Saiba mais: Ano bissexto

20:07

Olá galera, hoje eu tô feliz ! Achei muito viável falar sobre isso , apesar da maioria das pessoas já saberem sobre o assunto que será abordado aqui hoje.  Aviso: Tem vídeo novo na SpiderwebsTV , clique aqui  e assista , é engraçado demais ! Vamos ao post? Enjoy! 

Hoje você trabalhou, estudou e nem se deu conta do dia de hoje. Não é mesmo? Pra você que não se ligou na data , hoje é dia 29 de fevereiro . Como assim? Mas fevereiro não tem só 28 dias ? Sim. Vamos compreender melhor...


Em 2012, o ano é bissexto. Mas o que isso significa? Que este ano, assim como a cada quatro, temos um dia a mais que os anos normais: o 29, adicionado ao mês de fevereiro. Isso acontece para que o calendário gregoriano, utilizado em muitos países, se iguale ao "calendário Solar".Mas e para quem nasceu no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto? Essas pessoas fazem aniversário e comemoram somente há cada quatro anos? Podem celebrar em outras datas ou mesmo ter seu registro civil alterado?  Quanta coisa né !? Vamos saber algumas curiosidades sobre este dia então.


Curiosidades sobre o ano bissexto:


Porque existe o ano bissexto? O calendário convencional (gregoriano) possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. No primeiro, o ano se completa em 365 dias, já no solar, 365,25 dias – e esse 0,25 corresponde a um quarto de dia, conforme observado pelos egípcios, primeiros a utilizarem o calendário Solar.

Qual a origem da palavra bissexto? O calendário implantado pelo imperador romano Júlio Cesar no ano 46 Antes de Cristos tinha doze meses como o nosso calendário atual, mas o primeiro mês era Martias, atual março. Fevereiro era portanto o último mês do ano e nada mais lógico que, com a necessidade de um dia a mais nos anos com 366 dias, esse dia adicional fosse colocado no final do ano, ou seja, no mês de fevereiro. Outra razão para adicionar esse dia extra em fevereiro era que o mês de fevereiro havia "perdido" um dia, que foi adicionado ao quinto mês - chamado Quintilis pelos romanos e que passou a chamar-se Julius (atual mês de julho) em homenagem ao imperador. É interessante observar que, devido à implantação de todas essas mudanças, o ano 46 a.C. acabou ficando com 445 dias e por isso foi conhecido durante algum tempo como o ano da confusão...


Decidiu-se então que quando o ano tivesse 366 dias, um dia adicional seria adicionado após o sextus die ante calendas Martias (em latim, significa o sexto dia antes das calendas de março - calendas indicava o início do mês). Ou seja, de quatro em quatro anos haveria dois sextos-dias antes das calendas de março, pois haveria o sextus die e o bis-sextus die - sendo a partícula BIS significando REPETIÇÃO.


Como comemoram seu aniversário quem nasceu dia 29 de fevereiro?  Há uma tendência de se achar que as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro "só fazem aniversário a cada 4 anos". Isso não é verdade, pois assim como as demais pessoas o "primeiro aniversário" é calculado adicionando-se 365 dias à data de nascimento. Por exemplo, um bebê que nasceu no dia 29 de fevereiro de 1996 comemorou seu primeiro aniversário 365 dias depois que nasceu, ou seja, no dia 28 de fevereiro de 1997. O mesmo ocorreu em 1998 e em 1999 mas, a partir dai, novamente faz-se como as outras pessoas, ou seja, adiciona-se 366 dias, pois o ano seguinte será bissexto. O resultado será uma festa de aniversário de 4 anos no dia 29 de fevereiro de 2000.

O raciocínio anterior é o que deve ser o adotado para uso legal ou então só obteríamos a licença para dirigir automóveis quando tivéssemos 72 anos de idade! É comum, no entanto, que os nascidos no dia 29 de fevereiro comemorem de modo especial o seu dia de nascimento a cada 4 anos e portanto são considerados por alguns como pessoas muito diferentes das demais. Mas é, claro, isto é só superstição!


É pena que muitos pais de crianças que nascem no dia 29 de fevereiro fiquem com receio sobre a data de aniversário dos seus filhos e consigam fazer o registro civil como se os filhos tivessem nascidos no dia 28 de fevereiro (ou 1 de março). Como resultado, não é fácil encontrar pessoas que tenham nascido no dia 29 de fevereiro e possuam essa informação corretamente registrada em seus documentos. 



Famosos que fazem aniversário no dia 29 de fevereiro: Ja Rule, o rapper apaixonado pelo Brasil e que neste ano completa 36 anos, foi parceiro musical da cantora Wanessa na canção Fly. Também nasceu em 29 de fevereiro o diretor de cinema estadunidense William A. Wellman (1896-1975). O cineasta dirigiu Wings (Asas), o filme que venceu o primeiro prêmio Oscar de Melhor Filme.




Este dia gera algumas confusões e diversos questionamentos né? Eu fico curiosa para conhecer alguém que nasceu este dia . Mas espero ter esclarecido a dúvida de alguns , por que sei que muita gente ainda não sabe ou não se lembra, por que geralmente estudamos isso no ensino fundamental. ( eu pelo menos estudei) .

Eaí, o que acharam do post? Quem aí nasceu ou conhece alguém que nasceu este dia? Quem aí se lembrava do significado e etc. ? Comentem !


Fontes de consulta: MSN e NoWires

You Might Also Like

21 Comente!

  1. Oi Sabrina, fiquei encantado com toda essa informação. Essa questão dos aniversários, sempre tive curiosidade e agora fiquei esclarecido!

    Adorei.

    * Falta vc nos seguidores lá no meu blog... rsrsr

    Bjs


    Rui

    Olhar d'Ouro - Photography
    http://lamegoimage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Post muito interessante mesmo!
    Adorei o blog :)

    Via: http://tatashhormain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa noite!
    Como o texto está bem elaborado, só vou "acrescentar" algumas lendas do ano bissexto, favorável às mulheres ,rsrs
    Acreditava que “bisextilis” significava “dois sexos” em vez de “ os dois sextos” do antigo calendário romano, e assim apareceu a lenda de que o ano bissexto traz privilégios especiais para as pessoas do sexo feminino...Na Irlanda, diz a lenda, as namoradas pedem os namorados em casamento, e estes tendem a aceitar, rsrs
    Boa quinta!
    Beijos namorados!

    ResponderExcluir
  4. Sa,

    Excelente a pesquisa! Conheço a minha tia avó que hoje completa 80 anos, um doce de mulher.
    Hoje mulher pode pedir o homem em casamento e ele não pode negar.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Muuuuuuito legal o post!
    Essas curiosidades são sempre ótimas de se ler. Compreender melhor como funciona esse dia "estranho"kkk.
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Sabrina!!!
    Bem lembrado!!
    Bons sonhos!!Bjão!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sabrina.
    Eu conheci uma senhora quando era criança e foi assim que conheci o ano bissexto, antes mesmo de estudá-lo no Ensino Fundamental.
    Lembro que ela brincava com minha mãe dizendo que ela era uma pessoa especial, porque envelhecia só a cada quatro anos. ahah.
    Muito informativo tem sido os seus posts, estou gostando bastante de seu blogue. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Otimas informações, muitas delas eu não sabia =D. Acho que deve ser interessante nascer no dia 29, com certeza foi um dia especial para muitos!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a informação, tinha coisas que eu realmente não sabia. E eu também gostaria de conhecer alguém nascido no dia 29!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não sei por quê, eu gosto de anos bissextos *-* Muito interessante o post falando mais sobre isso, não conhecia ninguém que faz aniversário dia 29, mas no dia 28 fiquei sabendo de uma blogueira conhecida minha que faz! Deve ser estranho não poder comemorar todo ano em seu dia de nascimento né?!

    Enfim,gostei muito do post *-* Ah, você não curte mesmo ler? :/ Ler alguns clássicos nacionais vai ser bom pra você, leia sim :}

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito esclarecedor sua postagem. Tenho uma amiga que faz niver dia 29/02 e o filho também. Ela sempre diz que nem sabe qual sua verdadeira idade risos.
    Adorei a postagem.


    Depois de alguns dias ausente, ja estou de volta tentando colocar tudo em dia.
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  12. eu só fui perceber que era dia 29, no fim do dia quando olhei a agenda e vi que tinha feito tudo do dia 1º, ou seja. haha. tenso.

    adorei esse post, não sabia de muita coisa sobre anos bissextos, me sinto mais informada agora. ;*

    ResponderExcluir
  13. Que post legal, sempre ouvi dizer que esse é o dia para mudar tudo, rever nossas escolhas. O dia em que o planeta nos dá para mudar.
    Beiijos e obrigado por passar no CPV:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sabrina! Adoro suas postagens, criativas e informativas! Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Quanta informação Sah! Ficou bem interessante a postagem, gostei muito. Como você é inteligente! rs
    Beijoos
    saahandradee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post! haha muito interessante.. ;)
    Beijos.

    http://www.backstagepessoal.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, amiga :)
    Gostei muito do post! São poucas pessoas que conseguem escrever um texto informativo sem deixá-lo cansativo, e você tem essa habilidade!

    Imagino como deve ser estranho fazer aniversário no dia 29 hehe...

    Beijão e bom fim de semana! ;*

    ResponderExcluir
  18. Nossa, muito interessante seu post! Ontem mesmo estava conversando com meu pai sobre esse assunto, e estávamos em um dilema... Que olha! Você tirou todas as minhas dúvidas! :)

    Beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro esse tipo de curiosidade e sempre pesquiso sobre coisas que parecem normais e simples, mas tem uma história por trás!

    Não sabia sobre a origem do nome do ano bissexto, nem que havia tido um ano com 445 dias, imagina só isso!

    Adorei seu blog, você escreve muito bem, parabéns! (:

    Estou seguindo!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>