Papeando: Como surgiu seu nome?

13:52


Oi gente ! Tudo bom com vocês? Então, esses dias eu estava aqui pensando a cerca desse assunto, acho interessante papearmos sobre isso hoje . Todos sabemos que o nosso nome é uma coisa própria da gente. A gente nasce e nossos pais logo colocam, é um direito de todos  nós. São variadas as circunstâncias: uns foram planejados a décadas, outros durante a gestação, outros na hora.  Não há ninguém sem nome. Levamos ele até o fim dos nossos dias. E o que é engraçado: a gente se apega ao nome que tem. Mas chega aquela fase de nossa vida que a gente quer saber: Como surgiu nosso nome? É uma coisa interessante de saber, pois cada nome tem uma história e um significado mesmo que ele seja o mais bobo e insignificante possível. Geralmente toda criança pergunta isso para os seus pais. Comigo não mudou muito. Um dia eu perguntei isso para minha mãe também. Eu adorei saber, e faço questão de vir aqui contar para vocês. É bem interessante e diferente. 



Bom , como quase tudo na minha vida tem um significado especial, meu nome não passaria longe. Sabe esses três romances aí em cima? Certamente quem é das décadas de 70 e 80, cresceu e viveu a adolescência lendo esses romances. Eles eram vendidos nas bancas todas as semanas e era um sucesso. Minha mãe, não podia ser diferente da grande maioria. Ela lia constantemente esses romances e suas várias histórias. Até que decidiu que botaria o nome de sua primeira filha de um dos três nomes: Sabrina, Júlia ou Bianca. Não sei por que ela escolheu Sabrina, talvez fosse a história com que ela mais se identificasse. Ela me diz que foi por que ela achou esse o mais bonito dos três. Concordo! #suspeita. Eu amo meu nome sabe? E gostei muito de saber que ele veio inspirado em um romance, que até hoje não tive oportunidade de ler, mas um dia lerei, assim espero.

Deve ser por isso que hoje em dia meu gênero de livros favorito é romance. Alguém duvida disso? Bem gente , aí eu não me contentei em só saber por que minha mãe escolheu esse nome pra mim. Eu quis saber o que ele significava. Fui ao pai de todos os procuradores de informações do século XXI: O Google. Olha só o que eu encontrei, vamos ver :


Nome:Sabrina - Significado:Jovem da fronteira.- Origem:Latim
Achei bem interessante saber que meu nome é latino..ainda procurando em sites, pesquisei sobre a personalidade de quem tem esse nome , e olha só o que achei em um catálogo para bebês:


O destino dela é vencer. Ela é uma menina atirada e corajosa, que não tem medo de se arriscar a andar de bicicleta sem rodinhas, mesmo sabendo que pode cair (comigo não foi assim!). A tática dela é se concentrar e fazer bem feito o que ela se propôs(isso é verdade!). Por isso, suas chances de ser bem sucedida são enormes. É ela quem vai ser a líder da turminha, quem vai puxar a fila e quem vai dar as ideias das brincadeiras mais divertidas. #truestory .Ela nasceu para deixar sua historia marcada na humanidade. Ela é extremamente inventiva e desde novinha vai mostrar ideias criativas e diferentes, mesmo nas coisas mais simples. Por onde passar, pela praça, pelo parquinho, na escolinha, vai usar toda a sua inspiração para deixar sua marquinha, seja inventando uma música, uma brincadeira nova ou contando para os coleguinhas coisas que eles ainda não sabiam. Ela adora novidades e tem uma inspiração gigantesca, ou seja, vai atrair muitas amiguinhas para perto dela. 

Fiquei de queixo caído quando eu li. Nunca acreditei muito nessas coisas, mas muitos pontos são parecidos com a minha real personalidade. Sempre tive espírito de liderança , me considero bastante criativa e focada no que eu faço de produtivo. Um exemplo é este blog aqui! Coincidência, não?

LINKS ADICIONAIS


Tumblr_m84x74qowy1r0lmr8o1_1280_large


+ Para saber o significado do seu nome também CLIQUE AQUI.
+ Acesse aqui o site de catálogo de nomes.


Vamos papear, diz aí:E você, o que achou a cerca dos significados do meu nome? E o seu? Como surgiu? Qual o significado dele ? Diga a origem emocional e etimológica (caso souber). Vai ser legal! A gente quer saber !Comenta, vai !

You Might Also Like

32 Comente!

  1. Que legal a origem do seu nome ser através de um romance, Sabrina. Achei bem tri mesmo.
    O meu foi meio que por intuição do pai. Ele disse que eu tenho cara de Mirian Eliete (doutora Mirian Eliete, segundo ele, haha) e ponto.

    Mas bah, eu fui ver lá no catálogo de nomes e saiu muito igual à minha personalidade. Incrível isso. *-* Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Mia... rs sua personalidade é bem diferente!

      Excluir
  2. "Qual o significado do nome Mariana: JUNÇÃO DE MARIA E ANA." DAORA A VIDA KKKK
    Eu me chamo Mariana, por causa da Repórter da Globo ^^ Minha mãe sempre foi fã dela. ^^
    Amei o post, mega interessante.
    Beijos
    Diário Ciumento

    ResponderExcluir
  3. A bem legal isso. O meu também veio do latim e significa "Aquela que pertence a Júlio" A minha.
    Amei esse post! ^^

    ResponderExcluir
  4. Que legal seu nome, veio de ótimos romances. Meu nome iria ser Juli Kleia. Bom porque Juli de minha irmã que se chama Juliana e Kleia por causa da minha prima que se chama Lucikleia. Minha mãe teria escolhido esse nome, mais foi quando meus pais estavam em crise e na época da separação deles que eu nasci, e meu pai não me aceitava como filha, mais no dia do parto ele foi me vê e meu tio disse pra ele que queria que meu nome fosse Jaqueline, daí ficou esse nome. Confesso que , mais preferia outro. Não pelo nome mais pela história dele..

    Origem do meu nome : uns dizem que é latim e outro francês.
    Significado: MANEIRA FRANCESA DE ESCREVER O FEMININO DE JACOB/ Aquela que supera (e realmente eu supero e muito.)
    E isso de tudo sobre mim, rs.
    "Sua filhota tem uma personalidade difícil, mas você aprenderá a lidar com ela. Quem a vê tem a impressão de que ela é tão independente e espertinha que não precisa de ninguém para cuidar dela. Puro engano. Ela pode até passar uma imagem de ser superior aos outros e de estar sempre bem, mas na verdade, é muito mais dependente de você do que aparenta ser. A mamãe vai conhecê-la melhor do que ninguém e saberá dar colo sempre que ela se sentir fragilizada. Apesar de dar a impressão que não liga para isso, pode sentir-se enciumada com os irmãos, carente com a falta da mãe e até ficar com medo do escuro sem admitir. Fique atenta e esteja sempre perto para acudi-la."
    Beijos e abraços Sabrina, adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, seu comentário foi quase uma postagem né? Interessante isso! Que bom que gostou, volte sempre.

      Excluir
  5. Interessante a escolha do seu nome! Meu nome foi escolhido por causa da minha avó :) E belo significado, jovem da fronteira... Sempre faça jus ao seu nome :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Dinha. Ah , não é o primeiro caso de nomes para homenagear avós ou tios, primos etc rs

      Excluir
  6. Não sei muito bem o porque do meu nome !

    Tenho uma tag no meu blog para vc venha dar uma olhada !

    http://taoseila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. A minha mãe tambem lia bastante esses livros ate hoje tem um monte deles em casa, o meu nome joana veio da minha avo e Branca da minha visavo
    Viver num T0 | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  8. O significado do meu nome é mulher cheia de graça, não é lindo!
    Quero te convidar para participar do sorteio que está rolando lá no blog: http://esmaltesdedivas.blogspot.com
    Uma ótima noite

    ResponderExcluir
  9. kkk Sabrina!! Eu nunca achei significado do meu nome, acho que ele foi meio inventado. Meu pai queria um nome diferente, que fosse fácil de falar; apesar de Laize não ter acento no i, a gente pronuncia como se tivesse, dai quem lê, às vezes fala "Láize" e não "Laíze" - eu gosto ^^.

    Mas nesse site eu até achei meu nome perdido lá!! Fiquei chocada haha. Só que não tem origem nem significado... Apenas numerologia.
    No site de significado, eu não li tudo, porque começou com "A que tem popularidade" isso é muito fail! E além disso, diz que é nome Bíblico! Sério?! Acho que não heim. S:

    Vou dá uma olhada no resto (:

    ResponderExcluir
  10. Meu nome Thainá veio da história da indiazinha! hahah Quando minha mãe estava grávida, ela leu o livro, e resolveu dar esse nome por causa do significado, que é: raio de luz ou raio de esperança. Eu adoro meu nome porque não é muito comum mas não é raro hahah O chato é que a maioria das pessoas erram meu nome pra Thaís, Tainara hahah mas faz parte.

    Beijos,
    Thainá =)
    http://tubaiina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sa,

    Tudo bem? Sou do tempo dessas revistinhas..Mas o seu nome é lindo, mesmo.

    O meu vem de Lúcio, derivado de Luz e o meu pai escolheu em decorrência da música Cantiga por Luciana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Livia, sua professora de redação.agosto 02, 2012

    O meu nome também é latino. O engraçado é que a minha mãe escolheu o meu nome sem saber que significa claro e depois escolheu para o meu irmão Bruno, que é germânico, também sem saber que significa escuro. Claro/escuro, bem simbólico né?

    ResponderExcluir
  13. Sei que quem escolheu meu nome foi meu pai e, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um pseudônimo ou de um "H" que coloquei por conta própria para "americanizar" o nome. Realmente é Christian com H.
    O primeiro link é duvidoso, visto que não analisa o nome, mas sim, apenas a letra inicial.
    O segundo gostei que é mais individual e, apesar de ser cético a respeito de numerologia, algumas coisas acertou da minha infância (realmente, eu só queria liderar tudo, rs) e outras que predominam até hoje tais como perfeccionista, teimoso e exigente comigo mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Sobre o meu nome, o resultado fora o mesmo do que tinha pesquisado antes. Só a personalidade que deu tipo: Nada a ver *0*
    E, a honra é minha pela sua visita *--------------------*
    Sua linda, beijo <3

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post! Muito informativo, tenho um amigo chamado Salem, me lembrei nele na hora lendo apenas o nome, afinal a Sabrina que conheci antes de todas as outras é a bruxinha AHUUHAU

    ResponderExcluir
  16. Adoooorei a forma como surgiu seu nome! Eu não faço ideia de como surgiu o meu. Provavelmente minha mãe tava folheando esses livros com nomes de bebês e achou bonito Laís HAHAHA
    O meu nome signifca "a que tem popularidade" hahah Bem diferente do que eu realmente sou :( E meu nome ainda diz que eu gosto de agitos e lugares onde posso mostrar meus dons artísticos HAHAHAH Não sou assim não :P
    Xiricutico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei, super igual com minha personalidade!

    http://capprichinho.blogspot.com
    http://itiscarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Minha mãe também lia esses romances! Mas, meu nome surgiu do filme "Um mestre com carinho", que ela assistiu quando era novinha :) Foi engraçado pra mim assistir o filme UAHAUAHUAH. O significado do meu nome é "todo o mel da flor", e no site, concordei com o texto não esotérico sobre meu nome :D Ser´que essas coisas influenciam mesmo?

    Beijos!

    qualquerlink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Foi assim mesmo a história do seu nome minha filha,eu era fanática pelos romances citados no post. Mais quando vc nasceu eu fiquei um pouco na dúvida e cogitei a hipótse de colocar o nome de YASMIN em você também, por causa do nome do personagem da saudosa atriz DANIELA PEREZ da novela DE CORPO E ALMA. Eu simplismente fiquei apaixonada por esse nome também, e eu só não coloquei os dois, porque eu nunca fui muito fã de nomes compostos, pois ninguém costumava chamar as pessoas pelos dois nomes (SABRINA YASMIN)kkkkk...ninguém iria chamar mesmo, kkk. Mais aí prevaleceu o nome SABRINA ao qual eu sempre tinha sonhado toda a minha vida. Foi aí que eu prometi que colocaria esse outro nome lindo na minha próxima filha, e antes mesmo de engravidar da sua irmã, o nome dela já era YASMIN. Bonita a história né?!

    ResponderExcluir
  20. Muito legal o post. Também gosto muito do meu nome, que vem do latim e significa guerreira.

    ResponderExcluir
  21. O meu nome é composto (José Bruno), mas à princípio não seria assim, o nome que minha mãe tinha escolhido era Romário (e não era por causa do jogador, que ainda não deveria fazer sucesso na época), mas como todo mundo errava o nome (inclusive parentes) ela decidiu trocar para Bruno pouco antes de eu nascer. O José foi acrescentado no dia que ela foi marcar o meu batizado, o padre disse pra ela que eu tinha que chamar José porque nasci no dia do santo que tem este nome (o mesmo acontecera com ele, o padre), minha mão influenciável como só ela, acabou aceitando o conselho dele...

    'José' vem do árabe e significa 'Deus acrescenta', 'Bruno' não sei de onde vem, mas significa 'moreno'...

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/o-segredo-dos-seus-olhos.html

    ResponderExcluir
  22. Lembrei de uma coisa. Lembra quando me disse que o significado de meu nome era cristão? Minha tia me deixou na dúvida agora. Sabemos que Christian é literalmente a tradução de cristão na Língua Inglesa, mas ela me disse que o significado real do meu nome é "ungido pelo Senhor".
    Estas pesquisas (e parentes) são muito loucas. ahaha.

    ResponderExcluir
  23. Quem escolheu meu nomes foram minhas irmãs, porque na época em que minha mãe estava grávida, elas conheceram um cara que acharam bonito e o nome dele é Jefferson. Na verdade meu nome é Jefferson Adriã. Erro de cartório, pois deveria ser Jefferson Adrian. Jefferson tem origem inglesa e significa "Filho de Jeffrey". Isso não é muito especial.

    ResponderExcluir
  24. Meu nome foi excolhido pela minnha irmã que na época gostava muito de Leandro e Leonardo, sobrou Leonardo pra mim. Eu não gosto nem um pouco de sertanejo.
    Bom post
    Abç

    ResponderExcluir
  25. Olá, meu nome foi criado pela minha prima e seu primo. Miguel e Isabel = Mysbeli
    Nunca encontro o significado do meu nome na internet. Uma vez na escola minha professora trouxe o significado do meu nome, mas acho que ela inventou, pois não encontro em lugar nenhum. Eu aprendi a gostar do meu nome.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>