Vida de normalista: Quem iria imaginar ?

20:36

Olá meus queridos leitores ! Em meio minha falta de tempo , eu resolvi postar nessa tag , que fala um pouco sobre minhas aventuras nessa minha nada mole vida de normalista . São muitas coisas que tenho vivenciado, especialmente esse ano, que é ano de formação, meu último ano do ensino médio. Vou durante o ano tentar pelo menos passar um pouco para vocês das coisas que venho aprendendo, através deste blog, já que é um blog diversificado .Vou partilhar com vocês da melhor maneira para não ficar um post chato e muito extenso ! Então, vamos ao post? Enjoy!

Foto rara e antiga da Av. Padre Anchieta (Magé)  - encontrei no facebook .

Todos os dias deste ano tenho aprendido muitas coisas.  Coisas únicas, novas. Coisas enriquecedoras sabe ? Principalmente sobre o lugar onde nasci e moro. Quem iria imaginar ? Quem poderia pensar? que aqui, onde muitos julgam como : interior, roça, fim-de-mundo, onde-judas-perdeu-as-botas  e entre outros nomes negativando a cidade, é um lugar RICO em vários sentidos: na história mundial e brasileira, nas artes, na biodiversidade e etc.

Muitos podem achar que é exagero da minha parte dizer que julgam Magé dessa forma. Julgam sim, para provar leia esse artigo aqui < , sobre Magé na Desciclopédia, que é o site de sátiras da Wikipédia. Eu fiquei chocada da forma como apresentam Magé, mesmo que de forma cômica, ao mundo . Mas hoje você que não conhece a cidade, vai ficar com vontade de vir para cá . E você morador , alienado, vai saber valorizar o lugar onde você vive.  Vamos lá:

Sabe  aquela cidade pequena , onde quando você passa na rua, conhece praticamente todo mundo que está a sua volta? Onde o caixa do super mercado, o vendedor da alguma loja, o cara da sorveteria, o dono da ''lan-house'' local é algum parente seu, ou é seu amigo? Onde as crianças passam as tardes em frente de suas casas brincando , ou em alguma escola em seu  próprio bairro. Onde as noticias costumam correr rápido, onde a maioria dos anos de sua existência foi explorada por governantes corruptos. Um lugar calmo, com muito verde ainda,  poucas indústrias e comércio mediano . Eis uma cidade que ninguém dá nada por ela.  Magé. Mal sabem que aqui tem muita coisa escondida.

O que me ajudou a conhecer e ver Magé com outros olhos, foram minhas maravilhosas aulas de Arte com meu professor Felipe. Outra coisa que me complementou mais ainda , foi o fato de que hoje participei do Projeto Praça de Ciências Itinerante, que está acontecendo  no meu colégio essa semana, nos dias 12/04 e 13/04. Vendo pelo nome eu pensei: nossa, deve ser mais uma palestra chata sobre um assunto. Mas não. Foi uma experiência maravilhosa! 



O que é a Praça da Ciência Itinerante ? é um centro itinerante de ciência e cultura e insere-se na perspectiva de facilitar o saber científico. Visa: oportunizar a crianças e jovens se sentirem capazes de compreenderem o mundo ao seu redor, vivenciando formas de atuação/reflexão/ participação, num processo de maior conscientização de identidade cultural e de cidadania; estimular o intercâmbio entre a produção do conhecimento científico e tecnológico e os professores, estudantes e grande público. Na busca de desmistificar o saber, prioriza como público alvo os alunos e professores do curso de formação de professores e professores do 1° e 2° ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O trabalho é desenvolvido através da parceria das seguintes instituições: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro; Espaço Ciência Viva; Espaço UFF de Ciências; Escola de Belas Artes/UFRJ e Museu de Astronomia e Ciências Afins.


Hoje professora mediadora nos fez conhecer coisas sobre a nossa própria cidade que nós mesmos não sabíamos. Discutimos, debatemos e trocamos informações maravilhosas sobre vários assuntos, especialmente sobre a nossa cidade. Quer ver? 

Quem iria imaginar que...
  • em Magé se encontra a a primeira ferrovia do BRASIL – a Estrada de Ferro Mauá, implantada pelo Barão de Mauá;
  • Cristóvão de Barros instalou um grandioso engenho de cana-de-açúcar em Magé, que ganhou o status de um dos mais importantes do Brasil no período. A Cristóvão de Barros se atribui a responsabilidade pela formação do núcleo fundamental que deu origem à cidade.
  • em Magé existiu uma fábrica de pólvora que abasteceu nossas forças armadas durante a Guerra do Paraguai;
  • Garrincha Manuel dos Santos, o mais famoso jogador de futebol gerado em terras fluminenses, nasceu em 28 de outubro de 1933, em Pau Grande, distrito de Magé.
  • Magé possui igrejas seculares e patrimônios religiosos que possuem aspectos da arte barroca e alguns deles, também do movimento artístico ''rocócó'' .
  • possui uma variedade de pontos turísticos, riquezas culturais e naturais, além da biodiversidade presente no ecossistema local exaltam a importância desse município.
  • Parte importante da história do país: Magé teve ainda, até 1888, o porto mais movimentado do Brasil Colônia, o Porto da Estrela, pelo qual escoavam para Portugal os tesouros arrancados das Minas Gerais - que eram ligadas ao hoje município de Magé pelo Caminho das Pedras (Ouro), primeira estrada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, aberta em 1726 pelo desbravador Bernardo de Proença.
Enfim, tudo o que eu disse aqui não é nem a metade das riquezas presentes neste lugar. Magé ainda tem um passado imenso e pouco conhecido devido as más administrações e fatos históricos que devastaram grande parte das lembranças deste lugar. Cidadãos, devemos escolher os governantes com consciência. Em todo lugar. Por que querendo ou não são eles que vão cuidar do nosso patrimônio, nossa cidade.

Sabe o que é mais triste ? É que a maioria das pessoas não irão ler essa postagem, vão ignorar completamente por se tratar de um assunto histórico. Até quando vamos continuar alienados? O que iremos deixar para os nossos filhos e netos? Saiba você que chegou até aqui, leu e ficou informado saiba que não perdeu seu tempo. 
Lembre-se: Um país sem história, é um país sem identidade .

Observações:

Para saber mais sobre a cidade clique nos links dos sites a seguir: Portal Magé, Guia de Cachoeiras e Site Praia de Mauá . Nesses links tem informações importantíssimas sobre a cidade e sua história.

Amanhã é sexta-feira 13 , denovo! Como não vou postar mais nada sobre ela , pois já postei esse ano, Que tal dar um ''replay'' na postagem de janeiro sobre o assunto? Não deixe de ler : Sexta feira 13 e suas superstições . <

E você leitor, o que achou da postagem em geral? Qual é a sua opinião sobre as informações aqui contidas ? Faça a diferença, comente!





You Might Also Like

15 Comente!

  1. Ola Sabrina,
    Adorei o texto de hoje, e como sou professor, sei que vida de normalista não é fácil mesmo.

    Sempre é muito bom sabermos mais sobre a cidade que moramos! Fico chateado pois muitas vezes nossas crianças estão aprendendo a história dos Estados Unidos ou da França, mas desconhecem a história de sua própria cidade, que no caso de Magé é bastante rica.

    Adoro as histórias que envolvem o Barão de Maua e a construção da primeira ferrovia do Brasil em Magé. Ela foi determinante para o progresso do Brasil, só não sei como as autoridades locais não exploram mais essa questão, seria muito atrativo para o turismo local.

    Abraços Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina
    Que legal saber mais sobre a sua cidade!
    Onde eu moro também é uma cidade pequena e histórica, é a segunda cidade do Brasil, acho que temos algo em comum.
    Belo texto, como sempre.
    Bjos.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,Sabrina!!!
    Amei saber que você é normalista e que está preste a se formar!!
    Saber e valorizar o lugar onde moramos é sempre bom!!
    Amei conhecer através de você, um pouco mais sobre Magé.
    Também sou professora(De Língua Portuguesa).Mas, comecei como professora primária .Vá em frente.Prossiga!!!
    Beijos no seu coração!Soninha.

    ResponderExcluir
  4. Sabrina, realmente nossa cidade é muito rica e mesmo assim as pessoas insistem em colocar tudo para baixo, só que as pessoas não sabem e deveriam saber que: Magé é motivo de orgulho e não só para os que estão de fora, mas também para nós mesmo, pois se muitos de nós que moram aqui não dão valor, não vai ser o presidente OBAMA que vai sair lá do aconchego dele para conhecer Magé, e nossa cidade é famosa independentemente se for pelos escândalos porque isso quem faz é o próprio povo não sabendo escolher seus administradores-gerais e mesmo com todo o vexame desses, Magé nunca perde seu brilho e sua história :D

    beijão, Matheus
    www.amaralstarlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. nossa que legal saber mais Magé, aqui onde eu moro se eu souber o nome de 5 pessoas e muito, e aqui praticamente nunca se vê crianças brincando na rua, ai deve ser muito legal :)
    amei seu blog flor, volte mais vezes ao LM beijos
    lolamantovani.tk

    ResponderExcluir
  6. Criar identidade é o primeiro passo para o despertar da consciencia Sabrina! Está de parabéns! =D

    Bjuuus

    End Fernandes

    ...

    ResponderExcluir
  7. Oi minha linda, vim aqui agradecer sua visita no meu blog, e por o carinho que você demostrou :) Obrigada mesmo! Seu blog é muito bom, parabéns linda! Sucesso sempre, e é claros, to seguindo já :D

    http://meeninamulheer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu gostei de conhecer um pouco da sua cidade, achei demais ver a história tão pertinho da gente, afinal cada parte do Brasil, teve uma parcela na história de nossa nação, achei muito informativo, quem sabe não visito um dia =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca gostei de aulas de História e, acredito que tudo dependa do professor, não tive bons professores de História, que nos instigasse a gostar da Disciplina, contudo, eu me interesso por ler fatos históricos e tenho uma parceira de blogue que é historiadora e seus posts acabam por ser fascinantes.
    Muitos fazem pouco de cidades do interior, no entanto, cada lugar tem seu valor e sua cultura.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, gostei de conhecer a sua cidade, seu post foi muito legal. Eu não sou de julgar nada, afinal, moro em Vitória-ES e é uma cidade que anda crescendo muito, se não me engano o ES é o estado que mais cresce no país e Vitória é sua capital, então, aqui o transito é enorme e a violência não para de aumentar, já estamos sendo comparados a São Paulo, e eu gosto de lugares tranquilos, adoraria ter podido brincar na frente de casa quando criança ou conhecer as pessoas daqui, mas não é o que acontece. Uma pena.
    Parabéns, muito boa postagem mesmo. Sucesso e que continue gostando das suas aulas.
    Beijos :*

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sabrina, muito legal sua postagem. O que mais me saltou aos olhos foi a sua disponibilidade para assistir a uma palestra mesmo achando que poderia ser chata. Muitas pessoas já vão com o nariz tão torcido para um evento ou curso que podem acabar perdendo de aprender coisas muito diferentes e interessantes. Parabéns pelo seu diferencial, que se traduz belamente nas postagens peculiares do seu blog. Sem falar que, saber mais sobre a cultura local, é sempre interessante. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Me deu uma saudade dos tempos de escola normal... Hihihi.
    Pois é, Sabrina, é um absurdo mesmo, e mais ainda porque infelizmente a lei foi aprovada... Uma pena!!! Triste dia esse em que uma barbaridade dessas passa a não ser mais um crime.
    Desejo um Final de Semana repleto de felicidades para você!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sa,

    Adorei o seu texto! Trazendo um cenário especial sobre a sua cidade, cheia de contornos e diferenças urbanas. Bom conhecer mais desse Brasil!
    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  14. Gostei de conhecer um pouco da sua cidade, muito legal. As vezes achamos que moramos em um fim de mundo e nem sempre é, pode ser um lugar cheio de história,rs.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante o projeto desenvolvido pela sua escola. Acho importante conhecermos e valorizarmos o lugar onde vivemos e isso ainda mais essencial para futuros professores.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>