Estrelas da MPB : '' Gil e Caetano ''
10:15+ papo cabeça: A importância desses nomes é indescritível. Mudaram os paradigmas , o cenário musical brasileiro e contribuíram para a construção da cultura e história nacional. Todos nós devemos conhecer e apreciar essa história, faz parte da nossa identidade enquanto cidadãos brasileiros. Sem palavras . Essa é a verdadeira MPB.
11 Comente!
Se eu te disser que já "falei" com o Gil, tu acredita? Ele é amigo da minha tia, (:
ResponderExcluirAdoro todos, mas o meu favorito é o Chico Buarque.
Beijos amor.
/Marcela
http://www.tendenciadolescente.blogspot.com/
QUe legal!
ExcluirA Tropicália foi um dos movimentos mais importantes da história da música brasileira, acho muito legal que tanto na música, quanto no teatro e nas artes plásticas, o movimento ganhou um forte tom de brasilidade, mesmo exportando diversos elementos de outros movimentos contra-culturais da década de 60... Adorei o post, muito informativo!
ResponderExcluirSabrinha, lindinha! Tudo bem?
ResponderExcluirExcelente teu post!
Muito bom mesmo, e creio que pegaste o fundamental, além de explicar e exemplificar sobre a Tropicália, movimento musical e cultural do nosso Brasil; ainda o confrontou com a Bossa Nova, e concordo totalmente com tua postura, em que a Tropicália representava um tanto de atitude libertária dos artistas e jovens dessa época.
Grande beijo!
Valeu Cissa!
ExcluirHey, já conhecia a estória dos dois, ano passado minha professora de português falou sobre isso e sobre algumas coisas que a maioria das pessoas não conhecem, eles contribuíram e muito para o cenário musical brasileiro, e são figuras importantíssimas não?! Amei sua ideia dos posts em relação a história deles e tudo mais! O brasileiro precisa saber mais sobre nossos artistas <3
ResponderExcluirBeijos
Meu outro lado
Eu nunca parei para escutar MPB, mas depois de ler o post eu fui dar uma pesquisada...
ResponderExcluirHey, o My Mundo voltou com tudo novo! Da uma passada la: http://singlejoao.blogspot.com.br/
Não sou muito fã dos dois, gosto de algumas músicas. Mas quando analiso a história, deixo meu gosto musical de lado. Reconheço a importância dos dois e de outros diversos artistas na música popular brasileira, principalmente em épocas do Regime Militar. Muito boa sua postagem.
ResponderExcluirGrande Abraço
Oi Sabrina.
ResponderExcluirPrimeiro de tudo, parabéns por esse projeto. Valorizar a verdadeira MPB é uma coisa que estamos precisando ultimamente.
Quanto a histótia da música desses dois ícones, sei da importância dela. Mas essa quebra de paradigma que eles possibilitaram foi novidade.
A verdade é que eu tive que estudar isso na escola e achava super chato, sabe como é, né... mais novo, gostos diferentes...
Mas conforme fui amadurecendo e aquela obrigação de aprender tal coisa acabou, agora acho interessante.
Impressionante o poder que a música tem, não é? A ponto de o governo se sentir ameaçado.
Temos que ter mais músicas assim, que nos levem a ter um raciocínio crítico e não esse "tchu" e "tcha" que inventaram por aí, rsrs.
Bom fim de semana pra você.
Beijo.
Este assunto sobre MPB certa vez rendeu uma discussão (normal) entre mim e uma blogueira (pasme!) de 19 anos que é fã incondicional de Roberto Carlos e a Jovem Guarda em geral.
ResponderExcluirEu comentava, em verdade, enfatizando Chico Buarque e destacando que os jovens desta época que curtiam estas músicas, deveriam ser os politizados, enquanto os da Jovem Guarda, eram os mais desencanados, para ser generoso e não chamar de alienados. Eu penso sim, pode parecer teoria da conspiração, que a Jovem Guarda foi uma "jogada" para despistar muitos jovens da época do que realmente estava acontecendo no país. Sabe como é... Um povo sem informação é um povo sem armas para lutar. E todas aquelas musiquinhas melosas e inocentes da Jovem Guarda, em minha opinião, serviram pra isto.
É claro que, irada como só ela, chegou a criar um post a favor da Jovem Guarda com o título: "Não Chico, eu não te amo", ahahahaha. E me marcou no Facebook porque queria briga.
No final das contas, acredito que nem eu e nem ela temos sabedoria suficiente para julgar o que quer que seja que aconteceu, somente os que vivenciaram esta época. Uma pessoa que realmente viveu esta época e alguns historiadores tiveram autoridade para comentar lá, mas eu não, eu fiquei na minha. No post ela dizia que música nem sempre deveria ser sobre política, de certa forma concordo, contanto, eu dou valor para o conteúdo de uma música, não somente suas melodias. E há bandas como Sex Pistols, que também eram politizadas no meio punk e para mim são superiores as letras nonsense dos Ramones, embora eu goste de ambas, valorizo mais os Pistols.
Ah eu concordo com você ! Para mim a Jovem Guarda foi mais uma jogada capitalista. Que coisa hein? Acho que não obtemos conhecimento absoluto de todas as coisas do mundo para ficar discutindo esses assuntos, porém, nossa opinião é essencial, e todos devemos respeita a opinião alheia! Fez bem em expressar a sua . rs Beijão!
ExcluirOlá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!
Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.
Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.