Vida de normalista: Quem iria imaginar ?
20:36Olá meus queridos leitores ! Em meio minha falta de tempo , eu resolvi postar nessa tag , que fala um pouco sobre minhas aventuras nessa minhanada molevida de normalista . São muitas coisas que tenho vivenciado, especialmente esse ano, que é ano de formação, meu último ano do ensino médio. Vou durante o ano tentar pelo menos passar um pouco para vocês das coisas que venho aprendendo, através deste blog, já que é um blog diversificado .Vou partilhar com vocês da melhor maneira para não ficar um post chato e muito extenso ! Então, vamos ao post? Enjoy!
Foto rara e antiga da Av. Padre Anchieta (Magé) - encontrei no facebook . |
O que é a Praça da Ciência Itinerante ? é um centro itinerante de ciência e cultura e insere-se na perspectiva de facilitar o saber científico. Visa: oportunizar a crianças e jovens se sentirem capazes de compreenderem o mundo ao seu redor, vivenciando formas de atuação/reflexão/ participação, num processo de maior conscientização de identidade cultural e de cidadania; estimular o intercâmbio entre a produção do conhecimento científico e tecnológico e os professores, estudantes e grande público. Na busca de desmistificar o saber, prioriza como público alvo os alunos e professores do curso de formação de professores e professores do 1° e 2° ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O trabalho é desenvolvido através da parceria das seguintes instituições: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro; Espaço Ciência Viva; Espaço UFF de Ciências; Escola de Belas Artes/UFRJ e Museu de Astronomia e Ciências Afins.
- em Magé se encontra a a primeira ferrovia do BRASIL – a Estrada de Ferro Mauá, implantada pelo Barão de Mauá;
- Cristóvão de Barros instalou um grandioso engenho de cana-de-açúcar em Magé, que ganhou o status de um dos mais importantes do Brasil no período. A Cristóvão de Barros se atribui a responsabilidade pela formação do núcleo fundamental que deu origem à cidade.
- em Magé existiu uma fábrica de pólvora que abasteceu nossas forças armadas durante a Guerra do Paraguai;
- Garrincha Manuel dos Santos, o mais famoso jogador de futebol gerado em terras fluminenses, nasceu em 28 de outubro de 1933, em Pau Grande, distrito de Magé.
- Magé possui igrejas seculares e patrimônios religiosos que possuem aspectos da arte barroca e alguns deles, também do movimento artístico ''rocócó'' .
- possui uma variedade de pontos turísticos, riquezas culturais e naturais, além da biodiversidade presente no ecossistema local exaltam a importância desse município.
- Parte importante da história do país: Magé teve ainda, até 1888, o porto mais movimentado do Brasil Colônia, o Porto da Estrela, pelo qual escoavam para Portugal os tesouros arrancados das Minas Gerais - que eram ligadas ao hoje município de Magé pelo Caminho das Pedras (Ouro), primeira estrada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, aberta em 1726 pelo desbravador Bernardo de Proença.
Lembre-se: Um país sem história, é um país sem identidade .
15 Comente!
Ola Sabrina,
ResponderExcluirAdorei o texto de hoje, e como sou professor, sei que vida de normalista não é fácil mesmo.
Sempre é muito bom sabermos mais sobre a cidade que moramos! Fico chateado pois muitas vezes nossas crianças estão aprendendo a história dos Estados Unidos ou da França, mas desconhecem a história de sua própria cidade, que no caso de Magé é bastante rica.
Adoro as histórias que envolvem o Barão de Maua e a construção da primeira ferrovia do Brasil em Magé. Ela foi determinante para o progresso do Brasil, só não sei como as autoridades locais não exploram mais essa questão, seria muito atrativo para o turismo local.
Abraços Flávio.
--> Blog Telinha Crítica <--
Oi Sabrina
ResponderExcluirQue legal saber mais sobre a sua cidade!
Onde eu moro também é uma cidade pequena e histórica, é a segunda cidade do Brasil, acho que temos algo em comum.
Belo texto, como sempre.
Bjos.
http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br
Oi,Sabrina!!!
ResponderExcluirAmei saber que você é normalista e que está preste a se formar!!
Saber e valorizar o lugar onde moramos é sempre bom!!
Amei conhecer através de você, um pouco mais sobre Magé.
Também sou professora(De Língua Portuguesa).Mas, comecei como professora primária .Vá em frente.Prossiga!!!
Beijos no seu coração!Soninha.
Sabrina, realmente nossa cidade é muito rica e mesmo assim as pessoas insistem em colocar tudo para baixo, só que as pessoas não sabem e deveriam saber que: Magé é motivo de orgulho e não só para os que estão de fora, mas também para nós mesmo, pois se muitos de nós que moram aqui não dão valor, não vai ser o presidente OBAMA que vai sair lá do aconchego dele para conhecer Magé, e nossa cidade é famosa independentemente se for pelos escândalos porque isso quem faz é o próprio povo não sabendo escolher seus administradores-gerais e mesmo com todo o vexame desses, Magé nunca perde seu brilho e sua história :D
ResponderExcluirbeijão, Matheus
www.amaralstarlight.blogspot.com.br/
nossa que legal saber mais Magé, aqui onde eu moro se eu souber o nome de 5 pessoas e muito, e aqui praticamente nunca se vê crianças brincando na rua, ai deve ser muito legal :)
ResponderExcluiramei seu blog flor, volte mais vezes ao LM beijos
lolamantovani.tk
Criar identidade é o primeiro passo para o despertar da consciencia Sabrina! Está de parabéns! =D
ResponderExcluirBjuuus
End Fernandes
...
Oi minha linda, vim aqui agradecer sua visita no meu blog, e por o carinho que você demostrou :) Obrigada mesmo! Seu blog é muito bom, parabéns linda! Sucesso sempre, e é claros, to seguindo já :D
ResponderExcluirhttp://meeninamulheer.blogspot.com.br/
Ah, eu gostei de conhecer um pouco da sua cidade, achei demais ver a história tão pertinho da gente, afinal cada parte do Brasil, teve uma parcela na história de nossa nação, achei muito informativo, quem sabe não visito um dia =D
ResponderExcluirBjs
www.daimaginacaoaescrita.com
Eu nunca gostei de aulas de História e, acredito que tudo dependa do professor, não tive bons professores de História, que nos instigasse a gostar da Disciplina, contudo, eu me interesso por ler fatos históricos e tenho uma parceira de blogue que é historiadora e seus posts acabam por ser fascinantes.
ResponderExcluirMuitos fazem pouco de cidades do interior, no entanto, cada lugar tem seu valor e sua cultura.
Nossa, gostei de conhecer a sua cidade, seu post foi muito legal. Eu não sou de julgar nada, afinal, moro em Vitória-ES e é uma cidade que anda crescendo muito, se não me engano o ES é o estado que mais cresce no país e Vitória é sua capital, então, aqui o transito é enorme e a violência não para de aumentar, já estamos sendo comparados a São Paulo, e eu gosto de lugares tranquilos, adoraria ter podido brincar na frente de casa quando criança ou conhecer as pessoas daqui, mas não é o que acontece. Uma pena.
ResponderExcluirParabéns, muito boa postagem mesmo. Sucesso e que continue gostando das suas aulas.
Beijos :*
http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
Sabrina, muito legal sua postagem. O que mais me saltou aos olhos foi a sua disponibilidade para assistir a uma palestra mesmo achando que poderia ser chata. Muitas pessoas já vão com o nariz tão torcido para um evento ou curso que podem acabar perdendo de aprender coisas muito diferentes e interessantes. Parabéns pelo seu diferencial, que se traduz belamente nas postagens peculiares do seu blog. Sem falar que, saber mais sobre a cultura local, é sempre interessante. Um abraço!
ResponderExcluirMe deu uma saudade dos tempos de escola normal... Hihihi.
ResponderExcluirPois é, Sabrina, é um absurdo mesmo, e mais ainda porque infelizmente a lei foi aprovada... Uma pena!!! Triste dia esse em que uma barbaridade dessas passa a não ser mais um crime.
Desejo um Final de Semana repleto de felicidades para você!!!
Mil Sweetkisses ♥
www.docesonhodemenina.com.br
Oi Sa,
ResponderExcluirAdorei o seu texto! Trazendo um cenário especial sobre a sua cidade, cheia de contornos e diferenças urbanas. Bom conhecer mais desse Brasil!
Beijos.
Lu
Gostei de conhecer um pouco da sua cidade, muito legal. As vezes achamos que moramos em um fim de mundo e nem sempre é, pode ser um lugar cheio de história,rs.
ResponderExcluirhttp://www.senhoritaliberdade.com/
Muito interessante o projeto desenvolvido pela sua escola. Acho importante conhecermos e valorizarmos o lugar onde vivemos e isso ainda mais essencial para futuros professores.
ResponderExcluirOlá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!
Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.
Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.