Fotografia: em busca da câmera ideal

07:59


Hoje em dia, a fotografia é algo mais do que essencial em nosso cotidiano. Todos nós precisamos dela. É através da fotografia que guardamos os momentos , registramos tudo que queremos, nos expressamos. Tudo isso de forma fácil e eficaz. Existe no mercado muitos tipos de equipamentos para a fotografia, para todos os gostos,bolsos e necessidades. Hoje irei falar somente de câmeras digitais, que são as mais abrangentes no mercado.Muita gente não sabe a diferença entre algumas câmeras e até muito tempo eu também não sabia. Depois que entrei para a ''blogosfera'' , meu interesse pela fotografia aumentou e eu resolvi pesquisar sobre as variedades , tanto de preço, quanto de utilidade. Sei que postagens assim são meio clichês, mas há quem ainda não conheça sobre o assunto. Então, vamos saber mais um pouquinho sobre?  Sem mais delongas, continuemos a postagem, vem comigo!

FOTOGRAFIA: A POESIA DA IMOBILIDADE - ''DO CELULAR ATÉ A DSLR''


Câmeras iniciantes:  Servem para fotografar todos os momentos da vida de forma doméstica em ambientes internos ou externos. Devido à simplicidade de uso, é ideal para quem quer apontar e clicar. Oferecem resolução de 3MP a 5MP para fotos até 30x40cm à 50x75cm, totalmente automática, controles simples, fáceis de usar. Um bom exemplo é o Iphone e androids em geral, onde milhares de internautas publicam diariamente suas fotos no instagr.am , uma rede social de compartilhamento de fotos. 

Câmeras compactas: Servem para fotografar todos os momentos da vida de forma doméstica em ambientes internos ou externos, interagindo com os recursos nos modos de cena programados pela câmera. Essa é para aqueles que não dispensam uma boa fotografia e não querem gastar muito com isso.  Essas câmeras são menores e servem para registrar tudo de forma discreta, já que podem ser transportadas no bolso. São câmera compactas, leves, sofisticadas e simples de operar, não é necessário conhecimento prévio. Vivi muitos anos com uma Sony (não lembro o modelo, mas é bem antiga) que me ajudou até hoje, praticamente todas as fotos minha aqui no blog vieram dela. Exemplos: Nikon Coolpix S4100 e Canon PowerShot SD890 IS

 

Câmeras superzoom: Servem para fotografar todos os momentos da vida de forma criativa, através dos recursos fotográficos. Capacidade de operar com baixa iluminação, longa duração das baterias, captura imagens com arquivos TIFF e RAW. São mais rápidas ao fotografar. Oferecem alta resolução para fotos até 1MB, controles fotográficos sofisticados, controles avançados, flash embutido e também externo. Essas câmeras são ótimas para aquela pessoas que querem fotos melhores, porém não querem partir para uma DSLR de cara. Não permitem a troca de lentes, o que não influi a qualidade das fotos, mas limita a criatividade do fotógrafo. Exemplos:  Nikon Coolpix P500 e S2800 da Fujifilm.



Câmeras profissionais: Usadas por fotógrafos profissionais para fotografar eventos, aniversários, casamentos, produtos, propaganda, estúdio… Geralmente do tipo REFLEX ou tipo TTL com recursos profissionais. As DSLR são consideradas por muitos fotógrafos experientes como ''semi-profissionais'' , pois há um diferença entre estas câmeras e umas de qualidade mais avançada, as DX. Porém a grande maioria dos fotógrafos e amantes da fotografia denominam elas como profissionais, pois as mesmas apresentam uma variedade de funções e permitem ainda a troca de lentes. Esses tipos de câmeras tem preços menos acessíveis podendo chegar até 12 mil reais ou mais, dependo do equipamento. Fiz recentemente um investimento em uma DSLR da Nikon, a D3100. É uma câmera muito boa, mas como migrei de uma simples compacta direto para ela, senti dificuldades e ainda vai demorar um pouquinho para eu aprender a regular e tirar fotos de qualidade. Querem saber como foi o procedimento e a compra? Aguardem as próximas postagens do blog, vou contar tudo em detalhes. Exemplos: Nikon D5000 e Canon T3.


Gente , espero sinceramente que tenham gostado das informações contidas aqui. Tentei resumir ao máximo, pois esse assunto dá muito o que falar, é muita coisa . Mas como viver sem a fotografia, não é mesmo? Vivemos em um mundo cada dia mais ''fotográfico''. 

Agora é a sua vez: o que achou da postagem em si? Qual dessas câmeras você possui? Qual delas gostaria de comprar? Conta pra gente !

You Might Also Like

18 Comente!

  1. Oi Sá
    Muito legal o post, prá começar, eu adoro tirar fotos, dá para ver pelo meu face né?!kkkkk. Tiramos fotos dos nossos filhos o tempo todo, já tivemos várias máquinas digitais, agora estamos com uma relativamente simples, mas é a prova de choque e a prova d'água, é ótima para quem tem criança. A gente tira ótimas fotos com eles em baixo d'água. Quero comprar uma igual a sua, mas é preciso fazer um curso né? Porque tem que saber a abertura certa, senão as fotos saem embassadas.
    Bjão da tia Lú.

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAadorei esse post, sou louca por cameras. To juntando uma grana pra conseguir a minha. Ja peguei pra "brincar"" uma vez, e é muito boa :D

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrinna,

    dia desses eu tava caçando uma câmera compacta e principalmente barata para comprar. Fiquei um tempão na dúvida e pesquisando, achei este site http://snapsort.com/compare/Nikon-s3100-vs-Sony-W610 muito massa que compara câmeras, e veio a dúvida maior: nikon ou canon?

    A Canon mais barata que achei tinha recursos que eu adoro (macro de 3cm!! exposição de 15s!!!), mas a Nikon (S3100, no caso) acabou ganhando. Mas foi difícil escolher querendo gastar muito pouco e com uma CANON na minha frente com coisas que eu gosto muito.

    A próxima vai ser uma profissional! Dai eu quero ver u.u

    Mas sempre existe essa rivalidade entre nikon e canon, né?! (:

    ResponderExcluir
  4. As fotografias existiram desde "não sei quando", rs, mas com o tempo, como tudo, tende a evoluir. Basta vermos as fotos dos nossos antepassados para termos uma noção.
    Eu também gosto de fotografar, mas não sou lá muito bom pra coisa. rs.
    E gosto demais de fotos bem feitas em studio, como vemos em algumas redes sociais. Acho de extremo bom gosto quem posta fotos assim em avatares ao invés das fotografias comuns ou visivelmente mal retocadas com photoshop.
    E também adoro ver fotos antigas, parece que nos leva para o passado que não vivemos. Como se fosse uma viagem no tempo.
    Muito legal o post Sabrina e aguardarei os posteriores.

    ResponderExcluir
  5. PS: Eu comentei em seu post sobre a camiseta, mas acho que não foi (conexão de merda), vou conferir agora.

    ResponderExcluir
  6. Pela falta de grana me encontro no grupo dos compactos rá! Mas essa sua nikon é um sonho...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma semi profissional da Fuji que é o meu xodó ♥

    Aproveita a sua nova, Sa! :D

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas! Fui semana passada comprar uma câmera nova para meu namorado (que ama tirar fotos) e fizemos uma boa pesquisa! Acabamos comprando a Coolpix P510, que é super boa, por sinal! (:

    ResponderExcluir
  9. Legal, amei o post. Aqui em casa, precisamos de uma nova, pois a nossa é uma CyberShot de pilha (é digital, mas à pilha). Eu e minha irmã estamos pensando em investir em uma semi-profissional.
    Muito obrigada por passar no DSM, não existem caracteres suficientes para retribuir seu carinho!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ameeeeeeeeei o post. Adoro fotografia. Ainda vou ter a minha profissional!! hahah
    bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. adorei o post, eu tiro fotos pelo celular de 5mp e maquina compacta de 14mp
    http://vivernumt0.blogspot.pt/2012/07/bolo-mylabel.html

    ResponderExcluir
  12. até que enfim consegui voltar a acompanhar os blogs,
    Adorei o post Sabrina , eu, infelizmente, como a maioria das pessoas levava em consideração dos "megapixels". Tive um semestre de fotografia na faculdade e percebi que a escolha da câmera vai muito além disse, acho que seu post ajuda muito na escolha! Muito Legal!

    beijo!
    dedevaneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito bom SAbrina pelo visto voce gostou mesmo de saber sobre cameras fotograficas, o seu post ta bem esplicado e assim separando quais sao os tipode se cameras no mercado vai tirar bastante a duvida do pessoal que quer entrar neste ramo, para hoby ou trabalho.
    parabens.

    PauloDias

    ResponderExcluir
  14. Muito bom Sabrina pelo visto vc se apaixonou mesmo pela fotografia neh? o seu post esta muito bem esplicado e assim separando os tipos de cameras que existem deve tirar bastante as duvidas do pessoal que queira entrar neste ramo seja para hoby ou profissao, parabens

    ResponderExcluir
  15. Olá Sabrina,
    ta toda boba com a Nikon nova né? kkkk

    Eu amo fotografar paisagens. Meu sonho é uma canon profissional.
    Mas por enquanto tenho que me contentar com uma compacta da sony de 7 mp. rsrsr

    adorei seu post.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Sa! Desde que me entendo por gente, a fotografia faz parte de minha vida... fui fotografada do nascimento até os dias atuais. Atualmente, uso as de celulares, tenho uma simples para fotos melhoradas e meu pai tem uma semi-profissional... todas são boas, para as finalidades a que se destinam...
    Adorei seu post, excelente matéria.
    beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  17. Olá Sabrina,

    Belíssima e interessante postagem, parabéns! É bom saber o quão estou distante de uma máquina mais elaborada, pois são muito caras... E pelo que mostrou no texto sua câmera tem bastante recursos e isso certamente irá contribuir e muito para novas postagens aqui no blog! Fiquei feliz em saber... Parabéns!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  18. Obs: Sabe, eu costumo tirar fotos com o celular, mas ficam terríveis... Dai fico sempre com saudade da minha câmera velhinha da "Benc" que comprei em uma promotion lá na Casa & Vídeo e que atendia bem as minhas necessidades. Mas ela quebrou e foi direto para o lixo.... Vamos ver, quem sabe me animo também um dia desses! Por enquanto estou ansioso por ver mais fotos aqui no blog, visto que percebi que leva jeito para a coisa!

    Abraços, Flávio.

    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>