Yoani Sánchez e a importância dos blogs nos dias de hoje

02:13

''Pequena, Franzina e cheia de ternura
por onde ela passa a intolerância treme
Governos se mobilizam contra ela
cruzadores, destróieres e porta aviões
são acionados
Todavia, Ela é só uma menina que traz nas palavras a ternura e a coragem
O que a torna tão perigosa não é sua audiência, 
mas, a serenidade com que enfrenta as adversidades''

(Luis Carlos Campos )


Nas redes sociais, telejornais e rádios, não param de chegar informações sobre a grande confusão causada pela presença da blogueira cubana Yoani Sánchez , dona  do polêmico blog Geração Y , em solo brasileiro. Aliás, se tratando de uma polêmica a nível internacional, não podíamos esperar menos já que o nosso mundo é globalizado. Sem mais delongas, a questão aqui abordada será de total importância aos blogueiros e blogueiras dos quatro cantos do país e do mundo e de igualmente importância para a sociedade brasileira em sua totalidade: de que vale a minha opinião formada para internet e sociedade? Com essa questão, abro nosso artigo de opinião hoje. 


Vamos entender melhor: Politicamente, Cuba é o único país socialista das Américas na atualidade. É o lar de mais de 11 milhões de pessoas. Apesar de conseguir nos últimos anos sucessos nas áreas da saúde e educação, se esqueceu de uma coisa fundamental: do direito à liberdade individual. Isso reflete no bem estar das pessoas. A população fica descontente, fragilizada. Já pensou não poder decidir quem governa o nosso país? Já pensou não pode ver os conteúdos que se deseja em qualquer meio de comunicação e ser impedido de ter uma opinião formada? De não poder sair do próprio país? De ser preso e torturado e de sofrer julgamentos injustos por discordar de tudo isso sem direito a uma defesa? É nesse cenário que vivem os cubanos. 

Alguns brasileiros e partidos de esquerda apoiam essas atitudes. É notável a soma de adeptos incondicionais do governo cubano presentes em nosso país.Ignoramos essa situação, mas deveríamos estar preocupados com essas atitudes. Isso tudo porque há quem ache a blogueira uma mercenária paga pelos Estados Unidos, uma posição radical e extremista, sem fundamentação. Pensemos: sendo contra a proposta de renovação que Yoani deseja para Cuba, estamos automaticamente estando contra a liberdade de expressão, o respeito dos direitos humanos e na luta por melhorias. Todas essas coisas que estão garantidas em nossa constituição atual. Nossa democracia foi conquistada aos gritos e sangue de nosso povo. Estaríamos, nós, brasileiros, assistindo um possível apoio da volta da ditadura em nosso país? 

A grande chave disso tudo é que os blogs são grandes formadores de opinião. Seja em qualquer país. Blogs pequenos ou blogs grandes, famosos ou não. Um exemplo é essa postagem mesmo. Você poderia estar vendo novela , lendo revistas, escutando músicas, lendo livros mas por algum motivo está lendo esse texto que expressa um opinião baseada num ponto de vista a cerca de um acontecimento atual. E assim surgem opiniões diversas, após a reflexão de sobre palavras escritas ou ditas, um posicionamento individual que acaba se tornando coletivo. 



Essas diversas opiniões nascem nos blogs quando se deparam com outras. E assim podem desencadear três resultados após você ter lido: 1. você pode concordar inteiramente com o que o blogueiro disse e fazer da opinião dele a sua ou soma-la inteiramente a sua por serem iguais ou parecidas, 2. você pode discordar totalmente e fazer da opinião do blogueiro um motivo para você acreditar ainda mais na sua e 3. você pode concordar em algumas partes e descordar em outras, misturando opiniões e formando um novo conceito. É assim que eu imagino a formação de opiniões , o que muda a forma de pensar das pessoas em geral e representa a nossa liberdade de opinar e ter nossa visão de mundo a cerca das coisas, tornando os blogs um dos principais meios de formação de opinião. Isso influi igualmente, na sociedade, que é composta por esses indivíduos que tem acesso a internet. E exercer essa opinião, defender e lutar por ela é liberdade de expressão , incomoda o governo de Cuba e seus adeptos, que desaprovam a defesa liberdade individual e dos direitos humanos que Yoani busca em seu legado como blogueira. 


Sem dúvidas e apesar dos contras, Yoani é considerada por muitos uma guerreira, gente que faz a diferença. De blogueira anônima ,  filóloga e jornalista vítima de um país opressor  passou a ser considerada figura política contra as atitudes do poder dominante deste país.Como blogueiros devemos apoiar a causa dessa ''colega de profissão'', uma blogueira como nós, que luta e defende a liberdade de expressão/opinião e valoriza com mestria o ato de bloggar. Sem a liberdade de expressão o que seria da nossa vida, dos blogs, vlogs e da internet atual? E se fossemos privados de sermos nós mesmos? De reivindicar condições melhores e mudanças em vários setores? De criticar o que está errado e defender o que achamos certo? De ir e vir sem problemas?



Por isso, Yoani Sanchéz é um exemplo para nós, blogueiros e criadores de conteúdo para internet, cidadãos e cidadãs. Porque apesar de viver num regime ditatorial, que não respeita a liberdade de cada um, ela luta rotineiramente para que essa realidade mude. E quais principais ferramentas ela usou? As mesmas que nós. Um blog e a internet. Deveríamos estar honrados em ter uma lutadora da nossa categoria em uma luta tão difícil, sem medo e com foco. Isso inspira nós , blogueiros, a sempre acreditarmos em nossa opinião por mais que ela seja demasiada revolucionária e pouco aceitável pelos poderes dominantes, mas certa e coerente em busca do melhor. Ensina-nos a lutar pela democracia em vários contextos. Em nunca desistir do ideal, mesmo que ele pareça difícil. Poucas blogueiras e blogueiros entrarão para história como ela. E você, de qual lado fica?

Em 2007, trabalhando como webmaster, escritora e editora do portal Desde Cuba e com a ajuda de colaboradores da revista cubana Consenso, Yoani iniciou um blog intitulado Geração Y, que rapidamente ganhou a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo. Yoani afirma que "desde março 2008, o governo cubano implementou um sistema de filtragem de acesso que impossibilita que o blog seja acessado em Cuba.Desde então ela conta com uma rede de colaboradores que atualizam o blog. O blog é traduzido em quinze línguas.  Para acessar e ler o blog GERAÇÃO Y em português, clique aqui. 

You Might Also Like

4 Comente!

  1. Ela é uma formadora de opinião, igual a qualquer outra blogueira. Acho que ela está super certa em dizer o que diz e em fazer o que está fazendo. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa blogueira é uma fraude...

    ResponderExcluir
  3. aii Sabrina, acho q vc deveria escrever mais artigos de opinião assim, ficou ótimo! Sou extremamente admirador da Yoani Sanchéz, acho incrível toda sua luta e toda sua persistência! Exemplo ñ só pra nós blogueiros, mas referência no quesito lutar pelo sues direitos! ñ dá pra viver sem liberdade de expressão, principalmente no nosso mundo q é tão globalizado!
    Parabéns mais uma vez pelo texto!

    http://www.mrsamukka.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sá
    Eu acessei o blog dela outro dia. Caraca ela recebe dois mil comentários por dia! É o sonho de todo blogueiro kkkkk. E o texto nem é assim Ó! Simplesmente ela falou o que todo cubano queria dizer e não tinha coragem. Agora ela tá famosa, escreveu um livro e tá rica, só não pode voltar para Cuba, é um preço!
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>