Evento: Uma manhã em 22 - a semana de Arte Moderna

20:56


Oi gente! Tudo bem? Bom,  no dia 29 de setembro de 2012 tive a grande oportunidade de prestigiar um evento muito interessante. Como já citei em algumas postagens e no meu twitter (@sabrinnagomes, ainda não segue?) sou vestibulanda e aluna do Pré Vestibular Social do CEDERJ  , que é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades, que inclusive , tem vários polos aqui no Rio de Janeiro. Á pedido da tutora represante responsável pelo meu polo, fui convidada para tirar umas fotos do evento ''Uma manhã em 22 - a semana de arte moderna e seu legado''  e vim contar aqui, pra vocês. Que legal né? Então, que tal ficar por dentro de tudo que aconteceu lá? Vem comigo!

- RETROSPECTIVA : UMA VIAGEM ATÉ 1922 ! -

todas as turmas reunidas no auditório aguardando o evento começar
Uma manhã de Sábado diferente das demais. Foi assim que pude perceber o evento, de modo geral. Marcado para as 10 horas da manhã, o evento visava trazer um pouco da importância da '' Semana 22'' para nós, os alunos. Além disso, o evento tinha como foco a assimilação e compreensão desse assunto , que é  importante em todos os contextos, sejam eles históricos,sociais e principalmente artísticos. O tema é muito influente e em todas disciplinas também e corre risco de ser cobrado nos exames vestibulares. Pensando nisso, os professores tinham como proposta  apresentar para cada um de nós sua visão e sua contribuição, cada qual , com seu conhecimento em sua disciplina , através de músicas, filmes, palestras e recitação de poemas da época, assim, fazendo um eixo interdisciplinar com o tema que estava sendo abordado:  . Mas afinal, o que é a '' Semana 22 - a Semana de Arte Moderna '' ?


            


- A SEMANA 22 -

Nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 em São Paulo aconteceu o maior evento das artes no Brasil, a primeira Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal. Dias onde a pintura, escultura, poesia, literatura e música foram apreciadas e discutidas. Estavam presentes os artistas Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi; Na escultura Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg; Nos projetos arquitetônicos estavam presentes Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel; ainda escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida e na música nomes consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana.


quadros famosos de Tarcila, uma das maiores modernistas do Brasil

O que fez dessa semana de arte moderna um evento tão importante? 

A Semana de Arte Moderna trouxe o rompimento com o conservadorismo da arte européia, referencia para a arte brasileira. Movidos pelo academicismo que nessa época visto como um estilo conservador e pouco original, dito até por alguns com um método educativo ultrapassado fazia da arte nacional uma cópia da arte européia. O Brasil dava os primeiros passos na valorização de sua própria identidade. Afinal, era de interesse dos artistas da época mostrar ao mundo o que existe realmente aqui em solo tupiniquim. Nada de influências europeias, apenas o Brasil sendo referencia para a arte brasileira - tal como ele é, com sua cultura própria e riquezas históricas e sociais. Nessa época também houve um grande apelo para a liberdade de expressão através da arte , tanto em fatos reais, como o cotidiano dos brasileiros , tanto para a subjetividade, pelas obras surrealistas.

[ FOTOS DO EVENTO ]




Bom gente, como eu disse acima, fui convidada para tirar as fotos, levei minha câmera DSLR e tudo mais e na hora eu tinha esquecido o essencial: carregar a bendita câmera! O que salvou foi o celular do meu namorado, por isso a qualidade das fotos é um pouco baixa, mas deu para quebrar um galho e deu tudo certo graças a Deus! Vamos conferir? 







                     Eu , Lívia e Thayná , Wallace e a galera [ de vários ângulos ]




A Professora Celme, de Português, recitando o poema ''O poeta e a rosa '', de Vinícius de Moraes.


A TR (tutora representante) e Professora de redação, Lívia, dando as explicações .


O Professor de história, Marcos, dando aquela aulinha de história básica: adoro! 


Assuntos e mais assuntos

.
Hora de ver as imagens relativas ao evento, Ueslei e Lívia organizando as coisas.


Ueslei , no comando do PC.


Palestra do Ueslei, Professor de Física. Será que física e arte tem alguma coisa a ver?



Famosa frase de Arthur Schopenhauer na palestra de Joelmir - Faz sentido!



O Professor de Matemática, Joelmir, na sua palestra recheada de reflexões baseadas nas frases de figuras influentes na arte moderna.


O Professor de Biologia, Vidal, tocando as músicas do samba da época, entre elas a famosa '' Com que roupa ''de Noel Rosa.



A minha colega de turma, Larissa Camacho, mandando ver na arte que ela domina como ninguém: a dança!

[ LINKS ADICIONAIS ]


Ficou querendo saber mais sobre o assunto? Se liga nos links abaixo:


  •  Arquitetônico - uma das minhas fontes de pesquisa e um breve resumo da Semana 22.
  •  Wikipédia - tudo sobre o assunto!  [naquele estilo Wikipédia de sempre que você já conhece]
  • Existe um vídeo muito interessante no Youtube sobre a Semana 22 , da novela '' Um só coração'' > CLIQUE AQUI e assista. 


Chegamos ao final! 
E aí, o que você achou do assunto da postagem, do evento e das fotos?
 Comente !


[ aguardem , que também tem vídeo ! - fiquem ligados nas atualizações do blog nas redes sociais para não ficar por fora de NADA :*]

You Might Also Like

5 Comente!

  1. Ficou Lindo o post!!! e o evento também (hehehe, quanta modéstia da minha parte...)

    ResponderExcluir
  2. Parece que foi um grande evento :D

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa tarde!
    Sabrina...
    muito "lindo" seu post e suas fotos.Eu gostei!
    Essa Semana considerada um divisor de águas na produção artística brasileira, que serviu para quebrar paradigmas e mudar a mentalidade em relação à seguir um padrão de arte. Renovou o ambiente artístico e cultural, com maior liberdade de expressão e consolidando uma nova fase para a produção artística brasileira, cujo legado ainda vemos...principalmente em Sampa...
    Muito boa a iniciativa desse evento!Parabéns à todos!
    Obrigado!
    Boa quarta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que evento legal! Parabéns pelas fotos, convite e assunto...
    Tenho um encanto especial por tudo que está ligado à cultura.
    Abraços e linda noite! ;)

    ResponderExcluir
  5. Ahh, eu lembro de ter estudado esse assunto ano passado! Uma vez na escola, e algumas vezes para o vestibular rs. Eu acho que é um movimento bem legal (não que eu goste muito da arte desse período rs) e deve ter sido muito construtivo ir a esse evento! É bem melhor aprender quando se ~vivencia~ as coisas, o que acho que o evento deu a oportunidade de fazer.

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>