A máscara nossa de cada dia.

18:41

Olá maravilhosos leitores! Queria primeiramente agradecer a todos, porque o blog já tem 850 seguidores e mais de 40.000 visualizações em quase 2 anos, fiquei muito feliz , sei que são só números, e que não é muito tendo em vista outros blogs, mas a cada dia que se passa espero crescer mais e mais. Bom, queria avisar a vocês que tem uma votação para o destaque do mês nesse blog (aqui)  < conto com a ajuda de vocês! E ainda: confira a entrevista que a ABL (clique aqui) fez comigoseria muito bom se vocês comentassem e fossem lá prestigiar ! Bom , muitos avisos né? Uff ! Vamos ao post? 


Máscaras. Querendo ou não, todos nós temos uma . Há quem diga que não tem nenhuma, mas esses são os poucos (e corajosos). A máscara não é algo relativo ao rosto somente. É o comportamento, as atitudes ,  o pensamento e etc. E todos nós já mudamos nosso comportamento alguma vez. É a lei da vida.  Um exemplo de uma delas é o velho e tão comum  comportamento  que  a maioria, usa e abusa , o ''bom senso''.

Usamos o bom senso em de diversas maneiras e em diferentes situações, principalmente para omitir algo que achamos politicamente incorreto, ou para defender algo, se sujeitar a um comportamento que é aceito como o ''certo'' pela grande maioria. Isto é um fato. É a face de duas moedas. O bom senso por muitas vezes nos impede de sermos nós mesmos.

Por outro lado, as máscaras não são totalmente ruins, tendo em vista o convívio social. Segundo a sociologia, o nosso comportamento vai de acordo com meio social e instituição social em que estamos inseridos. Isso é óbvio, você não se comporta da mesma maneira na igreja, escola, trabalho e etc ,  que na sua casa junto com as pessoas que você ama, ou até em um lugar público numa conversa informal . 

Na questão de personalidade, muitos usam e abusam das máscaras. Aparentam estar felizes quando não estão, aparentam estar triste para conseguir algo através do sentimentalismo. Muitas vezes também as pessoas usam as máscaras , pelo fato de estarem alienadas, condicionadas e manipuladas por outros e por isso muitos deixam de ser felizes por causa do maldito ''bom senso''.

O que tem demais em rir em praças , bares , jardins ? O que tem demais em expressar a minha opinião? Qual o problema em fazer uma piada quando achar conveniente? O que tem demais pintar meu cabelo da cor que eu quero, seja ela rosa, verdade ou azul? Qual o problema de usar a um sapato de cada cor? Qual é o problema de usar a roupa que quero, mesmo que não esteja nos padrões da moda atual? Qual é o problema de achar algo errado?  Qual é o problema em ser você mesmo?  Não deixa que a mascara que a sociedade quer te colocar todos os dias, estrague quem você realmente é.

Máscaras: só assuma elas quando lhe parecer conveniente. Seja feliz, da sua maneira, seja sempre você independentemente do que os outros irão pensar.


''Rídiculos são aqueles que tentam usar máscaras para parecer diferentes.''
(Hugo Schlesinger)

You Might Also Like

27 Comente!

  1. Adorei o seu texto.

    Sabe, as máscaras nos ajudam muitos nos dias de hoje, nem que seja para estarmos bem inseridos na sociedade como em nos protegermos contra emoções.
    Todos nós temos um baú delas.

    Segui no twitter :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de seu post, e de certa forma, pensamos parecido. Até já falei sobre o assunto em duas postagens no meu blog, tempos atrás... Noto que o tempo passa mas não importa a época, o século... as máscaras continuam aí, firmes.

    Você escreveu de forma objetiva, simples e precisa. o texto está ótimo!
    Sempre que vejo ou ouço a palavra "máscara", vem à minha mente a música da Pitty: " O importante é ser você, mesmo que seja estranho... seja você, mesmo que seja bizarro"
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, acho que todos usamos máscaras as vezes. Acredito que devemos ter um limite, para que não nos tornemos apenas uma pessoa mascarada. Usá-las de vez em quando é necessário, mas o tempo todo chega a ser doentio.
    Bjs!

    http://qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. "Há quem diga que não tem nenhuma". Há quem minta o tempo inteiro então.
    Todos precisamos, em uma ocasião ou outra, usarmos de algumas máscaras, seja omitindo algo de pessoas que não estão preparadas para algo, seja no comportamento (embora eu não altere muito meu comportamento, somente em locais onde exija formalidade demais, mas não nos corriqueiros que citou) e, o grande perigo, eu acredito, é pessoa assumir máscaras de algo que não são e acabar acreditando nelas. Anular-se como pessoa.

    ResponderExcluir
  5. nossa parabéns pelos seguidores!
    amei o texto, realmente pura verdade!
    todos nós as vezes usamos umas "máscaras".
    !!!
    XOXO, Lari ^^
    http://olhacomoeufaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sempre uso máscara quando quero evitar confusão. Digo, sim senhor e pronto, rs.

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo usa máscara não?! É preciso, necessário se quisermos sobreviver nessa sociedade hipócrita e cheia de certas exigências. Eu já fui de usar certas máscaras que me faziam mal, descartei algumas, só uso algumas máscaras quando me é conveniente. Infelizmente, falsidade é essencial em certos casos, meu professor de Relações Humanas num curso me disse isso, mas eu já sabia disso a um bom tempo, a gente aprende com a vida né. rs

    Gostei do texto! E já votei no seu blog para destaque do mês no blog da Iasmin ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente isso tem se tornado cada vez mais comum, o grande problema é que na maioria das vezes por detrás das mascaras estão pessoas machucadas por não conseguirem se autoafirmar e por não conseguirem, mesmo com tantas máscaras, alcançar os padrões de postura e de comportamento que a sociedade lhes exige... Nos despir das máscaras, geralmente não é fácil, ainda que seja difícil admitir todos nós as temos e nos sentimos nus quando em determinadas situações percebemos que elas caíram...

    Nos meus dois últimos posts, publiquei resenhas de filmes que falam mais ou menos sobre o mesmo assunto...

    Shame:
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/04/shame.html

    O Palhaço:
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2012/04/o-palhaco.html

    ResponderExcluir
  9. Creio que as máscaras são necessárias para se viver em sociedade. Além da lei do bom senso, também vem a educação. Uma pessoa sem máscaras é aquela que não tem privacidade de seu ser, o que é fundamental para um ser humano. O ruim das máscaras é seu mal uso ou se perder em meio de tantas e não conseguir voltar à original.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Sa,

    Excelente texto! Penso que mascaras são usadas até sem consciência e por isso sei que vou encontrar pelo caminho em diferentes estilos e cores. Talvez as use até para me proteger ou continuar vivendo.

    A idade talvez me permitido conviver com mascarados.
    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  11. Escrevi uma redação sobre isso há um tempo também, acho um tema bem interessante!
    Realmente todos usamos máscaras para as mais diversas situações, o problema acontece quando não conseguimos distinguir quando estamos utilizando essas máscaras e quando não estamos, assim perdemos nossa personalidade!

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou de usar máscara não,não com muita frequência sabe ...Eu sou muito intensa e por ser assim eu transpareço muito o que sinto.Não sou de forçar um sorriso quando quer descer uma lágrima.Não sou de forçar um abraço quando quero distância.Tenho sim algumas máscaras guardadas mais uso em alguns casos,mais a maioria das vezes elas ficam guardadas na gaveta.
    Adorei o texto Sá,parabéns pelo Blog ta cada vez melhor.
    beijos
    http://rascunhosperdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. oi querida,
    otimo texto e muito real.
    Muitas vezes as mascaras sao ate necessarias para evitar conflitos ou ameniza-los. Delicado, cada caso eh diferente :)
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir
  14. É por isso que eu digo sempre " Seja feliz, isso é tudo o que importa neste momento".
    Quando eu estudava, adorava vestir roupas mais largas brinco de um e brinco de outro, cabelo solto ao vento e como veio ao mundo e todos tentavam me colocar mascaras, faça isso, seja assim, não fale alto e tal.
    Jamais deixei me levar pelo que os outros queriam de mim, sempre fiz aquilo que me fez bem.
    Seu texto está certissímo!! Amei... Bjks
    Ahhhh e parabéns pelo sucesso do Blog viu, vc merece!! ♥

    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Você esta absolutamente certa Sabrina! Essas mascaras que nos são impostas, muitas vezes deixam negras nossas vidas, impossibilitando de sermos nós mesmo. Se eu fosse confessar, eu costumo usar a mascara de sorriso, quando estou triste, pois não quero preocupar ninguém, rsrs e creio que é assim, devemos usar em caso de necessidade, sem ocultar quem somos.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  16. Tanta gente usa máscaras...eu queria viver nesse mundo, onde todo mundo não tem medo de se expor pra ser feliz.

    Beijo querida.

    ResponderExcluir
  17. Eu defino as máscaras como algo que as pessoas não querem demonstrar.

    Seguindo de volta :)

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Máscaras, é um assunto bem complicado. Às vezes somos obrigados a engolir alguns sapos ou calar diante de algumas situações por educação. Atitudes muito próximas de usar máscaras, porém diferente. Máscara é aquele que não se mostra como é, querendo agradar com uma imagem de perfeição e passando a ideia de falsidade. Quem usa máscaras deliberadamente deve ser uma pessoa muito triste. Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Ola Sabrina,
    O ideal mesmo é não usar máscaras, mas concordo que em certos momentos por mais que você seja autêntico acaba por vestir alguma. Muitas vezes, principalmente no trabalho, uma verdade que somente manteria a veracidade da postura de um pode afetar negativamente a vida de todo o grupo. Creio que o que não se pode é usar tais máscaras com exagero, ou como muitos fazem com o uso contante, esquecem de tira-las.


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu texto! É claro que existem máscaras que nos ajudam e tem as outras que são negativas. Eu uso para esconder problemas, tristezas que não preciso demonstrar a todos, tiro ela quando estou próximo a alguém que posso derramar minhas lágrimas com confiança.

    Talita,
    www.meninasdaliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante do texto. Usar máscaras algumas vezes é inevitável. Contudo, nada melhor que poder ser você mesmo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    Sim! Irei atender seus pedidos, rsrs...
    Penso que é hipocrisia, falarmos que nunca usamos máscara em determinadas situações, muitas vezes como um mecanismo de defesa, porém, logicamente dependendo do caráter e personalidade, nunca no sentido de enganar ou prejudicar!
    Boa quinta!
    Beijos
    Obrigado pelo carinho da visita!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, Sabrina.
    Acredito que as máscaras se fazem necessárias em determinados ambientes, mas em casa e com os amigos, tornam-se desnecessárias.
    Pessoas que usam máscaras quando estão entre aquelas que amam não merecem ser amadas.
    E sim, eu detesto Titanic, seja 2,3,4 ou 569 D.
    Abraço, Sabrina.

    ResponderExcluir
  24. Oi Sabrina
    Eu concordo com o Victor não existe esse mundo onde as pessoas não usam máscaras, eu me considero uma pessoa bem sincera, modéstia à parte, e pago um preço por isso, mas não pretendo mudar nessa altura do campeonato, e ensino os meus filhos o valor da verdade, depois eles escolherão que caminho vão escolher.
    Parabéns pelo texto!
    Bjos.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. OOI Sabrina :D
    Eu concordo muito com você, as vezes a sociedade nos impõe certos "padrões", e é padrão para tudo...de beleza, de cor, pensamento, religião...Tudo e isso acaba ficando algo estressante, mas pensando por um lado até que o uso das mascaras, se torna "essencial" para vida em sociedade, até porque nem tudo o que faremos ou pensamos será do nosso jeito, e pra isso é necessário aguentar certas situações que pra nós é algo muito difícil, mas como para nós conviver bem é necessário alguns desses sacrifícios. assim vamos :D
    Beijão
    http://amaralstarlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Sabrina,
    tudo bem?
    Em primeiro lugar quero te agradecer a visita, também estou seguindo teu blog!
    Quanto às máscaras, no sentido de ocultar, sim, são necessárias muitas vezes, e não sou contra não,afinal, nem tudo deve ser dito, na minha opinião.

    Beijos e ótimos dias! :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Sabrina!!
    Nossa está historia de máscaras é realmente fato! Quantas e quantas pessoas não vivem por detrás delas?! Umas fingem tão bem rsrs, mas o pior de tudo é que estas pessoas nada mais do que estão apenas "se" enganando... ou melhor fingem ser quem não são a maior parte do tempo e vivem infelizes... aff prefiro ser a chata, a diferente, a do contra, mas prefiro ser eu mesma!! kkk

    Amei seu texto, parabéns!!
    E obrigada pela visita tb.
    Bjs

    http://batombamor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>