, assistindo algum filme ou série ou lendo um livro... Mas a inspiração mais legal é aquele que vem de onde você nunca imagina. Permita-me contar uma história. No início de 2008, eu estava começando a escrever minha monografia e não tinha quase nenhuma ideia de como fazê-lo, faltava inspiração. Eu tinha pretendido fazer uma análise de uma revista de comunicação interna do Banco onde trabalho, é uma revista de circulação nacional distribuída a todos os funcionários da ativa e aposentados. Eu queria explicar de que forma a revista ajuda a moldar no funcionário a cultura da empresa... Em um belo dia, acordei mais cedo e decidi fazer uma caminhada, enquanto eu caminhava eu prestava atenção nos outdoors e letreiros que via, coisas que até então eu nem tinha percebido, sendo que eu passava pelo mesmo lugar quase todos os dias... Ai de repente me veio a inspiração! bingo! A leitura da revista era similar a uma caminhada, ela se contrapunha ao estresse do trabalho nos oferecendo uma fuga para algum lugar tranquilo, quando nos relaxamos baixamos a nossa guarda e nos tornamos mais suscetíveis á publicidade à nossa volta, tal como aconteceu comigo na caminhada, a partir desta ideia simples eu escrevi mais de 100 páginas sobre o tema e felizmente o trabalho foi elogiado pela banca...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/02/precisamos-falar-sobre-o-kevin.html

    ResponderExcluir
  21. falou tudo Sabrina, quase um tutorial, adorei!

    ;*

    ResponderExcluir
  22. inspiração realmente é dificil achar! mas as suas dicas ajudam...e muuuuuuito!

    garootavenenoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. adorei as dicas! no começo do blog não tinha ideias hj ja tenho mais de 10 posts prontos.. cheia de ideias!
    bs
    http://avidademalu.blogspot.com/ http://designdesenhos.blogspot.com/ http://ohmygood-omg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Na caminahda em busca da inspiração nós encontramos tantas coisas boas, né!?
    Que acabam nos dando inspiração pra fazer além do que nós imaginamos!AMEI AS DICAS!
    http://bolsadegarotabr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas para buscarmos inpirações!
    Obom é que sempre suge coisa nova!


    Beijo
    http://bolsadegarotabr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Gosto de escrever descompromissadamente... o que me vem naturalmente, sobre meu dia - a - dia! Então, acho que minha inspiração depende de meu estado de espírito!

    bjinhos

    JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  27. Perfeito!

    Muito boa Postagem...
    Muito belo o Blog

    Está de Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Seguindo e curtindo muito o blog!
    Post show sobre inspiração...

    http://agentegostaassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. A dica de "Estar sempre atualizada" é a melhor. Não rola de ficar alienada, assim só vai vir inspiração para coisas de caráter supérfluo e descartável. Uma coisa que eu sempre faço é pensar que o que eu estou escrevendo, vai ser falado por algum veículo de importância. Exemplo: Quando escrevo um poema, imagino que será recitado no meio de uma música da Marisa Monte. Quando escrevo um diálogo romântico, imagino numa cena de teatro. Ou um artigo sobre algum assunto atual, imagino numa chamada do Jornal Nacional. Doideira né? Mas dá certo! hahaha! Um beijo!

    http://biacentrismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu não domino a inspiração, é ela quem sempre me domina.
    Por vezes, ela surge nos horários mais inusitados (no meio da madrugada) ou lugares inusitados (como em um restaurante) e, como não tenho o hábito de ficar anotando nada no papel, quando chego em casa acabo por esquecer-me de tudo e assim, perco grandes histórias.
    Ler, ouvir música e assistir a filmes é realmente muito inspirador, contanto, é preciso ter uma cautela muito grande para que a inspiração não seja um plágio.

    ResponderExcluir
  31. Tem muita, muita coisa legal por aqui, que vc está no meu favoritos, prq pretendo me perder mais tempo por aki...rss

    para me inspirar!..SUCESSO queridinha, amei conhecer esse cantilho brilhante!
    bjim, Dé@ (Liga das Blogueiras)

    http://deabrasilcabelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>