Coleção '' Gilberto Gil e Caetano Veloso - 70 anos ''

17:40


Como eu disse na postagem de ontem, essa é a segunda postagem relacionada com o assunto. Hoje irei falar um pouco sobre a coleção Gilberto Gil e Caetano Veloso - 70 anos .

Há alguns meses, checando a minha caixa de entrada , vi um email da empresa publicitária Núcleo da Ideia . O email se tratava de uma espécie de parceria para o projeto que eles estão realizando. Fiquei muito feliz em ser escolhida, pois o Spiderwebs é um dos poucos blogs que estão nesse projeto.

O principal objetivo do projeto é fortalecer e proporcionar o maior acesso ao melhor da MPB, por meio da “Coleção Gilberto Gil 70 anos” e “Coleção Caetano Veloso 70 anos”, da Innovant Editora. São 20 livros e 20 CDs originais escolhidos pelos artistas, no entanto, foram lançadas somente as 11 primeiras edições. Os volumes de Gilberto Gil e Caetano Veloso celebram a carreira dos ícones da MPB, com fotos marcantes, textos inéditos e depoimentos exclusivos.

As coletâneas apresentam uma verdadeira aula de história da música e do Brasil, contada em prosa e sons. Em cada publicação, de 32 páginas, é possível reviver o passado e acompanhar a trajetória de Gil e Caetano, além de conhecer detalhes e curiosidades, contadas por eles mesmos.os exemplares contêm um CD e um livreto. Pensando nisso, a Núcleo da Ideia me disponibilizou os fascículos para eu escolher.  Dos 11 que foram lançados, escolhi 3 de cada um , os meus favoritos . Não demorou muito e ontem chegaram meus fascículos e CD's , tudo devidamente lacrado e do jeito que eu pedi ! Fiz questão registrar e mostrar aqui. Confira!

1. os fascículos que chegaram 2. o pacote lacrado 3. antes de abrir
Ficou curioso sobre os fascículos? Fique calmo, vou mostrar detalhadamente abaixo sobre cada fascículo e CD dos cantores, os que eu ganhei e escolhi . Enjoy!



MEUS FASCÍCULOS +CD: REALCE, GILBERTO GIL E AS CANÇÕES DE EU,TU E ELES

Realce - 1979

"Realce, uma maneira de dizer a luz geral. Denominar o brilho anônimo, como um salário mínimo de cintilância a que todos tivessem direito. Como a noite de discothéque após o dia de trabalho. (...) Realce, cada um por si, Deus por todos".  É assim que Gil denomina a essência seu disco '' Realce'' lançado em 1979 . Entre as músicas que estão presentes no CD as mais conhecidas são: ''Realce'' e a versão brasileira da música de Bob Marley , ''Não chore mais (No Woman, No cry)''  que abriu as portas para a difusão do reggae no Brasil. 


Gilberto Gil - 1969

O disco Gilberto Gil, também conhecido com o sobrenome de "Cérebro Eletrônico", é o nome do terceiro álbum de estúdio do cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil, lançado em 1969, pela Philips. . Apesar da boa recepção do álbum, este só teve um single, considerado o primeiro grande sucesso de Gil, "Aquele Abraço" (que eu adoro), enquanto trazia um repertório de nove faixas, onde além da canção já citada, apenas "Cérebro Eletrônico" ganhou mais algum destaque, anos depois, com a regravação de Marisa Monte. 



Eu, tu , eles - 2000 

Álbum lançado em 2000 da trilha sonora do filme Eu, Tu, Eles por Gilberto Gil, a grande maioria das músicas foram cantadas por Luiz Gonzaga, outras são músicas que Gilberto Gil, fã de Luiz Gonzaga compos especialmente para o filme, são elas: "O Amor Aqui de Casa", "Asa Branca", "Lamento Sertanejo" , "Casinha Feliz" e a famosa '' Esperando na janela''.








MEUS FASCÍCULOS +CD: PRENDA MINHA, TOTALMENTE DEMAIS E FINA ESTAMPA

  
Prenda Minha - 1999

Deste disco, foi originado o espetáculo Prenda minha, que por sua vez originou o também elogiado CD  que trouxe regravações dos antigos sucessos entre outras canções consagradas, na ausência total de canções do disco de estúdio. Inclusive este CD foi o primeiro a atingir a marca de um milhão de cópias vendidas na sua carreira, vendagem esta alavancada pelo estrondoso sucesso da regravação da canção Sozinho (Peninha), que incluída na trilha sonora da telenovela Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, explodiu nas rádios brasileiras. 



Totalmente demais - 1986

Foi o primeiro disco ao vivo de Caetano Veloso. Inclui muitos sucessos, entre eles '' O nosso estranho amor '', '' Totalmente Demais'' e '' Todo O Amor Que Houver Nessa Vida ''.









Fina Estampa - 1994

Todas as músicas do CD são em espanhol. Entre todas, as que eu mais gostei foram:  '' Un vestido y un amor'' e  Vete de Mí''. O disco trouxe clássicos latino-americanos com arranjos do maestro e violoncelista Jacques Morelenbaum, em estilo de bossa nova, e originou um álbum ao vivo homônimo.








Ufa! Muito legal né? Eu adorei meus fascículos e os CD's que junto deles vieram.
 E você, o que achou da projeto , dos CD's , enfim, da postagem em geral? Comente !

[ e amanhã, a última postagem e a tão esperada novidade, não fique de fora!]

You Might Also Like

11 Comente!

  1. Show sua coleção Sabrina!
    Acho legal isso de um fã comprar e colecionar as obras de seus ídolos.
    Nada dessa coisa de pirataria, isso é zero!

    Legal, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Putz Muito Sortuda você Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. Muito legal a coleção que recebestes e esse projeto, revivendo boas e imortais músicas em meio a um mar de "sucessos" de gosto duvidoso. Aguardando a próxima postagem..

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esta postagem. Eu não sabia destas coleções especiais, e confesso que estou com vontade de adquiri-los.
    Bom texto, até mais.
    http://daquioitentaanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Para o mubndo quer descer.
    Primeiramente adorei essa portagem
    ou reportagem do seu blog sobre o
    Gilberto gil e caetano veloso.
    Eu não gostava muito de ouvir caetano veloso,
    mas descobrir que ele fez musicas
    otimas. Comecei tarde a gostar da musica del
    quando ele fez o especial gil caetano ivete na globo. 70 anos não e para qualquer um rs.

    Ameii seu blog

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sortuda mesmo. Que delícia ter acesso a uma coleção tão linda assim, parabéns a você e ao blog. Sucesso!


    Passa lá: www.aspirantenerd.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sá
    Muito sortuda vc mesmo einh?! Eu acredito que não existe esse negócio de sorte, o que existe é o trabalho, e vc merece pelo bom trabalho que vc faz no seu blog! Ótimas obras!
    Bjão da tia Lú.

    ResponderExcluir
  8. Que incrível xará *-*
    A coleção está linda, Caetano e Gilberto, ai!Que bom que você faz parte desses sucessos. Queria ganhar também, rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Sortuda mesmo!! Vale o trabalho, lindona! Parabens.
    bjim, Dé@
    http://deabrasilcabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sa,

    Tudo bem? Que legal o texto, rico e com detalhes que nos fascinam sobre esses dois monstros da música popular. Parabéns!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da postagem e agora compreendi a origem do sorteio, foi uma parceria com seu blogue. Legal.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>