I ♥ Rio : Pão de Açúcar

19:22

Olá maravilhosos habitantes da teia! Nesse sábado (31/03/12) , eu fiz um passeio incrível! E é claro que não poderia deixar de contar todos os detalhes para vocês , né? Curiosos!? O post vai ficar um pouco extenso, mais vale muito a pena conferir.  Vamos ao post ? Enjoy!


''O Rio de Janeiro continua lindo ... ''  assim dizia Gilberto Gil na sua consagrada canção '' Aquele Abraço''. Pois é, eu e minha melhor amiga, a Raquel Leal do blog Helloquel , juntamente com os adolescentes da igreja dela , tivemos uma oportunidade maravilhosa de visitar um dos mais bonitos cartões postais do Rio de Janeiro: O Pão de Açúcar ! Isso mesmo . Vou contar todos os detalhes.

Eram 7:00 , o relógio apontava que estava na hora de partir. Fui de carro até a igreja da minha amiga , a IBMM . Lá pegamos o ônibus para o tão esperado Pão de Açúcar.  No ônibus foi a maior diversão, cantamos , conversamos e fotografamos a paisagem em volta , até chegar ao nosso destino. O tempo estava meio nublado quando chegamos lá. Compramos os nossos bilhetes e começamos a sessão de fotos !

Quando chegamos !

Quase todos estavam apreensivos para pegar o bondinho. Lá funciona assim: primeiro pegamos o bondinho até o Morro da Urca , que tem aproximadamente 220 metros, e depois pegamos outro até o Pão de Açúcar , esse é maior,  e sua altura é de aproximadamente 396 metros. Cada bondinho tem capacidade para 65 passageiros.  A distância entre os dois é de aproximadamente 735 metros. Números bem significativos né?

Olha, não vou enganar vocês não.No começo me deu um friozinho na barriga , mas logo logo já me acostumei com a altura... e foi tudo maravilhoso! Tiramos muitas fotos , de vários ângulos. Lá a vista é ótima, de lá vemos também vários lindos lugares do rio , como por exemplo: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico "Dedo de Deus". 


Fotos e mais fotos!

Lá no Pão de Açúcar, existem muitas opções de lazer e entretenimento. Lojas, lanchonetes, Heliporto e o Heliponto Turístico, trilhas, anfiteatro, locais de apresentação, montanhismo e etc. 

Montanhismo,''Heliponto Turístico '' e Lojas .

Nas lojas vendem coisas lindas, roupas customizadas, lembrancinhas, chaveiros, bolsas , bonés e etc. Tudo o que você imaginar. Os preços são bem altos, pra variar. Então, como uma alternativa mais econômica, ao sair do pão de açúcar encontramos várias barraquinhas que vendiam quase as mesmas coisas, com um preço bem mais acessível. Então foi lá que eu comprei minha tão sonhada blusa e um chaveiro. Na barraquinha onde eu comprei a blusa, a moça disse que os turistas procuram muito por várias coisas lá, tiram foto com ela e etc. E quando o estoque está acabando, ela costuma abaixar o preço e sai tudo ainda mais em conta! Recomendadíssimas as barraquinhas de lá ! *-*



 Qual a origem do nome pão de açúcar?  Há várias versões históricas a respeito da origem do nome Pão de Açúcar. Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome. O penedo teve ao correr do tempo, cronologicamente, os seguintes nomes:  “Pau-nh-açuquã” da língua Tupi, dado pelos Tamoios, os primitivos habitantes da Baía de Guanabara, significando “morro alto, isolado e pontudo”; “Pot de beurre” dado pelos franceses invasores da primeira leva; “Pão de Sucar” dado pelos primeiros colonizadores portugueses; “Pot de Sucre” dado pelos franceses invasores da segunda leva. Ortograficamente, segundo a anterior ortografia da Língua Portuguesa, “Pão de Assucar”, era com ss. O nome Pão de Açúcar generalizou-se, a partir da segunda metade do século XIX, quando o Rio de Janeiro recebeu as missões artísticas do desenhista e pintor alemão Johann Moritz Rugendas e do artista gráfico francês Jean Baptiste Debret que, em magníficos desenhos e gravuras, exaltaram a beleza do Pão de Açúcar. 


Enfim, o passeio foi ótimo. Rimos, brincamos, nos divertimos demais. Eu, a Raquel e toda a galera da IBMM aproveitamos muito. Recomendo este passeio , para todas as idades .Ficou com vontade de ir lá? O Pão de açúcar fica localizado na Av. Pasteur , 520 - Urca/RJ. Abre as 08:00 hrs e fecha as 21:00 hrs. Mais informações acesse o site do bondinho, clicando aqui.


''Meu caminho pelo mundo, eu mesmo traço... a Bahia já me deu, régua e compasso. Quem sabe de mim sou eu, Aquele Abraço! Prá você que me esqueceu, Ruuummm! Aquele Abraço! Alô Rio de Janeiro, Aquele Abraço! Todo o povo brasileiro, Aquele Abraço!''

(Gilberto Gil - Aquele Abraço)



E você, o que achou da postagem? Quero muito saber a opinião de todos vocês! Faça a diferença, comente ! 



You Might Also Like

31 Comente!

  1. Acredita que não conheço o Rio? Tenho super curiosidade... meu marido passava as férias lá em todos os anos, quando criança, pois os avós dele moravam lá!

    Adorei...

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Sa,

    Menina! O passeio deve ter sido maravilhoso, pois as fotos espelham brilho e felicidade. Já fui ao Rio várias vezes, mas nunca tive coragem de ir ao bondinho, pois sou meio neurótica com altura, mas quem sabe um dia.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Hahaha! Parece que aproveitou bastante.
    Eu tenho vontade de ir pra São Paulo e Rio de Janeiro (um dia).

    ResponderExcluir
  4. Não é atoa que o apelido é cidade maravilhosa. É lindo demais né?
    adorei as fotos, ótimo post!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola Sabrina,
    Nossa o texto é ótimo e as fotos maravilhosas, de uma alegria contagiante. Bem, como sabe sou carioca mas não moro na capital, eu terminei minha faculdade bem ai, no campus da UFRJ da praia vermelha. Quando queria um momento de paz, sentava no banquinho da praça e ficava vendo o vai e vem dos bondinhos! É muito lindo lá em todos os sentidos, para quem aina não foi recomendo o passeio. É super seguro e inesquecível!

    Parabéns parceira! Adorei.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  6. Faz uns dois anos que não vou para o Rio, mas adoro passear no Pão de açucar. As fotos estão ótimas Sabrina. Você deu uma sumida da blogosfera ? vê se não some garota !

    ResponderExcluir
  7. Oi Sabrina
    Eu viajo muito, já passei pela cidade do Rio quando fui a Campos de Goitacazes, mas pelo que você postou, e pelas fotos do Roberto dá até vontade de conhecer o Rio de Janeiro, achei show o seu post, e você está mais bonita ainda nas fotos, acho que vc é uma forte concorrente einh (kkkkkkkkk).
    Bjão. e um ótimo domingo.

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, sabrina, que delícia de passeio, hein? Um dos meus sonhos é ir ao Rio de Janeiro, viajei um pouquinho junto com você. Quem sabe um dia! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, tudo bom? Então é a primeira vez que estou no seu Cantinho.
    Meu blog está fazendo 4 meses e quero lhe convidar para conhecê-lo.
    Já segui aqui e se puder seguir lá ficaria lisonjada.

    Beijinhos.

    http://garotasblogfashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Em minha opinião, o Rio de Janeiro continuará lindo. Sou suspeito para falar, visto que amo esta cidade. O povo é contagiante e há uma diversidade de classes sociais que não costumamos ver em certos lugares, como Buenos Aires, onde pobres e ricos ficam em lugares praticamente separados. O Rio é acima de tudo uma cidade democrática, não é para qualquer mentalidade aceitar isto, sei porque já ouvi críticas a respeito, bem preconceituosas por sinal.
    Sabemos da violência, contudo, é só ficar esperto, não dar "muito na cara" que se é turista e ficar de boa. Eu quando viajo sou assim, gosto de me misturar com as pessoas, conviver com elas, não somente fazer passeios turísticos. Fica muito limitado.
    Na próxima oportunidade, experimente fazer isto. Turismo é legal, mas fazer parte de um todo é mais interessante ainda.

    ResponderExcluir
  11. Não gosto do Rio, mas não posso dizer que não é lindo! Como você esteve no Morro da Urca e no bondinho e o meu prédio é, justamente, aquele imenso bem em frente à entrada do bondinho, sabe que, pelo menos onde eu moro, é um lugar maravilhoso! Nesse um ano que passarei aqui, espero poder passear e curtir muito!

    exclusivoparagarotas.tk

    ResponderExcluir
  12. Oi flor. Nossa, sonho em conhecer o Rio.
    Sou paulista de coração. Mas ano que vem vou aí. ^^
    Vou com minha igreja. Vamos assistir a missa do PAPA e conhecer o Rio ^^
    Estou morrendo de ansiedade. Adorei seu blog.
    Estou seguindo de volta!!! Beijos

    http://diariociumento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. rsrs Já add lá no face. Só aceitar. E também curti a página do seu blog ^^
    A propósito, vamos manter contato sim! Quem sabe ano que vem nos encontramos lá ^^
    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  14. awn, que delicia de passeio *-*
    o RJ é a coisa mais linda, morro de vontade de voltar lá, quando fui era muito criança, mas enfim, parece que você se divertiu bastante lá ;D

    :*

    ResponderExcluir
  15. Fotos lindass do RJ!!!

    Beijoss

    thay-degasperi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que demais esse passeio, o Rio é um sonho, tudo tão lindo. Amo ir no Rj, as suas fotos estão perfeitas.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. As fotos são lindas! Rio de Janeiro é belo por demais! Ainda quero um dia ir visitar, mas fiquei já com um medinho do bondinho, rsrs.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  18. Olha aí, a carioca da gema aqui nunca foi no Pão de Açúcar, que vergonha... Kkkkk... Só fui no Cristo mesmo, foi tudo de bom, fui no Cristo na Missa de encerramento do retiro diocesano da Pascom do ano passado... Foi lindo, a gente ficou lá em cima até o anoitecer (o Cristo fica mais lindo ainda de noite).

    Ah, sim, vim te responder à sua pergunta: o domínio .com.br é pago, mas não é caro!!! No site que eu fiz, o UOL Host é só R$29,00 por ANO!!!
    Eu fiz uma postagem (na verdade 3) lá no blog ensinando a colocar o domínio, dá uma olhadela, quem sabe você se interessa: http://www.docesonhodemenina.com.br/2011/12/dominio-personalizado-p-blogger-no-uol.html

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  19. O Rio é lindo *-*

    Então, você responde a pergunta que eu fiz e eu vou colocar um post com várias blogueiras que também deram a sua opinião. A tag Entre Blogueiras fará parte do projeto recém criado, o Um dia de Garota. Eu criei para que ajudasse as outras blogueiras (ou qualquer outra garota, mesmo não sendo blogueira) nos seus relacionamentos amorosos. Tipo se você tiver a fim de alguém, como fazer para ele saber que ele tá a fim? Eu vou me reunir com outras garotas e a gente vai te ajudar nisso. Funciona mais ou menos assim. Ou se você tiver um probleminha com algum garoto e não souber o que fazer, a gente te dá dicas e opiniões a respeito e aí você escolhe a que você achar melhor. :P Se ainda tiver dúvidas, pode perguntar. Tem esse link: http://www.nosnagravata.com/novidade-um-dia-de-garota Beijos, Karine Clessia

    ResponderExcluir
  20. O Rio é lindo, espero um dia conhecer assim como conhecer oo Pão de Açucar. Gostei das fotos, parabéns pelo passeio.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Realmente, né amiga? PERFEITO aquele lugar, mais ainda porque você foi comigo, né? kkkkk Já estamos organizando mais passeios e você vai junto denovo!

    bejin bejin

    ResponderExcluir
  22. olá!
    Nossa.. o Rio é lindo mesmo!!! Eu já visitei lá e fiquei besta com beleza e leveza do lugar!
    Muito bom mesmo!
    Adorei seu post e as fotos ficaram perfeitas! Parabéns!!
    beijos,

    Lu Abdala
    Charme DALU
    www.charmedalu.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ah, meu sonho é ir no Rio ~nunca fui~.
    Adorei o post e as fotos ficaram lindas :)
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  24. As fotos ficaram muito lindas! *---*
    Parece ter sido um passeio bem legal. Eu nunca saí do estado aqui. Na verdade, mal saio da minha cidade, que o fará do Sul. hahaha Mas quem sabe um dia, né?
    Bjo!

    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga não Mia! O único estado que fui sem ser o RJ , foi Minas Gerais! rs

      Excluir
  25. Aquele Abraço!
    Nunca sai do Nordeste, mas um dia conheço o mundo, incluindo o Rio. Lógico!


    =*

    --
    Fora as fotos do Postal, as demais não são minhas, foram do Google mesmo. Aliás, você mora onde? [Resposta ao comentário em http://milalices.blogspot.com.br/2012/03/epopeia-de-um-cartao-postal.html]

    ResponderExcluir
  26. Hihi ^^ Eu moro no Rio,e simplismente adoro,gosto mto do Corcovado,Pão de Açúcar,Pedra da Gávea,Praia da Urca,Praia de copacabana,realmente o Rio é um lugar linds <3
    Beijos!

    s2jeessy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Dizem que o rio é uma cidade ótima de conhecer, esse ano vai ter uma viagem para o Rio na faculdade, espero poder ir.
    http://www.meusdezoitoanos.com

    ResponderExcluir
  28. Ei, obrigada pela visita e pela força. eheheh
    Também estou retribuindo e seguindo.

    Menina, adorei as fotos desse post. Você quem fez as fotos das paisagens e tal? Adorei mesmo. Sou uma amante da fotografia, sabe, rsss..

    Também curti muito seu blog.

    Beijos da Cléo.
    http://vejoporai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim! Mas algumas, principalmente as minhas, foi minha amiga que tirou!

      Excluir
  29. Lindas essas fotos, sou louco para conhecer o Rio!!!!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>