Açúcar, tempero e tudo que há de bom.

13:50






Se podemos perceber, na imagem acima , vemos o trio de meninas que são consideradas heroínas pela maioria das pessoas. Tudo certo, mas, qual é a sua referência de herói contemporâneo?. Pensemos:  Batman? Super-man? Homem aranha? Mulher-maravilha? São vários. Para mim é diferente, sabe. Eu imagino os heróis contemporâneos na vida real e numa sala de aula , explicando um fórmula difícil ou o ciclo da água. Ensinando como se faz aquela questão difícil do vestibular. Aqueles meros mortais que se esforçam e ensinam que a Terra gira em torno do sol e dela mesma. Que um ano tem 365 dias e que , infelizmente, Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil, pois ele já estava descoberto.    


Tem o Astrônomo , Contador , Dentista , Economista , Engenheiro Civil , Engenheiro Mecânico, Farmacêutico , Gestor Ambiental . Geógrafo, Historiador, Médico, Psicólogo , Advogado, Aeromoça ,  Antropologista. Arqueólogo, Biólogo, Estilista, Bacharel , Pediatra e Arquiteto. Todas essas inúmeras profissões são essenciais para o funcionamento da vida em sociedade , mas todas elas e outras muitas variadas por aí não seriam nada sem ele: o professor . Todas as profissões que existem, ou a maioria delas, são dependentes de um profissional ou de vários profissionais que se dedicam a ensinar.


Ás vezes fico a imaginar: O que seria  do mundo sem os professores? Será que todos nós teríamos a capacidade de aprender qualquer coisa sozinhos? Acho que não ou se sim, não tão bem. Dois é melhor que um , sempre . Ser professor é uma arte, ser professor é ser um pouquinho conselheiro e amigo também. Ser professor é ser pesquisador. Professor é muito mais do que um simples profissional que trabalha em uma sala de aula. Ser professor é a única profissão que se pode ir além dos muros de uma instituição. Os professores tem uma grande responsabilidade em suas mãos. Possibilitam sonhos, abrem portas, quebram as barreiras. Tiram as vendas e expandem as perspectivas. Formam os futuros líderes da sociedade.

E não importa se eles não usam no dia-dia'' Açúcar, tempero e tudo que há de bom''. O método é o mesmo a seguir ,só muda os ingredientes: respeito, sabedoria, conhecimento, pesquisa e doação. E claro, compromisso com a maior das dádivas , a solução e esperança de uma nação: a educação.

Eu sou muito grata a todos os grandes professores que tive durante toda a minha vida. Boa parte do que eu sou hoje, devo a eles. Sem contar dos professores que não estão comigo no dia-dia, mas estão aqui em meu blog, acompanhando meu progresso, lendo, comentando e ajudando com que podem.  E é à esses excelentes profissionais que eu dedico essa postagem! [ não quis citar nomes se não eu poderia esquecer de alguém] 

Parabéns a todos os professores pelo seu dia !



CURIOSIDADES

Você sabe como surgiu o dia dos professores?

527392 O professor é um dos profissionais mais importantes em nosso meio. Foto divulgação 15 de outubro: Dia do Professores


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro, mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

Em outros países:  Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio. World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro,  Tailândia - 16 de Janeiro, Índia - 5 de Setembro, China - 10 de Setembro, México - 15 de Maio, Taiwan - 28 de Setembro,  Argentina - 11 de Setembro, Chile - 16 de Outubro,  Uruguai - 22 de setembro. 



You Might Also Like

8 Comente!

  1. Que belíssima matéria! Obrigada pela parte que me toca, viu? Você já sabe o orgulho que tenho em ser sua professora... Que futuro brilhante você tem, afinal, sabe escrever! Sendo assim, saberá escrever sua história de vida. Será realizada profissionalmente, e eu poderei dizer: fui sua PROFESSORA! Beijo grande, Susi.

    ResponderExcluir
  2. Que bela matéria! Obrigada pela parte que me toca. E toca mesmo, você sabe o orgulho que tenho em tê-la como aluna, ou melhor, inluna, afinal sua luz se reflete quando produz seus textos, quando nos traz estas curiosidade... Você sabe escrever e isto é maravilhoso num tempo em que muitos só copiam, só repetem... será uma grande profissional em qualquer carreira que escolher e eu terei orgulho em dizer: Fui professora dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Susi, eu que agradeço por ser tua aluna, viu? Abraços!

      Excluir
  3. Sa, eu também acho que os professores são os maiores heróis da humanidade, pois se as outras profissões existem, foi porquê antes algum professor se propôs a compartilhar o conhecimento dele. beijos e lindo começo de semana.
    Ps.: Não sabia que tu eras do RJ... e sobre o CCBB, vai sim, você vai amar, estive lá no domingo e fiquei encantada. Penso em ir de novo na 5º feira para assistir a valsa nº 6... quem sabe a gente não se esbarre por lá um dia. ;)

    ResponderExcluir
  4. Oie! Que bacana! Sou professora de música e fiquei bem feliz com este post! Não sabia da origem da data comemorativa :)

    Layout e texto muito bons, parabéns!!

    Tem post novo no Anteontem!

    anteontemmusical.blogspot.com

    Te espero lá!

    bjss

    ResponderExcluir
  5. Há pessoas que são grandes autodidatas, porém, concordo que duas cabeças pensem melhor que uma. Muito legal sua homenagem e como sempre, com embasamento.

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>