Saiba mais: Qual verdade escondida por trás da história do dia internacional da mulher?

20:39

Olá galera, quanto tempo não escrevo aqui . Tá, tô exagerando ... só foi 4 dias !E o motivo vocês já devem saber né, escola ,  como sempre. Ah , queria avisar a vocês que eu estou concorrendo a autora do mês de fevereiro na ABL - associação blogueira de letras , preciso muito do voto de vocês, clique aqui e vote em mim :D não custa nada né? *-* Vamos ao post de hoje? Ele é bem polêmico, mas as informações são bastante importantes . 

Hoje, passeando pela blogosfera me deparei com inúmeros posts exaltando o dia internacional da mulher, fazendo homenagens as mulheres e etc. Eu decidi ser diferente. Não que eu não goste da data , mais é , porque eu sei de uma informação, que poucas pessoas sabem. Vou explicar melhor , e vou tentar ser menos complexa possível.  

Ano passado, nas minhas aulas de sociologia, meu professor abordou um assunto muito polêmico com a nossa turma : Qual a verdade escondida por trás do dia internacional da mulher? , quando ouvi aquilo pensei : '' lá vem o professor com suas teorias sempre do contra...'' , mas mudei de idéia depois que compreendi o que ele quis nos passar.

Bem, as histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento. _ ou seja ,o tal incêndio NÃO aconteceu no dia 8 de março, definitivamente !


- Várias datas -


- O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.

- No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

-Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinhas.

Minha conclusão: O dia internacional da mulher não deve ser visto como uma data em que a mulher se mostra como uma figura frágil, que morre, carbonizada em uma fábrica. Isso foi um mito criado pela sociedade machista, que não quer admitir a força e resistência das mulheres. O dia internacional da mulher deve ser visto como um dia de luta, manifesto pelos direitos, deve ser lembrado pelo dia da mulher que lutou pela igualdade e a conquista do seu espaço na sociedade.

E no final deste post, queria homenagear as mulheres guerreiras que conheço, que estão em minha vida  e que admiro tanto: a Minha avó Regina, Minha mãe Simone, Minha madrinha Ivone e Minha sogra, Vânia e entre muitas outras.  - e a todas as mulheres do mundo que lutam todos os dias para o bem estar de suas família, de seus filhos e de todos que as cercam!

E aí, depois de ler este imenso post, a qual conclusão que você chegou ? Comente , dê a sua opinião!

You Might Also Like

25 Comente!

  1. Como professor de história tiro o chapéu para a sua matéria, muito bem construída, recheada de bons argumentos! Como bem explicou, aconteceram vários movimentos e reduzir tudo apenas para o dia 8 de março é querer minimizar toda reflexão e discussão em torno do tema.

    Abraços, Flávio.
    (Blog Telinha Critica)

    ResponderExcluir
  2. Sabrina, flor...
    Primeiramente, Parabéns para nós! Apesar de todo dia ser nosso... hoje tem um significado especial!
    fazer valer todo o esforço não só dessas mulheres da fábrica, que sofreram na vida e na morte, mas também de todas as outras, assim como nós, que matam seu próprio leão todos os dias, tendo que conviver com seus problemas, os das amigas, da família, do namorado, do amigo, dos inimigos... porque, afinal, toda mulher é um poço de problemas e soluções! ;)

    Big beijo!!
    (tirei um tempinho só pra comentar!! Estou muito ausente.. prometo voltar em breve! ;D)

    ResponderExcluir
  3. Oi Sabrina,

    Primeiramente, parabéns!

    Muito interessante o seu post, realmente os verdadeiros fatos sobre o dia 8 de março estão ocultos até hoje para a maioria da população. Confesso que não sabia que muita coisa que você colocou nesse post, e olha que eu amo história! rsrsrs
    A mulher nas últimas décadas assumiu uma posição muito importante na sociedade.
    Parabéns para todas as mulheres do mundo, afinal vocês merecem! rsrsrs


    beijos

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Mustrangemarço 08, 2012

    parabéns a todas as mulher do mundo pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  5. Oi queridaa... bom, ao ler seu post eu continuo com minha mesma visão NADA romântica, em relação ao dia da mulher. Um dia para se comemorar sim todas as conquistas, mas, também, um dia que deve servir para nos lembrar que a luta continua. Ainda há muiiiitooo para evoluirmos, quando o assunto é igualdade de direitos e afins!

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  6. parabéns, você conseguiu mostrar o lado realmente importante desse dia *-* , fico feliz que tenha gostado do meu blog, o seu tbm é mt bom, vou seguir agorinha ;D

    http://leideanediniz.blogpost.com ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu já sabia da história do incêndio, foi mito mesmo? Pensei que tinha acontecido de verdade. Enfim, minha conclusão foi que, sim, nós mulheres somos sentimentais e até frágeis, e temos o amor como base em nossas vidas,mas somos fortes, muito mais que os homens, somos guerreiras e quando queremos, vamos atrás disso.

    Enfim, feliz dia internacional da mulher.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim Jenny, não foi um MITO, aconteceu o incêndio sim , mas não no dia 8 de março. No dia 8 de março aconteceu um manifesto quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz, só que a sociedade machista , não quer mostrar a mulher como um ser que luta por seus direitos, né! Acharam melhor colocar essa história no lugar para ofuscar a mulher como guerreira, e apresenta-la com um ser frágil e injustiçado!

      Excluir
  8. Olá!Bom dia!
    Sim! Eu sabia dessa história...!
    Então...gostei do post...e penso que ser mulheres ( mulher, mãe, esposa, filha, amiga e executiva ) não é uma tarefa fácil. Ao longo da história de lutas e muitas conquistas, as mulheres vêm aprendendo a viver duplas, triplas, jornadas diariamente. É claro que essa é uma missão sem fim aparente, mas, vcs são guerreiras e determinadas...e merecidamente ocupam o espaço que queriam...e conquistaram...
    Boa sexta!
    beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Nossa, não sabiaaaa! hihi Amei a curiosidade, as dicas são ótimas. Felicidades, para todas nós, bela homenagem ao nosso dia. ^^^

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ontem, hoje, e sempre, FELIZ DIA DAS MULHERES E PARA TODAS AS MULHERES!

    Excelente post Sabrina!

    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sabrina
    Eu já sabia da história, mas garanto que muita gente, inclusive mulheres não sabem da história, então parabéns pelo texto! Os maridos quando não dão presente nesse dia, dizem que dia da mulher é todo dia (kkkkkk), mas na verdade é isso mesmo, o nosso dia é todo dia, a gente batalha muito, principalmente depois que casamos e temos filhos, veja bem não estou reclamando, amo minha família, mas é a real.
    Bjão.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Caramba Sabrina,

    ontem mesmo minha professora falou que foi por causa do incêndio...

    É por essas e por outras que o mundo não sabe que foi Santos Dumont que inventou o avião. É tudo lavagem cerebral dessa cultura que importamos dos EUA... que triste.

    Mas, parabéns a todas! =D

    Bjuuus

    End Fernandes

    ...

    ResponderExcluir
  13. O DIA INTERNACIONAL DA MULHER É APENAS UMA REPRESENTATIVIDADE, E MAIS NADA. DIA DA MULHER, DIA DAS MÃES, DIA DOS PAIS, DIA DAS CRIANÇAS E ETC, SÃO TODOS OS DIAS. ISSO É APENAS UM MODO QUE O CAPITALISMO ENCONTROU PARA VENDER MAIS. NÃO DESMEREÇO A MULHER, POIS DELAS SOU DEPENDENTE E TENHO UMA DÍVIDA ETERNA. MAS INFELIZMENTE É ISSO O QUE ACHO.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/03/onde-houver-fe-que-eu-leve-duvida.html

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sabrina! Já votei em você! :) Sobre o dia das mulheres, acho que pouco importa a data, já que somos fundamentais para fazer esse mundo mais belo todos os dias! A data é só uma simbologia e uma desculpa para dispender e receber um mimo! Mas adorei saber tão detalhadamente o histórico envolvido. Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse post Sabrina!
    Você explicou tudinho! ^^

    Votei em você já!!!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Realmente eu não sabia! Mas é tipico ocultar esses fatos e o real motivo do dia 8. E concordo que essa data deve sim ser lembrada como luta por nossos direitos, se não fossem por essas mulheres guerreiras não iriamos ter o que temos hoje, claro que ainda há muito o que lutar. Quero desejar, um feliz dia da Mulher a todas (mesmo que atrasado), e dizer que espero um ''esquecidos do spiderwebs'', rsrs.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. super legal a história! bacana sua ideia de trazer a tona o que aconteceu para tornar esse dia especial para nós. mulheres são guerreiras e não devem ser colocadas nem acima, nem abaixo e sim ao lado do homem.

    ResponderExcluir
  19. Muito esclarecedor o seu post, eu só conhecia a história do incêndio na fábrica. Foi bom aprender sobre a trajetória de luta das mulheres por seus direitos, ressaltando o seu espírito revolucionário.
    P.S. Fiquei feliz em saber que você está concorrendo à autora do mês pela ABL. Parabéns!!!! Já votei lá no site. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Que bacana Sá , adorei o post Parabéns (:

    http://rascunhosperdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu conhecia só um pouco da historia desse dia.
    Acho bacana todo espaço que a mulher alcançou, msm que um dia - até historico - tem suas raízes pouco reconhecidas!

    =*
    http://milalices.blogspot.com/2012/03/epopeia-de-um-cartao-postal.html

    ResponderExcluir
  22. Me ha gustado el cartel y la foto..un beso desde Murcia..seguimos..

    ResponderExcluir
  23. Olá Sabrina, é com grande satisfação que viemos lhe informar que você foi escolhida com 58% dos votos para ser a Autora de Fevereiro da ABL. Pedimos que entre em contato conosco através da nossa página no facebook e nos envie o seu e-mail para que possamos fazer a entrevista.

    Att. Equipe ABL

    Página Facebook: http://migre.me/8fZS7

    ResponderExcluir
  24. oiee,
    adorei o blog!
    Muito bom o post, sabia da origem devido ao incêndio, mas sempre achei que tinha sido dia 8 mesmo. Adorei saber as outras datas e ocorridos.
    Parabéns para nós :D
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>