19 de Agosto : Dia Mundial da Fotografia

07:54


Oi gente ! Hoje é um dia mais do que especial. Pra quem não sabia, hoje no dia 19 de agosto é comemorado o dia mundial da fotografia! Muito legal né? Eu adorei saber e hoje nós vamos conversar um pouco sobre isso. Vamos lá!

A fotografia é uma coisa mais do que essencial na nossa vida, usamos ela de várias formas. Significado de FOTOGRAFIA: Escrever ou desenhar com luz. Nós nunca iriamos conseguir viver sem a fotografia.Duvida disso? pensa só: usamos a fotografia para nos identificar (fotos 3X4 para RG, CPF, Carteira de trabalho, e etc) para ilustrar (trabalhos de escola, álbum de figurinhas, ilustrações em geral, books em geral) e para guardar momentos (festas,aniversários,cotidiano, etc). Para trabalhar, para representar, para marcar, postar no blog ... enfim, inúmeras coisas. Nossa vida sem fotografia não seria nada . Ou seria beeeem mais difícil de se fazer as coisas. Já ouviu aquele ditado: ''uma imagem vale mais do que mil palavras?'' É bem assim que funciona a importância da fotografia no mundo contemporâneo.  

Sabe, eu amo a fotografia e não vivo sem ela . Sabe por que? Vocês aqui neste blog só podem saber quem sou eu , por causa da minha foto - a fotografia permite a captura das imagens tal como são (apesar de às vezes não atender as nossas expectativas). E sabe do que eu mais gosto? da função mais marcante da fotografia : ela nos permite guardar os momentos durante toda a nossa vida. Quem nunca se surpreendeu vendo fotos antigas? Eu me surpreendo todos os dias! É incrível a maneira que sofremos mudanças constantes em nossas vidas. E a fotografia nos passa essa nostalgia , essa realidade - que estamos mudando sempre, e nos traz saudade ou alívio, de tempos que já se passaram. 

Eu poderia ficar aqui falando horas sobre fotografia e a importância dela na minha, na sua, na nossa vida. Vamos saber algumas curiosidades?. Vem comigo!

FICANDO POR DENTRO DO ASSUNTO





MOTIVO DA DATA


Em 19/08/1839, na Academia de Ciências da França, em Paris, a fotografia é anunciada oficialmente ao mundo, consagrando o processo "Daguerreótipo", desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre. Este processo chegou ao Brasil em Janeiro de 1840, determinado o dia 08 de Janeiro como o Dia Nacional da Fotografia ou Dia Nacional do Fotógrafo. Data cercada de controvérsias, ja que calendários dão conta que a comeração se dá dia 6, 7 , 8, e até 9 de Janeiro. E o dia 19 de Agosto, seria consagrado como o dia mundial da fotografia. Mas há comemorações no dia 15. Por fim, 2 de Setembro, seria o dia dedicado ao repórter fotográfico. 

FOTOGRAFIA NO BRASIL

Em 1824 chega ao Brasil o pintor e naturalista francês Antoine Hercules Romuald Florence, que morou na cidade de Campinas, onde realizou varias invenções e experimentos em relação à fotografia. No ano de 1830, Florence inventou o seu próprio meio de impressão que teve o nome de Polygraphie. Sem conhecimento do que estava acontecendo no mundo das invenções, Florence continuou a fazer pesquisas descobriu uma nova possibilidade de reproduzir pela luz do sol, o qual passou a se chama Photographie. No ano de 1833 Florence utilizou câmeras escuras com uma chapa de vidro e papel sensibilizado para a impressão por contato. Já em Janeiro de 1840 pelas mãos do abade Louis Compte, chega no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro o primeiro aparelho a ser usado para fixar imagem fotográfica, com a capacidade de fixar imagens obtidas em placas de cobres com sais de prata. Por volta de 1860 chega ao Brasil novas tecnologias trazidas por imigrantes radicados no Brasil, por exemplo, a técnica do colódio úmido, ou seja, negativo feito sobre placas de vidros sensibilizados com solução química.Por estas descobertas que o Brasil foi e é considerado um dos pioneiros na Fotografia.


MAS QUEM INVENTOU A FOTOGRAFIA, AFINAL?



“A data da invenção de Florence se surpreende ao se comparar com os demais inventos do mundo: na Inglaterra a Calotipia, por William Henry Fox Talbot, em 1835; na França a Heliogravura, por Nicephore Niepce, em 1827; o processo positivo em papel de Hypolyte Boyard, em 1839; e a Daguerreótipo por Louis Jacques Mandé Daguerré, também no ano de 1839. Não podemos esquecer de ressaltar que de todos os inventos apenas os processos de Hercules Florence e de William Henry Fox Talbot eram processos baseados no principio da reprodutibilidade, como conhecemos hoje como negativo/positivo. Hoje podemos afirma que a descoberta da fotografia no mundo teve base nestes cincos inventores”.


ALGUMAS CURIOSIDADES


O QUE ERA O LAMBE-LAMBE?


Lambe-lambe era o fotógrafo ambulante que tirava foto das pessoas nas ruas. Foram chamados assim porque em épocas passadas, era obrigatório que as fotografias de alguns documentos fossem datadas. Para isso, costumava-se fazer uma plaquinha de papel fotográfico. Como no instantâneo o negativo é em papel, que é refotografado, a plaquinha era feita em um minúsculo pedacinho de papel fotográfico, colado ao negativo. Até aí tudo bem. Mas o que essa história tem a ver como o nome lambe-lambe??? É que para fazer a colagem, o fotógrafo passava a língua na plaquinha para molhá-la e criar aderência. Daí, a famosa denominação, Lambe-lambe. + Por que em algumas fotos nossos olhos ficam vermelhos? Isso acontece por causa do reflexo do flash no sangue da retina. A luz entra na pupila, que costuma estar bem aberta por causa do ambiente com pouca luminosidade, e reflete os vasos do fundo do olho.
''CÂMERA MAMUTE''



Uma empresa de locomotivas construiu um dos primeiros trens com janelas e vagões do mesmo tamanho da época e naquela época apenas os trens comerciais tinham vagoes e janelas do mesmo tamanho. Isso levou a empresa a procurar Lawrence para fazer uma fotografia comemorativa. Eles queriam uma foto grande o bastante para impressionar o público com a dinâmica do trem. Lawrence aceitou o desafio, mas naquela época não havia uma máquina fotográfica para tirar uma foto do tamanho que haviam lhe pedido, então Lawrence procurou o inventor local e juntos construiram o que seria mais tarde conhecido como a "CÂMERA MAMUTE". Uma câmera que pesava 1.400 kilos e exigia 15 pessoas pra poder fotografar (pasmem!).A camera mamute apresentava alguns problemas como por exemplo o folem muito grande e pesado, o qual precisava de trilhos para poder se mover, e também lâminas de vidro muito pesadas para poder manusear. O problema da lâmina de vidro foi resolvido mais tarde com o projeto de lâminas de celulose, a lente usada também recebeu status de "a maior lente já usada para uma fotografia". Outras características incluídas eram cortinas à prova de luz (assemelhando-se a janela de tons), que protegia o negativo antes e depois da exposição.



+ papo cabeça: Nossa gente! Pesquisando isso tudo, fiquei muito surpresa com alguns fatos ocorridos na história da fotografia. Ainda tem muita coisa por trás disso tudo. Mas não podemos negar: fotografia é poesia da imobilidade. E no dia de hoje, é fundamental valorizarmos a importância dela . Fotografia é arte, emoção, inspiração. Não imagino um mundo sem fotografia.


OUTROS LINKS

+ Para saber mais sobre a história da fotografia na íntegra , clique aqui
Para saber mais sobre a maior câmera do mundo, clique aqui
Gosta de fotografia? clique aqui e acesse o site ''Dicas de fotografia'' , tem um conteúdo completo e muito bom.
+ Quer saber quais foram as fotografias que mudaram o mundo? clique aqui e descubra.
+ Venha curtir minha página de fotografias, clique aqui.



E aí , e você, o que achou da postagem? Já conhecia algum tópico? Qual é a importância da fotografia na sua vida? Dê a sua opinião, ela é mais do que essencial. Comente!

You Might Also Like

16 Comente!

  1. Não tinha a menor idea do dia lindo que é hoje! Adorei o post, eu amoo fotografia!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que hoje era dia da fotografia!
    Amo tirar fotos, acho lindo esse ato de congelar um momento lindo e ter ele pra sempre com a gente, sem que ele seja alterado pelas mudanças que o tempo impõe pra nós.
    Também não imagino minha vida sem fotografia. Adorei as curiosidades. Essa câmera mamute deve ter dado um trabalho gigante mesmo!
    E o poster do Keep Calm! Perfeito! Se me permite vou postar ele na página do meu blog em homenagem ao dia da fotografia.
    Amei o post!
    Beijos, Amanda Mazzei.
    expressodenárnia.com

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Sabrina... então, parabéns à todos os fotógrafos, profissionais e amadores! :)

    Fotografia é arte... adoro!!!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  4. Post incrível, Sa! Como sempre, você não se contentou em simplesmente comentar o assunto e foi além! :D

    Eu acho que escrever com a luz é uma espécie de mágica (sim, eu sei que a câmera tem o mecanismo e tal, estou falando "poeticamente" rs) que nos permite eternizar momentos, lembrar de como o céu estava naquele dia, daquele sorriso espontâneo...não é maravilhoso?

    Até vi uma vez (na Super, se não me engano) que os cientistas comprovaram que olhar fotografias antigas libera substâncias que combatem à depressão e ao desânimo!

    ResponderExcluir
  5. Algumas coisas bem interessantes, parabéns a tds os fotógrafos por aí e que o agora continue sendo perpetuado para tempos posteriores.
    Abç

    ResponderExcluir
  6. nao sabia que o dia era hoje mas ja sabia de algumas coisinhas que falast

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a postagem, Sabrina.
    Eu sabia que era o flash que deixava os olhos vermelhos, mas não exatamente o por quê. Lendo lembrei que tenho vontade de fazer uma câmera, pelo menos tentar haha. Sempre esqueço de pesquisar sobre, vou fazer isso agora (:

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Belo post Sabrina!
    Muito interessante, aprendi bastante coisa. rsrs
    Eu sou apaixonado por fotografias. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sá
    Eu já sabia que neste mês se comemorava o dia da fotografia, porque a Theka fez um post sobre todas as comemorações deste mês, e tinha certeza de que vc faria um post sobre isso kkkkk. Viu como eu já te conheço? Como sempre um post bem feito, maravilhoso! Parabéns! Eu não gosto de ser fotografada, mas adoro tirar fotos dos meus filhos, imagino quando vc tiver os seus kkkkkkk.
    Bjão da tia Lú. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Hey! Eu sempre amei todas as formas de nos expressar, seja na escrita e principalmente na fotografia, ela capta mesmo imagens marcantes de nossa vida, momentos que ficam registrados para *quase* sempre e que sempre podemos rever e relembrar <3 Fotografia é maravilhosa, claro que não sabia de muita coisa aqui abordada em seu post, amei amei amei, sempre amo seus posts por fica bem informada quando venho aqui, já te falei isso né. rs

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Mais um dia comemorativo que eu não tinha conhecimento. Eu não sabia o porquê dos olhos vermelho O.o fez muito sentido depois que eu li.
    Imagina você precisar de uma câmera mamute para tirar uma foto! Deve ter saído muito caro aquela foto hehe
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá Sabrina,
    Belíssimo e completo post sobre a importância da fotografia. No entanto vale lembrar que existia vida antes de sua invenção, rsrsrrsrsrr... E isso me fez lembrar de uma histórinha: dizem que D. Pedro I estava no porto a espera da Chegada do navio que traria a arquiduquesa Dona Leopoldina, de fato sua noiva "arrumada" que jamais tinha visto. Pois bem, ele curioso pediu para que mandassem primeiro uma quadro com a imagem da pretendente, e de cara ele aprovou e achou linda. No entanto quando ela desembarcou foi aquela decepção, pois ela não era bonita e o monarca se sentiu enganado. Mas se já existisse a fotografia isso não aconteceria! Ou aconteceria? Não existe o recurso do fotoshop? rsrsrrsrrsrss...

    De qualquer maneira você descreveu bem a importância dela em nossas vidas, e hoje realmente seria impossível abrir mão do benefício que elas trazem.

    Adorei.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  13. Olha só que legal! Não sabia que hoje (ainda é hoje, cheguei a tempo,rs) era o dia da fotografia. Muito bacana. E as curiosidades que você contou também.
    O nome lambe-lambe eu já conhecia, mas não sabia o porquê desse nome.

    Fotografia é tudo de bom. É muito gostoso pegar um albúm e ficar vendo as fotos. O tempo passa rapidinho.

    Boa semana pra você. Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Adorei saber da data e conhecer mais de sua história.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gentee! Dia 19/08 é dia do historiador, dia do ator, dia do ciclista e agora descubro que é dia da fotografia!!!
    Não sabia que esse dia era tão importante!!

    Parabéns pelo blog! Está muito legal!

    ResponderExcluir
  16. Eu uma amiga tiramos fotos lindas no dia mundial da fotografia!
    Comemoramos o dia fotografando!
    Adorei sua postagem!
    Daqui a uns dias deixarei as fotos no meu blog!
    Apareça!
    bjs
    RITA
    www.olharesedetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>