Saiba mais: Qual verdade escondida por trás da história do dia internacional da mulher?
20:39Olá galera, quanto tempo não escrevo aqui . Tá, tô exagerando ... só foi 4 dias !E o motivo vocês já devem saber né, escola , como sempre. Ah , queria avisar a vocês que eu estou concorrendo a autora do mês de fevereiro na ABL - associação blogueira de letras , preciso muito do voto de vocês, clique aqui e vote em mim :D não custa nada né? *-* Vamos ao post de hoje? Ele é bem polêmico, mas as informações são bastante importantes .
"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinhas.
Minha conclusão: O dia internacional da mulher não deve ser visto como uma data em que a mulher se mostra como uma figura frágil, que morre, carbonizada em uma fábrica. Isso foi um mito criado pela sociedade machista, que não quer admitir a força e resistência das mulheres. O dia internacional da mulher deve ser visto como um dia de luta, manifesto pelos direitos, deve ser lembrado pelo dia da mulher que lutou pela igualdade e a conquista do seu espaço na sociedade.
E no final deste post, queria homenagear as mulheres guerreiras que conheço, que estão em minha vida e que admiro tanto: a Minha avó Regina, Minha mãe Simone, Minha madrinha Ivone e Minha sogra, Vânia e entre muitas outras. - e a todas as mulheres do mundo que lutam todos os dias para o bem estar de suas família, de seus filhos e de todos que as cercam!
25 Comente!
Como professor de história tiro o chapéu para a sua matéria, muito bem construída, recheada de bons argumentos! Como bem explicou, aconteceram vários movimentos e reduzir tudo apenas para o dia 8 de março é querer minimizar toda reflexão e discussão em torno do tema.
ResponderExcluirAbraços, Flávio.
(Blog Telinha Critica)
Sabrina, flor...
ResponderExcluirPrimeiramente, Parabéns para nós! Apesar de todo dia ser nosso... hoje tem um significado especial!
fazer valer todo o esforço não só dessas mulheres da fábrica, que sofreram na vida e na morte, mas também de todas as outras, assim como nós, que matam seu próprio leão todos os dias, tendo que conviver com seus problemas, os das amigas, da família, do namorado, do amigo, dos inimigos... porque, afinal, toda mulher é um poço de problemas e soluções! ;)
Big beijo!!
(tirei um tempinho só pra comentar!! Estou muito ausente.. prometo voltar em breve! ;D)
Oi Sabrina,
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns!
Muito interessante o seu post, realmente os verdadeiros fatos sobre o dia 8 de março estão ocultos até hoje para a maioria da população. Confesso que não sabia que muita coisa que você colocou nesse post, e olha que eu amo história! rsrsrs
A mulher nas últimas décadas assumiu uma posição muito importante na sociedade.
Parabéns para todas as mulheres do mundo, afinal vocês merecem! rsrsrs
beijos
parabéns a todas as mulher do mundo pelo seu dia!
ResponderExcluirOi queridaa... bom, ao ler seu post eu continuo com minha mesma visão NADA romântica, em relação ao dia da mulher. Um dia para se comemorar sim todas as conquistas, mas, também, um dia que deve servir para nos lembrar que a luta continua. Ainda há muiiiitooo para evoluirmos, quando o assunto é igualdade de direitos e afins!
ResponderExcluirbjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...
parabéns, você conseguiu mostrar o lado realmente importante desse dia *-* , fico feliz que tenha gostado do meu blog, o seu tbm é mt bom, vou seguir agorinha ;D
ResponderExcluirhttp://leideanediniz.blogpost.com ;*
Eu já sabia da história do incêndio, foi mito mesmo? Pensei que tinha acontecido de verdade. Enfim, minha conclusão foi que, sim, nós mulheres somos sentimentais e até frágeis, e temos o amor como base em nossas vidas,mas somos fortes, muito mais que os homens, somos guerreiras e quando queremos, vamos atrás disso.
ResponderExcluirEnfim, feliz dia internacional da mulher.rs
Beijos
http://mon-autre.blogspot.com/
Assim Jenny, não foi um MITO, aconteceu o incêndio sim , mas não no dia 8 de março. No dia 8 de março aconteceu um manifesto quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz, só que a sociedade machista , não quer mostrar a mulher como um ser que luta por seus direitos, né! Acharam melhor colocar essa história no lugar para ofuscar a mulher como guerreira, e apresenta-la com um ser frágil e injustiçado!
ExcluirOlá!Bom dia!
ResponderExcluirSim! Eu sabia dessa história...!
Então...gostei do post...e penso que ser mulheres ( mulher, mãe, esposa, filha, amiga e executiva ) não é uma tarefa fácil. Ao longo da história de lutas e muitas conquistas, as mulheres vêm aprendendo a viver duplas, triplas, jornadas diariamente. É claro que essa é uma missão sem fim aparente, mas, vcs são guerreiras e determinadas...e merecidamente ocupam o espaço que queriam...e conquistaram...
Boa sexta!
beijos carinhosos!
Olá. Nossa, não sabiaaaa! hihi Amei a curiosidade, as dicas são ótimas. Felicidades, para todas nós, bela homenagem ao nosso dia. ^^^
ResponderExcluirBeijos; @Raah_Castroo
www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com
Ontem, hoje, e sempre, FELIZ DIA DAS MULHERES E PARA TODAS AS MULHERES!
ResponderExcluirExcelente post Sabrina!
Bjs e bom fim de semana!
Oi Sabrina
ResponderExcluirEu já sabia da história, mas garanto que muita gente, inclusive mulheres não sabem da história, então parabéns pelo texto! Os maridos quando não dão presente nesse dia, dizem que dia da mulher é todo dia (kkkkkk), mas na verdade é isso mesmo, o nosso dia é todo dia, a gente batalha muito, principalmente depois que casamos e temos filhos, veja bem não estou reclamando, amo minha família, mas é a real.
Bjão.
http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com
Caramba Sabrina,
ResponderExcluirontem mesmo minha professora falou que foi por causa do incêndio...
É por essas e por outras que o mundo não sabe que foi Santos Dumont que inventou o avião. É tudo lavagem cerebral dessa cultura que importamos dos EUA... que triste.
Mas, parabéns a todas! =D
Bjuuus
End Fernandes
...
O DIA INTERNACIONAL DA MULHER É APENAS UMA REPRESENTATIVIDADE, E MAIS NADA. DIA DA MULHER, DIA DAS MÃES, DIA DOS PAIS, DIA DAS CRIANÇAS E ETC, SÃO TODOS OS DIAS. ISSO É APENAS UM MODO QUE O CAPITALISMO ENCONTROU PARA VENDER MAIS. NÃO DESMEREÇO A MULHER, POIS DELAS SOU DEPENDENTE E TENHO UMA DÍVIDA ETERNA. MAS INFELIZMENTE É ISSO O QUE ACHO.
ResponderExcluirDEPOIS PASSA LÁ:
http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/03/onde-houver-fe-que-eu-leve-duvida.html
Oi, Sabrina! Já votei em você! :) Sobre o dia das mulheres, acho que pouco importa a data, já que somos fundamentais para fazer esse mundo mais belo todos os dias! A data é só uma simbologia e uma desculpa para dispender e receber um mimo! Mas adorei saber tão detalhadamente o histórico envolvido. Um abraço!
ResponderExcluirMuito bom esse post Sabrina!
ResponderExcluirVocê explicou tudinho! ^^
Votei em você já!!!
BjO
http://the-sook.blogspot.com/
Realmente eu não sabia! Mas é tipico ocultar esses fatos e o real motivo do dia 8. E concordo que essa data deve sim ser lembrada como luta por nossos direitos, se não fossem por essas mulheres guerreiras não iriamos ter o que temos hoje, claro que ainda há muito o que lutar. Quero desejar, um feliz dia da Mulher a todas (mesmo que atrasado), e dizer que espero um ''esquecidos do spiderwebs'', rsrs.
ResponderExcluirBjs
daimaginacaoaescrita.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsuper legal a história! bacana sua ideia de trazer a tona o que aconteceu para tornar esse dia especial para nós. mulheres são guerreiras e não devem ser colocadas nem acima, nem abaixo e sim ao lado do homem.
ResponderExcluirMuito esclarecedor o seu post, eu só conhecia a história do incêndio na fábrica. Foi bom aprender sobre a trajetória de luta das mulheres por seus direitos, ressaltando o seu espírito revolucionário.
ResponderExcluirP.S. Fiquei feliz em saber que você está concorrendo à autora do mês pela ABL. Parabéns!!!! Já votei lá no site. Bjs.
Que bacana Sá , adorei o post Parabéns (:
ResponderExcluirhttp://rascunhosperdiidos.blogspot.com/
Eu conhecia só um pouco da historia desse dia.
ResponderExcluirAcho bacana todo espaço que a mulher alcançou, msm que um dia - até historico - tem suas raízes pouco reconhecidas!
=*
http://milalices.blogspot.com/2012/03/epopeia-de-um-cartao-postal.html
Me ha gustado el cartel y la foto..un beso desde Murcia..seguimos..
ResponderExcluirOlá Sabrina, é com grande satisfação que viemos lhe informar que você foi escolhida com 58% dos votos para ser a Autora de Fevereiro da ABL. Pedimos que entre em contato conosco através da nossa página no facebook e nos envie o seu e-mail para que possamos fazer a entrevista.
ResponderExcluirAtt. Equipe ABL
Página Facebook: http://migre.me/8fZS7
oiee,
ResponderExcluiradorei o blog!
Muito bom o post, sabia da origem devido ao incêndio, mas sempre achei que tinha sido dia 8 mesmo. Adorei saber as outras datas e ocorridos.
Parabéns para nós :D
boa semana
;*
Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!
Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.
Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.