Vida de Normalista: Somos fruto de nosso tempo

22:02



Olá amigos! É. Acabou o carnaval, acabou o descanso. Agora é hora de pegar no batente e estudar bastante. Depois do feriadão, vem as responsabilidades denovo. Hoje eu fui a escola , assisti várias aulas, exatamente 12 horários, pois estudo em horário integral. Tive aula de Psicologia , História da arte , Inglês, PEOSE ( Política Educacional da Organização do Sistema de Ensino) e etc. Mas o que me chamou mas atenção foi a disciplina de  História e Filosofia da Educação, que é uma das matérias específicas do curso normal de formação de professores. A professora começou a aula nos perguntando o que vinha em nossa cabeça quando pensamos na palavra História. Muitas pessoas responderam : passado, pesquisa, base de conhecimento e etc.  Depois disso, ela nos lançou duas questões para raciocinarmos, mas a que mais me chamou atenção foi: O homem é fruto de seu tempo.  Quando li , tentei entender dessa frase, e ela me fez refletir bastante. Cada momento a história foi diferente. O comportamento do homem também foi diferente em cada época. O pensamento de antigamente não é o mesmo de hoje, concordam ? ''Os tempos mudaram '', é o que dizem . E sim, somos fruto de nosso tempo. Hoje em dia as mulheres tem mais valor na sociedade e as relações amorosas e interpessoais são mais ''descoladas'', vamos dizer assim. E antes ? Antes a sociedade era muito machista, namoros eram hiper controlados pelos pais e com os irmãos na sala, não existia as redes sociais ,nem celular e etc.. Até a tecnologia hoje é diferente da tecnologia de 50 anos atrás . Por isso a história é tão importante, pois cada tempo determina o comportamento .O dever da história é registrar isso. Nós somos cada vez mas influenciados pela realidade que nos cerca, o que vivemos hoje, daqui uns 100 anos pode ser história. Já pensou? '' A era da internet'' , assim nós podemos caracterizar a realidade que vivemos. Enfim, tiro a conclusão que a história é muito mais do que uma mera disciplina na escola. Ela está interligada em nosso cotidiano, e a vivemos , a cada segundo de nossa existência.

História é buscar saber do passado, para entender o presente e assim, prever o futuro.
(Sabrina Gomes)

You Might Also Like

25 Comente!

  1. Olá Sabrina,muito legal vc socializar sua vida de normalista aqui.Vc ainda muito jovem mas mostra que está se tornando uma cidadã consciente do mundo,o que não percebo muito nos jovens de hj...Parabéns mocinha!Vou te seguir e aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  2. sobre o homem ser fruto do seu tempo,até a literatura confirma. o contexto histórico influe na maioria delas,por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. O homem pode ser explicado pela sua história. Seu comportamento, o que acontece, eu diria que é um rio que aflue, funde com outros, mas nunca chega no mar porque a história nunca acaba.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa Sabrina! Eis um prato cheio aqui, sou professor de história sabia ?

    A frase citada por sua professora "o homem é fruto de seu tempo" é uma tese admitida pela disciplina história enquanto uma ciência social materialista que acredita não só nesta temporalidade mas também no meio em que vive. Explico: Uma determinada pessoa que viveu em 1900 tinha uma mentalidade e possibilidades de acordo com o seu tempo e tal diferença é gritante quando comparamos com uma pessoa que nos é contemporânea. Agora imagine que essa pessoa que nasceu em 1900 morava na Inglaterra em um grande centro industrial. Será que ela teria a mesma mentalidade e possibilidades de uma outra pessoa que também nasceu em 1900 só que em um aldeia indígena remota no interior do Brasil ?

    Então podemos complementar essa bela frase "o homem é produto do seu tempo e do seu meio!"

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  5. Olá!Bom dia!
    Sim! Somos frutos de nosso tempo!Fazemos parte de uma geração, a geração Y/Net que se guiou através de toda evolução, no que podemos chamar de história... Mas esta história também nos chama para o novo,e com certeza, haverá frutos saudáveis e abundantes para a próxima geração.Estejamos abertos ao novo, e para fazermos História!
    Boa terça!
    Obrigado pelo carinho da visita
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sabrina tudo bem?

    Eu sou professor de história e geografia, mas atualmente não estou exercendo essa profissão porque o meu emprego é mais rentável pra mim. Mas eu sou um cara que adora essa matéria e que acha que não é dado o valor que ela merece dentro do currículo escolar. Infelismente.
    Gostei da sua postagem e das frases que você pinçou na sua aula. Parabens.

    Um beijão e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sabrina, conheci seu blog pelo Esmaltes de Divas da minha amiga Joyce, ja estou te seguindo, adorei os gatinhos no cabeçalho♥
    estou sorteando brincos By Geo, participe tbm? boa sorte ótima semana
    bjs
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante...


    http://vaidademedidacerta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. gostei do blog
    da estrutura e do conteúdo
    bem elaborado....

    bruno

    ResponderExcluir
  10. Realmente, nunca parei para pensar nisto. Se a pergunta fosse para mim, eu também teria respondido que história é algo do passado, pesquisa e tal. Nunca imaginei nossa vida já faz parte de uma história, que no futuro seremos parte dele. Muito legal *-*, amei o tema do post, faz a gente pensar mesmo!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Isso é fato, a história está presente no nosso cotidiano, pra ter certeza disso é só a gente notar que as nossas ações passadas refletem o nosso hoje. :)
    Obrigada pelo comentário lá no blog! Tenha uma ótima semana, beeeijos

    http://refugiopcional.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi... to aki de novo!!!
    Interessante sua colocação, mas... quando vc diz que hoje em dia a mulher tem mais valor na sociedade, surgem duas vertentes. Se por um lado, a mulher conquistou seu lugar no mercado de trabalho, muitas vezes como provedora da casa no lugar do homam, por outro, vemos muitas mulheres que se denigrem por conta própria, se achando muito independentes, muito iguais aos homens, acabam tendo atitudes deploráveis, que fazem com sejam qualquer coisa, menos valorizadas. Que tipo de sociedade valoriza mulheres vulgares e sem amor próprio?

    Bom é estarmos naquela primeira vertente. Mulheres inteligentes, capazes e de muito bom senso.

    ResponderExcluir
  13. olá! encontrei seu blog por acaso e resolvi conferir.
    ---
    sou historiador e blogueiro (rs). Gostei do post! REALMENTE SOMOS SUJEITOS DO NOSSO TEMPO! É nesse tempo que devemos construir as bases do nosso futuro, ressignificando o passado e fazendo planos para os dias que virão.
    ---
    abraços fraternais.
    te convido a visitar o meu infinito particular.

    ResponderExcluir
  14. O pior é que sempre achei história chato demais, mais ela é encencial. Como a matemática, a história também está presente no nosso dia-a-dia!
    ahhh, obrigada pelo carinho lá no blog, também adorei conhecer o seu.

    beijoooos,

    ResponderExcluir
  15. Sempre achei história importante, principalmente por que foi uma das específica para o meu vestibular de jornalismo. No colégio, minha professora nos enfrentou com as mesmas questões do que é a história e como ela pode mostrar até o que vai acontecer no futuro. beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida... é maravilhoso ver seu encantamento estampado!!!

    Adoooooooooro muito tudo isso. Sacomé, né? Sou uma professora apaixonada pelo meu trabalho!!! Apesar dos pesares...

    bjks

    ResponderExcluir
  17. Cara, gosto muito de algumas matérias de você falou: Psicologia, História da Arte, Filosofia etc. Talvez eu me desse bem nessa área se houvesse tentado :)
    Gostei da sua abordagem. É bom refletir sobre como as coisas poderiam ser ou não, levando em conta a História, que infelizmente é tão desprezada por tanta gente...

    ResponderExcluir
  18. Oi Sabrina!!!

    Gostei muito do seu texto. Pois é... estamos construindo a história agora. Tomara que essa geração consiga deixar coisas legais pras pessoas estudarem no futuro.

    Obrigada pela visita no blog!!

    E estou sorteando e-books de Corações em Fase Terminal, é um livro maravilhoso, participe, não vai se arrepender de ler!

    Beijo!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Amo história e Geografia, sério, sempre foram as matérias em que me dava melhor, tb já sonhei em ser professora, mas hoje, com a minha briga contra rotina acho que eu não seria uma boa profissional.Agora, acho que tempo é uma coisa de louco, eu odeio o tempo, ele em consome .

    Beijos, adorei seu modo de escrever nessa postagem, foi simplesmente instigante e belo.

    Beijos
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com/2012/02/curiosidades-cheirando-livros.html?showComment=1330473439744

    ResponderExcluir
  20. Oi, Sabrina!
    História a qual você se refere, é a história de vida que cada um de nós construímos,conquistamos!!
    Amada, tbm fui normalista e depois fiz letras!!Português-Literatura!!
    Vá em frente!Conquiste o seu espaço, sua história de vida!!
    Estou te seguindo !!Me add,ok??
    Bjokas!!Soninha!!

    ResponderExcluir
  21. Oi princesinha. Obrigadão pelos comentarios... Você tem camarote VIP e de graça no meu formigueiro rsrsrs. Eu sou apaixonado com historia e acredito mesmo que ela serve nos ajudar a não cometer erros do passado, mas infelizmente me parece que, apesar de toda tecnologia e comodidade, o ser humano de hoje está ficando pior com o passar do tempo. Antes era a maldade dos déspotas poderosos que colocavam soldados pra lutar só pra ter poder e fama, hoje é a maldade de alguem que mata porque levou uma fechada no transito. Sinceramente, a sociedade evoluida sonhada pelos filósofos não passa de uma selva Hi-TEC.

    Beijos do Cabeça de Formiga

    ResponderExcluir
  22. Sou suspeito para falar porque sou fascinado por História e o que infelizmente ocorre, é que muitas pessoas não conseguem evoluir junto com ela. Ainda carregam dentro de si (e não refiro-me somente as gerações anteriores) crendices, dogmas, que não fazem mais o menor sentido atualmente.
    Bom restante de semana e bons estudos.

    ResponderExcluir
  23. Quero fazer sim, mas essa semana não vai dar... Semana que vem, eu vou distribuir os prêmios do meu concurso, então eu venho aqui fazer a parceria, ok??? Não me deixa esquecer!!!
    Muito Obrigada por passar no DSM, volte sempre que puder!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Sabrina, achei super legal o seu post, e parei para pensar aqui, e concordo com você, o homem mudou tanta coisa, os tempos mudaram, o jeito de pensar, o mundo todo mudou. Estou seguindo aqui, voltarei com mais calma depois, gostei muito do seu cantinho, me faça uma visita e siga se gostar:
    http://fazdecontatxt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Lindo e maravilhoso blog.


    A mulher
    é a deusa mãe
    de toda criação.
    Única,
    distinta,
    completa,
    e a mais bela
    de todas criaturas...


    Poeta Francis Perot

    8 de março dia internacional da mulher...
    PARABÉNS

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>