Teste de temperamento do site Educa mais

14:01




Somos todos diferentes. As nossas roupas, o nosso estilo e as nossas escolhas, são os quesitos que na maioria das vezes nos diferem dos outros a nossa volta. Mas além de todas essas coisas, um fator que individualiza bem os indivíduos é o temperamento. Já percebeu que pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes perante as mesmas situações? 


A questão do comportamento é algo que a ciência vem estudando muito através dos tempos. O ser humano é tão complexo. Todo mundo quer saber o ''porquê'' das coisas. Ás vezes o nosso temperamento pode interferir em momentos decisivos de nossas vidas. Herdamos nosso temperamento de nossos pais, mas por vezes, isso não procede. Essa interferência pode nos atrapalhar ou ajudar. A questão é que devemos buscar sempre entender o nosso tipo de temperamento, para poder usá-lo quando for necessário e de forma que não nos prejudique. 

Enfim...ano passado, uma amiga me indicou esse teste. Se vocês não sabem, eu amo fazer esses testes de comportamento. Gosto de saber ou confirmar teorias e conceitos que tenho sobre mim. Quando eu era mais nova, adorava responder os testes da Capricho e das revistas que eu lia. Mas esse é um pouco mais ''maduro''. O objetivo é fazer você se conhecer melhor e também aos outros para que possa viver harmoniosamente com aqueles que estão ao seu redor.A maioria dos psicólogos classifica 4 tipos/perfis de temperamentos principais, que podem ser agrupados entre si, perfazendo um total de 16 combinações possíveis (somos realmente muito complexos). São eles:

SANGUÍNEO 
Large

Sanguíneo é uma pessoa verdadeiramente animada, viva, calorosa e de fácil convivência. O sanguíneo é extremamente receptivo aos sentimentos, formando as suas decisões a partir dos mesmos.São consideradas super extrovertidas, isto porque dão-se com todos, desfrutam de si mesmos e contagiam os outros com o seu espírito animado e amante das diversões. São aquele tipo de pessoa que quando entra na sala, anima todos os presentes através da sua presença e conversa exuberante.


COLÉRICO

Colérico é dotado de vontade forte, auto-suficiente e muito independente. Colérico é uma pessoa ativa e bastante prática. A pessoa com temperamento colérico tem opiniões bastante fortes, é decisivo, considera que é fácil tomar decisões, muitas vezes pelas outras pessoas. Este temperamento é considerado extrovertido, à semelhança do sanguíneo , mas não de forma tão intensa.Se a sua auto-estima estiver equilibrada é capaz de tomar decisões saudáveis no momento e de planear projetos viáveis. Não cede à pressão daquilo que as outras pessoas pensam, tendo uma opinião formada e bem definida sobre várias questões. É pouco emocional e prático. 



MELANCÓLICO

Melancólico é provavelmente o mais rico de todos os temperamentos. É perfeccionista, analítico, sacrificial e com uma natureza extremamente sensível. Por natureza, o melancólico é uma pessoa introvertida, mas como é muito emotivo, muitas vezes apresenta comportamentos diferentes. Por exemplo, se estiver muito feliz age como extrovertido, mas quando triste ou deprimido vai mostrar a sua faceta melancólica e irá recolher-se. Mais do que qualquer outro tipo de temperamento, o melancólico tem um forte desejo de ser amado e deseja relacionar-se, mas acha difícil expressar os seus sentimentos. É desconfiado quando pessoas ou experiências o desapontaram e encara com suspeita quando lhe dedicam muita atenção. Como tem uma excelente habilidade analítica, que lhe permite diagnosticar e avaliar os obstáculos e perigos, é renitente em iniciar novos projetos e muitas vezes entra em choque com quem o quer fazer. É perfeitamente capaz de produzir obras de arte, normalmente seguidas de períodos de introspeção. Escolhe, normalmente, uma profissão difícil, que envolve sacrifícios pessoais, isto porque encontra significado para a sua vida dessa forma. É bastante persistente realizando grandes feitos, se não cair na depressão.

FLEUMÁTICO

Fleumático é o tipo de temperamento com quem é mais fácil relacionar-se. Fleumático é calmo, descontraído, raramente fica perturbado ou zangado.Para o fleumático a vida é uma experiência calma, equilibrada, feliz e sem grande agitação, na qual se envolve o menos possível. É o tipo de temperamento que se mostra sempre coerente, sempre calmo e tranquilo independentemente das circunstâncias à sua volta. Aprecia as belas artes e é mais emotivo do que aparenta. Habitualmente evita a violência.O fleumático tem bastantes amigos, gosta de estar com as pessoas e tem um sentido de humor particular: pode ter uma multidão a rir-se ao seu redor, mas ele consegue manter-se sério. Por norma, pessoas com este tipo de temperamento não se envolvem nas atividades dos outros, aliás, dificilmente agem fora da sua rotina. No entanto isto não quer dizer que não reaja perante injustiças sociais. É simpatizante das outras pessoas e das suas necessidades, mas dificilmente partilha os seus sentimentos. Por escolha nunca será líder, mas se essa posição lhe for imposta, demonstra ser um líder eficiente e conciliador.



COMBINAÇÕES POSSÍVEIS


Sanguíneo-Colérico
Sanguíneo-Melancólico
Sanguíneo Fleumático
Colérico-Sanguíneo
Colérico-Melancólico
Colérico-Fleumático
Melancólico-Sanguíneo
Melancólico-Colérico
Melancólico-Fleumático
Fleumático-Sanguíneo
Fleumático-Colérico
Fleumático-Melancólico

MEUS RESULTADOS


Melancólico Sanguíneo



Melancólico Sanguíneo é o temperamento mais inclinado para as artes. Melancólico Sanguíneo é dotada de capacidades comunicativas e de atenção aos detalhes.

Melancólico Sanguíneo é artístico

Este tipo de temperamento é muito talentoso, com capacidades artísticas na área da música, pintura, desenho ou outras. Se estiver numa boa disposição até tem a capacidade de vender o seu próprio trabalho.


Melancólico sanguíneo é comunicativo

Pessoas com esta combinação de temperamento são excelentes educadores ou professores, isto porque a sua faceta de sanguíneo permite-lhe comunicar bem e a faceta de melancólico revelará todos os detalhes possíveis. Assim, comunicará de forma atrativa e com informação relevante.



Melancólico Sanguíneo é emotivo


Melancólico Sanguíneo é basicamente um ser emotivo. Quando tudo está a correr bem, mostra um atitude positiva e feliz, mas quando algo correr mal ou se for rejeitado, insultado ou magoado de alguma forma, cairá numa atitude negativa de auto-comiseração. Sente todas as coisas de forma profunda, chorando com facilidade, mas pode ser crítico e duro com as outras pessoas. Tem a tendência para a rigidez e dificuldade em cooperar, gosta que as coisas sejam feitas à sua maneira. Normalmente é uma pessoa insegura, temerosa e com baixa auto-estima, o que limita o seu potencial.




Melancólico Colérico



Melancólico Colérico é determinado e tem uma grande força de vontade, proveniente do seu lado colérico que estabiliza as mudanças de ânimo típicas do melancólico . As suas principais fraquezas são a mente e a língua.


Melancólico Colérico é impulsionador


Este tipo de temperamento tem um grande potencial de liderança e em termos vocacionais várias áreas estão ao seu alcance. Tem as capacidades e habilidades necessárias para criar o seu próprio negócio ou instituição de forma eficiente.


Melancólico Colérico é perfeccionista

Melancólico Colérico é uma pessoa extremamente difícil de agradar e normalmente nunca está satisfeita consigo mesma. Quando pensa de forma negativa sobre algo ou alguém (inclusive sobre si próprio) pode tornar-se de difícil convivência. Ao contrário de outras combinações de temperamento tipo melancólico não mantém uma atitude deprimida por muito tempo, no entanto fica deprimido com facilidade. Melancólico e colérico são caracterizados por hostilidade e crítica, portanto para a combinação melancólico colérico é bastante comum zangar-se com os outros e até, em alguns momentos, “explodir” de raiva. Tem uma tendência para a análise detalhada e para o perfeccionismo, por isso reage de forma exagerada quando não aprova algo.



O que achei:  Eu descobri que eu sou muito melancólica. Eu já sabia disso, mas o teste me confirmou essa hipótese. Só a parte do ''colérico'' que eu discordo de algumas coisas, pois não costumo explodir de raiva (ninguém ainda me deu motivo pelo menos). Achei que a parte da ''liderança'' tem a ver com os trabalhos que eu fazia na escola, era eu que sempre organizava o grupo e tal (eu gostava e meus amigos até preferiam). Eu realmente sou MUITO perfeccionista. Emotiva também sou. Sou tímida, mas também sei se extrovertida. No geral, gostei muito do teste, fugiu pouquíssimo da minha personalidade!

Para saber o seu temperamento também CLIQUE AQUI e não esquece de contar pra gente, viu? Queremos saber!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A dica de hoje é a rede social Badoo , onde você encontra uma infinidade de maneiras para se relacionar com pessoas do Brasil e do mundo através de bate papo online, para manter contato com seus amigos e muitas outras maneiras de se relacionar e encontrar aquele amigo de infância ou aquele parente distante, faça agora mesmo a experiência.

You Might Also Like

5 Comente!

  1. 27% Sanguíneo
    29% Colérico
    27% Melancólico
    17% Fleumático

    Achei interessante este teste, bom pra se conhecer um pouco mais. Mas eu jurava que o meu daria melancólico huehue. Bjo

    http://utopianongrata.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Super interessante. Adorei a forma como você abordou o tema, ainda mais por ter "esclarecido" conceitos psicológicos. Seu texto é bastante informativo e claro.
    Antes mesmo de fazer o teste, acreditava que seria Melancólica-Colérica, rs.

    22% Sanguíneo

    27% Colérico

    29% Melancólico

    22% Fleumático

    ResponderExcluir
  3. 29% Sanguíneo

    23% Colérico

    29% Melancólico

    19% Fleumático

    Melancólico-Sanguíneo

    ResponderExcluir
  4. 29% Sanguíneo

    23% Colérico

    29% Melancólico

    19% Fleumático

    Melancólico-Sanguíneo

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa dica, Sabrina! Sem contar que teu texto ficou um arraso!
    Meu resultado deu: 30% Sanguíneo, 21% Colérico, 30% Melancólico e 19% Fleumático!
    Sabia que ia dar isso logo que li as descrições, haha. Farei uma postagem lá no blog sobre isso (mostrando que vi a indicação do teste no seu blog, lógico ^^).
    Bjos!
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>