Conhecendo Magé : Morro do Bonfim

21:59

Olá meus queridos leitores. Tudo bom ? Espero que sim. Bom, mais uma vez venho aqui falar da minha terrinha! Espero sinceramente que aproveitem a postagem, apreciem as fotos e etc. Então, vamos ao post? Enjoy!

Mirindiba (a esquerda) e Capela N. Sr do Bonfim 


Meus caríssimos leitores , neste sábado tive uma tarde incrível. E é claro, não poderia deixar de contar aqui e mostrar para vocês. Hoje eu decidi ir a missa nessa capela aí na foto de cima, a Capela N. Sr. do Bonfim. Nem preciso dizer né? Valeu muito a pena, e agora irá ter missa nesse local todos os sábados , a partir das 15:00 hrs. Mas então, além de ter a oportunidade de ouvir boas palavras e assistir uma celebração muito gostosa, fui contemplada também com a tarde de sol maravilhosa que lá estava. Aí foi quando eu lembrei que este é um lugar cheio de história, como muitos locais da minha cidade. Mas lá é muito pouco conhecido por inúmeros brasileiros. Sou sortuda , moro bem perto desse lugar! Já fui lá várias vezes, mas hoje, foi inesquecível, a tarde estava linda. Quem não conhecia ainda, hoje irá passar a conhecer. Curiosos? Então, vamos nos aprofundar mais no assunto! 

UMA ÁRVORE CENTENÁRIA : MIRINDIBA 

Fiquei pequenina. :)


Todo morador de Magé conhece esse local, ou pelos menos, deveria conhecer.  Por trás dessa exuberante árvore, se encontra uma das mais belas lendas de Magé . É a lenda sobre a Índia Mirindiba, que se encontra no Morro do Bonfim no centro de Magé. Segundo a história, uma índia Tupinambá (filhos do Pai Supremo), foi encantada pelo Pajé de sua tribo, utilizando seu maracá (instrumento mágico), e transformada numa árvore.

Sobre os olhares de Coaraci (o Sol), de Jaci (a Lua), e de Tupã (o Deus do raio e da tempestade). A Mirindiba vive acompanhada de Anhangá (o Espírito da Floresta) e de Curupira (protetor dos seres vivos da floresta). No alto do Morro do Bonfim, a Índia Mirindiba está protegendo o povo de Magé, contra as injustiças e opressões. Outra lenda muito interessante Tupinambá, fala que Monã (criador da Terra), mandou Tata (Fogo do Céu), destruir todos os homens maus da Terra. Porém, Monã lhe disse que poupasse o índio Irim Magé e sua tribo, pois eles eram bons. Inrim Magé se tornou um Morubixaba (líder da tribo), repovoou e cultivou a terra junto com sua tribo.

Mirindiba Lafoensia glyptocarpa, nome científico, é uma árvore da família das litráceas, nativa do Brasil.  Caracteriza-se por suas folhas de pequena dimensão e permanentes, formando uma copa de 6m de diâmetro e 10m de altura. Ela floresce de Julho a Setembro, dando origem a flores brancas ou rosas. Frutífera de Agosto a Setembro, formada por cápsulas. A polinização da planta é realizada por morcegos.


CAPELA N. SR. DO BONFIM


Um patrimônio religioso e artístico. A Capela do Nosso Senhor do Bonfim, foi construída em 1883. A construção religiosa elementar conserva as características de outras capelas filiais em Magé, apesar de ter alvenaria de tijolos. Mesmo moderna, a fachada possui forma triangular e cunhais clássico, sendo o campanário com desenho mais leve e delicado.

Erguida em 8 de setembro de 1876, observa a cidade aos seus pés do cume da maior elevação do centro de Magé, e de lá é possível visualizar, não só para os pontos da cidade, como o Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara com suas ilhas, como: o pequeno arquipélago de Paqueta e Ilha do Governador, a Serra dos Órgãos e a Baixada Fluminense e seu verde. Lindo, não?




- SESSÃO DE FOTOS NO LOCAL -

árvore Mirindiba ao fundo

Vista do alto do Morro do Bonfim

A cidade de Magé vista do alto do Morro do Bonfim

em um dos caminhos de acesso ao Morro do Bonfim

aos pés da árvore Mirindiba
Fotos minhas by:  Matheus Gouvêa / Fotos do local by: Sabrina Gomes

Espero que tenham gostado das informações , das fotos e tudo mais. Gostou do local e quer ir lá também? O endereço é : Alto do Morro do Bonfim – Acesso pela Rua Pio XII - Magé/RJ. A visitação turística é diária.

 LINKS


+ A cidade tem site! clique aqui e acesse o site oficial Magé Online.
+ Quer saber mais informações sobre a cidade? clique aqui e conheça o site do jornal oficial.
+ Outras fotos minhas no local estão na fanpage do blog ,clique aqui

E você leitor, o que achou da postagem , das fotos e do conteúdo de modo geral? Comente e dê a sua opinião, ela é muito importante ! :)

You Might Also Like

21 Comente!

  1. A-DO-REI esse "ou pelo menos, deveria conhecer." hahahaha Lindas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk . Só você mesmo. Valeu amiga ! :D

      Excluir
  2. Esse lugar, é mesmo muito perfeito! E que vontade de ir, deve ser muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais!
    Tenho fotos aí pequenininho!
    Amo esse lugar!

    Muito Bonita a sua postagem com informações de lá! Adorei!
    é muito lindo!

    Está de parabéns minha amiga s2'

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindão!
    A capela é muito bonita.
    Nunca havia ouvido falar daí. É tão legal descobrir os cantinhos bonitos que existem nesse Brasil, né? *-*

    Beijo!
    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá flor!!

    Gostei muito do seu blog!! e segui.

    será que pode ajudar e segui o meu blog? por favorrrrrrr
    ia ficar muito contente.
    http://sermulherfantastico.blogspot.pt/
    bjinho

    ResponderExcluir
  6. ameiii,lindooooo,lindooo

    ResponderExcluir
  7. oie amiga Parabens seu blog e lindo..
    amei a postagens,bem legal!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sabrina. Quanta história sobre sua cidade! Acho legal e importante que se conheça alguma coisa sobre o lugar onde vivemos, são heranças culturais lindas e que de alguma forma se reflete no que somos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ei, que legal isso.
    Adorei as fotos e as histórias. Gosto muito dessa cosia de lendas que marcam o povo local. É interessante e enriquecedor para a cultura ( ainda que não acredite na maioria ), mas acho legal.
    Parabéns pelas imagens e pelo post. =)

    Ah, quando eu demorar assim pra comentar, não leva a mal não, tá? É que eu realmente preciso de tempo pra poder me organizar e prestigiar meus colegas. =)

    Beijão
    Cléo - Acesse o blog Vejo Por Aí... Onde o útil, o fútil e o inítil se encontram.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a matéria! Aliás, tenho pensado sobre Magé, sua história, tem a idade do Rio! Estas lendas, cheias de mistérios indígenas. Este folclore é lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Eu lembro que você já tinha feito um post sobre Magé e pelo visto este lugar rende muito mais que dois posts. Gostei de saber da lenda da árvore, adoro saber mais sobre as lendas e seus lugares.
    Ficou muito legal o post Sabrina. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Ola Sabrina,
    Primeiro dedico um comentário apenas para parabenizar você e o Matheus pelas belas fotos tiradas no Morro do Bonfim. É muito legal podermos ver outros recantos do nosso amado Estado do Rio de Janeiro.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  13. Olá parceira,

    Agora sim vou comentar a matéria.

    Interessante saber que agora a antiga capelinha do Morro do Bonfim acolherá missas. Ela foi restaurada? E que história incrível essa da índia tupinambá. Adoro conhecer essas lendas indígenas, pois ao menos temos que concordar que eles tinham grande imaginação.

    Sabe, adoro mirantes. Pois deles podemos ter uma visão privilegiada do local em que estamos, conferindo assim, do alto, cada detalhe que em terra muitas vezes não notamos.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  14. Que lugar lindo, amei.
    Gostei bastante da natureza, da capela.. e suas fotos também, ficaram lindas;

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A cidade é linda, assim como você chará! rs
    Estava assistindo o programa 'Louco por elas' na globo, há umas duas semanas, e Magé foi citada duas vezes como uma linda cidade e é verdade!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Sabrina a sua terra é linda e maravilhosa, muito legal, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que lugar lindo Sabrina, acho incrível cidades assim.
    Aqui na minha cidade tem muitos pontos lindos também, mas fiquei encantada com Magé.
    Ah, você é muito fotogênica. *-*
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  18. O lugar é lindo. Amo cidades históricas.
    Você, é claro, também não ficou para trás. Está belíssima nas fotos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi Sá
    Muito legal o post, como sempre, vc me dá muito orgulho minha sobrinha adotada (kkkkk), as fotos ficaram ótimas, também a paisagem e a modelo ajudaram, o texto perfeito, descritivo, sem ser enjoativo. Adorei!
    Bjão da tia Lú.

    ResponderExcluir
  20. livia santosjunho 20, 2012

    Ja caiu , no falecido vestibular da UFF, uma proposta sobre a ciadade natal dos candidatos. Voce teria muita coisa pra escrever, Sabrina.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>