Vida de Normalista: Vestibular

13:12


Olá amados. Eu nunca pensei que iria dizer isso com tanta convicção, ou que já tinha chegado a hora de dizer, mas a ficha caiu . Amanhã dia 17/06/12 vou fazer meu primeiro vestibular! #anodaformatura #momentosdetensão. Mas então, você sabe o que é um vestibular?

Pra quem não sabe, vestibular (ou, mais propriamente, exame vestibular) designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades.Vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior noBrasil. É o mais importante critério de seleção de candidatos, utilizado tanto pelas instituições públicas quanto privadas de ensino superior. Tem maior significado nas instituições públicas, que por sua gratuidade, são geralmente mais procuradas. Os exames vestibulares mais concorridos são normalmente aqueles que permitem o ingresso nas universidades públicas. Tais exames são aplicados por fundações ou comissões especialmente criadas para tal fim. Há também alguns vestibulares de instituições privadas bastante concorridos. (fonte: Wiki) 

O vestibular que irei fazer amanhã é o da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) . Vai ser muito concorrido, muitas pessoas irão fazer de várias partes do Rio de Janeiro . Então, é essencial ter toda atenção e noção dos conteúdos. Mas esse é só o primeiro de muitos vestibulares que irei fazer esse ano. E claro, sempre rola aquele nervosismo normal de vestibulando, ainda mais pra mim, pois entre as coisas mais difíceis da minha nada mole #VidadeNormalista é arrumar um tempo pra focar nos estudos do vestibular. Estou tão nervosa. Mas creio que vai ser o que Deus quiser que seja! 

Pensando nisso tudo, pesquisei aqui algumas dicas essenciais sobre coisas para se fazer e não se enrolar nas vésperas e no dia do vestibular. Confira abaixo:

+ Se prepare ! Um dia antes, durma o mais cedo quanto puder. Procure também saber onde é o local da prova , para não correr o risco de perder o horário . O Google earth e o Google maps ajudam bastante nisso. 

+ Alimente-se bem. No dia da prova, faça um café da manhã reforçado e um almoço leve, caso o exame seja no período da tarde. Evite comidas “pesadas”, como feijoada, churrasco e maionese. Prefira carnes grelhadas, verduras, legumes e frutas, pois a gordura dificulta a digestão e pode causar desconforto e sonolência. Beba muito líquido. Os sucos de frutas são uma boa opção, pois, além de água, fornecem uma boa dose de vitaminas. 

+ Previna-se. Saia de casa com bastante antecedência. O ideal é chegar ao local do exame pelo menos meia hora antes de fecharem os portões.

+ Mantenha calma. Manter a tranqüilidade é fundamental para ter um bom desempenho no vestibular.

+ Relaxe. Durante a prova, comporte-se como se estivesse estudando em casa. Caso queira levar comida para a sala, dê preferência para biscoitos, frutas e barras de cereais. Lembre-se de que, nos dias de calor intenso, o chocolate não é uma boa opção. Só não deixe de levar água, suco de frutas e isotônicos.

+ Esteja por dentro. É importante fazer previamente um plano de prova, ou seja, definir com muita clareza como irá fazê-la. Nas provas de Comunicação e Expressão, por exemplo, é recomendável começar pelas questões, deixando por último a redação. Reserve um tempo para passar a redação a limpo. Outra boa estratégia é começar a resolver primeiramente as questões mais fáceis e sobre os assuntos que mais domina. Deixe as questões mais trabalhosas e aquelas que não sabe para o final – porém não se esqueça marcá-las, para que possa identificá-las facilmente quando retomar a prova.

+ Não se desespere! Sempre existirão questões abordando assuntos que você não domina. Em testes de múltipla escolha, use o bom senso para eliminar as alternativas absurdas e opte por uma das restantes.

+ Leia sempre. Leia com muita calma e atenção os enunciados das questões. O êxito do vestibulando depende não só do conhecimento da matéria, mas também da capacidade de leitura e compreensão do que está sendo solicitado.

+ Não desperdice. Use até o último segundo do tempo concedido. Por fim, reserve um tempo para transcrever com calma e atenção as respostas na folha apropriada.  
Enfim, vou seguir estas dicas e espero que elas ajudem quem como eu, também vai se submeter a um/ouvários vestibulares esse ano ! Me desejem sorte :*



E você leitor, já prestou vestibular? Como foi? Se não , pretender prestar? E ainda: O que achou das dicas, postagem? Enfim ... dê a sua opinião e comente !

You Might Also Like

10 Comente!

  1. Minha irmã está saindo para fazer a primeira prova de vestibular hoje!
    Ela está super nervosa, está até engraçado! hahaha

    Ainda bem que eu já passei por essa fase! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e eu estou um pouco nervosa, faz parte !

      Excluir
  2. Oi!
    Esse é o segundo ano que presto vestibular. Ano passado eu nem considerei muito porque estava no terceiro ano adiantada, era pra eu terminar o ensino médio esse ano :)
    Gostei de todas as dicas que você deu e reforço a importância delas, principalmente a de chegar pelo menos 30 minutos antes do início da prova (eu chego 1h antes rs) porque conhece a lei de Murphy né? O que pode dar errado, dará. Ainda mais se você estiver nervosa.
    O vestibular não é um bicho de sete cabeças e não devemos fazer pra passar, mas sim fazer ATÉ passar.
    Te desejo uma ótima prova, desde que você não queira o mesmo curso que eu rs. Brincadeira, isso é na 2ª fase hehehe.
    Beijos!
    É NÓIS NA UEEEEEEEEEEEERJ! :D

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Sabrinna!
    Boa sorte no vest! Passei no primeiro vestibular que fiz na Universidade de Brasília. :)
    Se for fazer o vestibular da UnB aqui vai umas dicas:http://sapereaude10.blogspot.com.br/2012/02/dicas-para-o-vestibular-da-unbcespe.html

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. AHHH eu vou fazer amanha da UERJ também!
    Onde vai ser o seu?
    o meu é na universo- Trindade
    Boa sorte pra nós duas!

    xoxo, Lari ^^
    http://olhacomoeufaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina!
    É, esse tempo chega para todos. Felizmente para mim, ele já passou. As dicas continuam as mesmas e acho que nunca mudarão. Não consegui seguir todas, mas a maioria ajuda realmente.
    Desejo que você faça uma boa prova lá e fique tranquila.

    Bjuss

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>