Eu prefiro os pandas!

17:22

Eu prefiro os pandas. Eles são brancos, negros, asiáticos e gordos ao mesmo tempo .  São fofos e dóceis, e não deixam espaço para o preconceito, que divide todos esses aspectos, julgando uns melhores ou piores dos que os outros.
Preconceito, é uma coisa mais complexa do que se pensa. Quando ouvimos falar em ''preconceito'' , nós lembramos do famoso ''racismo'' , que é julgar uma pessoa pela cor de sua pele . Mas preconceito não é só isso. Segundo a Wikipédia, ''Preconceito'' é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

Hoje em dia, a sociedade é cercada de pré conceitos sobre tudo e todos. Pessoas negras , pessoas acima do peso, pessoas que moram em favelas, pessoas que são pobres e pessoas ricas também sofrem preconceito. São muitos casos e tipos de discriminação. Agora a pergunta que não cala: Porque? Qual o porquê disso se somos todos iguais, apesar da nossa sociedade , ser tão desigual ? Acho que o ser humano deve aprender a respeitar as diferenças. Ninguém é igual a ninguém e todos nós temos livre arbítrio.

Por muitas vezes nós , influenciados por essa sociedade capitalista desigual , acabamos por nos deixar influenciar. É aquela famosa história: ''fulano que estuda em escola particular, é metido a rico e é esnobe'' . E em outras vezes:'' fulano mora na favela?, ih, é bandido '' . Isso são formas irracionais e sem fundamentos de opiniões formadas sobre as pessoas. Infelizmente os pré conceitos , opiniões sem conhecimento, acabam prejudicando muita gente. Digo pra vocês porque um dia já pensei assim , e graças a Deus, não penso mais. E conheço muita gente que pensa assim. Pois é.

Não vai ser protestos, brigas e ''cotas para negros em universidades'' que irão acabar com o preconceito. Ele existe na sociedade, e o nosso dever como cidadãos é lutar pela igualdade .Primeiramente devemos rever nossas atitudes, se queremos mudanças , temos que ser essa mudança. Preconceito não é uma coisa legal, porém , está presente no nosso cotidiano! 

O respeito hoje em dia está cada vez mais difícil de ser praticado. Preconceito é desrespeito. Pense nisso. Respeite para ser respeitado.

Depois disso tudo, continuo a dizer, eu ainda prefiro os pandas... e você?

You Might Also Like

30 Comente!

  1. Sim, Sabrina, preconceito é triste. Ninguém é melhor do que ninguém. Falamos sempre do preconceito a negros e pobres, mas como bem citou, também há o "preconceito às avessas", a alguém muito branco ou rico. Somos todos seres humanos e o que importa são os sentimentos que carregamos dentro de nós. Ótima postagem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Preconceito racial (e até "social") deveria ser banido da sociedade por completo.

    ResponderExcluir
  3. O preconceito que existe atualmente no Brasil é talvez o mais perigoso, visto que é o velado, "na encolha", "por debaixo dos panos". E isso torna esse assunto ainda mais complexo porém muito importante, devendo ser esgotado em todas as esferas sociais: nas escolas, igrejas, faculdades, associações, etc.

    Cabe a nós sairmos da posição passiva e lutarmos por uma sociedade mais justa, mais fraterna e com igualdade de condições e oportunidades para todos.

    Simplesmente odeio rótulos, detesto generalizações e tudo nesse sentido. Afinal cada ser humano é único e não pode ser discriminado dessa forma.

    Ahh, e sobre os Pandas eles são "joinha!", rsrsrs...



    Abraços Flávio,
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  4. Todos deveriam preferir os pandas.

    E preconceito hoje em dia não tá mais com nada né? Em pleno século XXI julgar pessoas por coisas tão bobas como essas é meio complicado.
    E é sempre bom nos policiar sobre o que falamos, porque as vezes somos mesmo contaminados.

    Ótimo texto

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sabrina, como vai?
    Como o próprio termo diz, preconceito é um pré-conceito, ou seja, é um conceito criado antes de se saber do que ou de quem se está falando.
    E, apesar de cada ser humano estar hoje em dia mais em contato com os demais povos do que nunca se esteve antes, o efeito disso é que muitas pessoas preferem se fechar, criando seu próprio mundinho e fazendo uma ideia errônea dos demais.
    É um verdadeiro paradoxo da comunicação.
    Cabe a cada um se reavaliar de tempos em tempos, pois o mundo muda, queiramos ou não, e devemos mudar com ele.
    Abraço, Sabrina.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina,

    Muito bom seu post. Bom, infelizmente o preconceito ainda existe sim. E quando esse preconceito é racial, queria alertar que não existe apenas o racismo de branco para negro. Existe sim racismo de negro para branco. Eu acho isso muito triste. Quanto as cotas para negros em universidade eu sou contra. Acho que as próprias cotas são uma forma de racismo, será que os negros são menos inteligente e precisam de cota para entrar na faculdade?
    Acho que não! Negros e brancos são iguais e devem disputar uma vaga em igualdade. Sou a favor de cotas para quem estudou em rede pública e para deficientes.

    Muito bom seu post. adorei.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Sabrina!

    Com certeza e desafortunadamente que o (pré)conceito se amplia a todos os níveis. Já que leu minha última postagem, lá pôde conferir minha frase:"A ignorância é a origem de toda forma de preconceito". Ou seja, eu quero dizer que o sujeito que é ignorante em relação a alguma coisa é automaticamente preconceituoso com o que desconhece, exatamente por não ter o devido conhecimento pra entender.

    Tenho que discordar que o indivíduo abastado, isto é, rico, sofra preconceito, pois é como mesmo disse a sociedade é capitalista, logo os detentores do capital é que tem o poder, então fica impossível pra eles sofrerem um preconceito. Muito pelo contrário, os ricos são venerados pela mídia! É transmitido através da mesma algo como: viu! Aprenda com os empresários como é que se ganha dinheiro, e então fique podre de rico, compre mansões, carros milionários...

    Agora, o indivíduo pobre é que sofre preconceito pelos ricos que eles sustentam trabalhando nas indústrias das quais eles são os donos.

    No mais, belas e sábias palavras, gostei muito de seu post, muito relevante, parabéns!

    Beijão

    Anselmo

    ResponderExcluir
  8. Tbm prefiro os pandas, rsrs..
    Adorei seu blog =)
    Estou a te seguir aqui e te convido a conhecer o meu cantinho: http://belezaeatragedia.blogspot.com/

    Segue lá tbm.. bjos, Até Mais!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sabrina!
    É, o tal do preconceito é um saco mesmo. Gostei da maneira como você colocou e da analogia do panda. Fico me perguntando quando o preconceito entrará em extinção.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito que todos sejamos pandas, com algumas falhas.
    O que quero dizer é: ninguém é perfeito em relação ao pré-conceito. Todos julgamos e temos nossos preconceitos sim, apenas não nos atrevemos por vezes, a assumi-los publicamente ou até para nós mesmos, tal como o parceiro Flavio citou, possuímos um preconceito camuflado. Cada um de nós.
    É o que eu acredito, porque certeza, não temos nenhuma nesta vida.

    ResponderExcluir
  11. Não tenho muito o que dizer sobre preconceito que vc não tenha dito com seu magnífico texto.
    Eu luto com meu eu interior todos os dias para que meu modo de pensar e falar não ofenda as pessoas, que eu possa ser uam pessoa livre de pré conceitos e livre de ser a dona da verdade.
    Todos nós acabamos hora ou outra julgando e tecendo conjecturas sobre nossos semelhantes e isso gera o quê?
    Sou gorda, e vejo nos olhos das pessoas, até mesmo de meus familiares o qt eles se incomodam com meu físico, isso dói? Olha, doer dói, mas hoje em dia não tanto qt antes, sei lá até pq mencionei isso, só sei que o ser humano é hipócrita demais, e qd dá te querer bancar um de super bacana e que não tem racismo, e que não se importa, caramba, é desses que temos de ter medo, não sei se me fiz entender.
    Mas de qlq forma, como eu escrevi anteriormente, vc escreveu tudo.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas.

    ResponderExcluir
  12. REALMENTE O PRECONCEITO ESTÁ NA MENTE DE QUEM SE DEIXOU FECHAR POR CONCEITOS FÚTEIS DESSA SOCIEDADE, QUE SÓ PREGA CONSUMISMOS EXAGERADOS E BELEZAS DE FACHADA. EU TB PREFIRO OS PANDAS,E ESSE ANO VAI TER UM CONTO COM UM PANDA TB.
    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/03/o-diario-de-um-cavaleiro-final.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Sabrina
    Obrigada pela visita no meu blog. Incrível eu estava pensando nesse assunto para o próximo post, mas não tem problema, esse assunto tem muito assunto (kkkk). Eu também já fui preconceituosa, e mudei muito, as circunstâncias me fizeram mudar. O preconceito não leva a nada é algo que só faz mal. Bjão.
    Lú Souza


    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com

    Os cursos da Escola Municipal de Música são gratuitos, e as exigências para ingresso são publicadas geralmente na terceira semana de setembro em edital no Diário Oficial da Cidade e disponíveis especificamente para cada especialidade. A seleção de alunos é feita em uma prova prática individual, frente a uma banca examinadora.

    Admissão: O Regimento interno da EMM consta no decreto 41826, de 21 de março de 2002, para acessá-lo clique aqui. Os requisitos para ingresso são elaborados por faixa etária para cada instrumento, e constam igualmente no decreto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Sabrina eu colei uma coisa acima que não tem nada a ver com o meu comentário. Me perdoe por zoar o seu blog. Lú Souza

      Excluir
    2. Acontece querida! Não se preocupe, volte sempre que quiser.

      Excluir
  14. Ótimo texto Sabrina!

    Também gostaria de saber quando o preconceito entrará em extinção. Pois é uma pena que em um mundo tão rico de cultura ainda exista uma coisa tão ridícula como o preconceito.

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Preconceito existe desde...sempre? É, desde muito tempo!!! O ser humano tem mesmo essa mania de falar as coisas sem conhecimento de causa e o pior, com isso, rotular. Acho que todos, em algum momento, tivemos certo tipo de preconceito. Mas, o grande problema é não fazermos o possível para nos desvencilhar desse maldito!

    Comentei no blog de algum amigo(ou amiga? não lembro) lá da blogosfera sobre a questão das generalizações e digo aqui, o que falei para essa pessoa. Toda generalização é burra! E tenho dito...

    bjks

    ResponderExcluir
  16. É sempre bom se refletir sobre o preconceito...
    Não esquecendo claro que, existe o preconceito contra quem é preconceituoso. =]

    Bjuuus

    End Fernandes

    ...

    ResponderExcluir
  17. Adorei a forma como você atribuiu os pandas a esse conceito, foi muito bem colocado! E eles são incríveis. Preconceito é coisa de gente que não tem cabeça,são vazias e fúteis.

    ResponderExcluir
  18. Eu também adoro pandas, amiga. Eles são realmente muito lindos e encantadores. Adorei o seu texto também!

    Se quiser pegar algum theme de Tumblr lá no blog, fique a vontade. Se quiser mais dicas de sites que contenham themes, é só me falar que eu te passo. :)

    Beijos, amiga. ♥

    ResponderExcluir
  19. Sa,

    Lindo texto! Parabéns pois vc pela pouca idade tem um compreensão muito linda da vida. Seus pais criaram vc muito bem. Adorei a lição.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  20. Como digo as vezes... Meu preconceito é em relação aos preconceituosos... Os pandas são lindos mesmo...

    ResponderExcluir
  21. Olá!Bom dia!
    Parabéns pelo texto!
    Preconceito...está inserido no contexto... neste mundo tão competitivo ....porém, como vivemos numa hipocrisia, pouco aparece...(sem generalizar, para não penalizar indivíduos).
    Boa quarta!
    Beijos carinhosos!
    Sei lá...se adoro PANDA..nunca pensei nisso..rsrs

    ResponderExcluir
  22. Concordo com você, flor.
    O ser humano ainda tem muito chão pela frente para superar certas coisas.
    Eu também prefiro os Pandas!


    Beijos

    ResponderExcluir
  23. O preconceito é fruto da ignorância Infelizmente, em pleno século XXI, ainda nos deparamos com atitudes discrimantórias em todos os sentidos.
    Gostei muito da apresentação do panda como ícone anti-preconceito. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Ameiii esta coisa de panda... acho que sou assim também... um pouco de tudo... e amo!!
    Longe de preconceitos seria a sociedade ideal...
    Mas, idealismo é complicado por si só...

    Belo post!

    ;D

    ResponderExcluir
  25. Nossa, amei o post. Fiz há um tempo atrás um post sobre o assunto lá no DSM e deu o que falar. Na minha opinião, o essencial é ter respeito. E muito amor.

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  26. Amo pandas, não só por serem fofos, mas por serem perfeitos mesmo com todas as características julgadas pela sociedade. Mas, não sejamos hipócritas a falar sobre preconceito sendo que nós mesmos somos muito preconceituosos. Mesmo que achemos isso errado, continuaremos a pé-julgar, enquanto tivermos olhos apenas no rosto, e não no coração!

    exclusivoparagarotas.tk

    ResponderExcluir
  27. preconceito em minha opnião é uma forma da pessoa q esta sendo preconceituosa se sentir bem, só por "ACHAR" q ela é diferente, pois ela n é somos todos iguais. pq vamos julgar uma pessoa se ela esta na dela??? Só q essa sociedade ignorante q formamos querem q seus proximos se fod... usam o preconceito como uma arma para muitas vezes tirar sarro com os outros. Hj em dia existem organizações contra o preconceito e tal, mas como essas pessoas podem fazer parte de uma organizaçao dessa se toda a sociedade é preconceituosa, as vezes achamos q n somos porem somos sim, eu, vc e todos nós. Para o preconceito sair de nós teremos de encherga com o coração e não com a mente!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>