Parabéns, Magé

12:41


 Parece que foi ontem...quarta série. Eu estudava numa escola que ia do fundamental ao normal. Era aula prática de algumas meninas do curso de formação de professores. O tema da aula delas era Magé. Então elas perguntaram uma hora quem sabia todos os distritos da cidade, e eu, era a única aluna que falou que sabia . Lembro que elas me chamaram para falar lá na frente, pra todos na sala. Eu falei. Tímida  Recebi elogios, ''como pode uma criança, saber assim, de cada pedacinho desse lugar?'' O tempo passou. Eu cresci. Estava lá, no mesmo colégio que elas, e sabendo, que ainda, tinha muita coisa pra conhecer aqui. 

Não sei como cheguei por aqui. Talvez pelas circunstâncias da vida e ironias do destino. Só sei que aqui é e sempre foi o meu lugar. Hoje, dia 9 de junho de 2013, o meu município  Magé, completa mais um ano de vida. Onde nasci e cresci e ainda estou. Dizem que nós somos muito parecidos com o lugar de onde viemos. E talvez isso seja mesmo verdade.

Desde pequena, o ar que eu respiro, é dessa cidade.Pude ter a melhor infância de todas. Sem esse negócio de ficar trancado dentro de casa. Eu ficava na rua, jogando queimado, me sujando na terra e escorrendo nos morros . Estudei a minha vida inteira aqui. Meus amigos são (quase) todos daqui. Tudo que eu sou se construiu aqui em Magé. É assim com você também? Então podemos dizer que essa cidade não só abriga casas, mas abriga várias histórias e famílias. Nomes, personalidades e muita...muita cultura. Meu coração e o seu.

Gosto de pensar que minha cidade não tem defeitos. Falta só alguém olhar por aqui. O que? Por exemplo: investir no saneamento básico, promover uma educação de melhor qualidade, ofertas de emprego com bons salários e oportunidades e acima de tudo, uma saúde pública digna. Já estamos cansados de recorrer a outros lugares em busca de tudo que não tem em nossa linda Magé que tem tudo para crescer muito ainda e recuperar o tempo perdido. As pessoas gostam de morar aqui, mas trabalham em outros lugares. Acordam de madrugada para ter uma esperança de um futuro mais digno. A questão é não existem políticos dispostos a investir neste município tão importante para o Brasil. E você sabe, esse mal é um dos maiores responsáveis por toda a indignação que alguns moradores tem com a cidade.

Magé é um município não muito pequeno e nem tão grande. Tem uma riqueza cultural magnífica e belezas naturais muito significativas. Poluição? Muito pouco. Essa cidade nunca foi muito violenta, e talvez todo caos que aconteça por aqui, de vez em quando, assusta a maioria da população. Estamos inseridos no mundo, mas nem tanto. Acho que Magé tem um aspecto particular que consegue encantar. E é isso que me faz sentir tanto orgulho daqui.

A agitação se esqueceu de passar por aqui. Magé é aquele lugar onde todo mundo se conhece. Você sai na rua e pode falar um ‘’oi’’ com as pessoas, porque provavelmente algumas delas já estudaram com você, moram perto da sua rua, são da mesma igreja que você ou frequentam a praça toda vez que você vai lá.  É bem assim. 

O trânsito é leve, poucos acidentes acontecem. Não há nenhum Shopping Center de grande influência. Fica longe do foco dos negócios e seus pontos turísticos são friamente desvalorizados. Isso não quer dizer que a cidade não tenha sua influência. Quer ver? Mané Garrincha (grande jogador de futebol) e Alcindo Guanabara (jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras) são exemplos de mageenses que brilharam no mundo. Se eu fosse falar de tudo, este texto seria pequeno. Mas não posso me esquecer. Sabe qual foi a primeira vez que um trem passou no país? Aqui em Magé! Então essa cidade não é só importante pra mim, mas também pra você, de qualquer lugar desse Brasil. 

Então, deixo aqui minhas saudações a quem nasceu aqui ou que acabou de chegar. Para meus conterrâneos que moram em Magé, Santo Aleixo, Rio d'ouro, Suruí, Mauá e também em Piabetá (Raiz da Serra). Pra  quem mora no centro ou em qualquer outro lugar. Para todo mundo mora perto da praia, da cachoeira ou da montanha. Pra quem ama esse lugar, e sobretudo, ainda acredita nele. Para quem pode o chamar de lar. Meus parabéns, Magé. Meus parabéns a todos os mageenses que a cada dia ajudam construir a história desse lugar. 

You Might Also Like

1 Comente!

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>