youPIX festival Rio /2012 - Eu fui!

14:16



Nos dias de hoje, se olharmos o mundo em nossa volta, veremos que quase tudo gira em torno desse meio de comunicação tão influente que é a internet. Cada vez mais, todos os assuntos e interesses se encontram nessa grande rede virtual na qual estamos conectados em tempo quase integral. Com o passar do tempo, da mesma forma o linguajar, os assuntos e o comportamento de jovens e adultos mudaram de contexto também, tornando-nos uma nova geração: a geração dos memes, hastags, trending topics, curtidas e compartilhamentos.

Quem me acompanha nas redes sociais, como twitter (@sabrinnagomes) e facebook sabe que nos dias 10 e 11 de dezembro aconteceu aqui no Rio de Janeiro o youPIX festival, um evento onde toda a galera da internet se encontra pra falar sobre internet e tudo que envolve esse mundo que estamos mais do que inseridos. Como no dia 10 eu estava ocupada resolvendo as últimas coisas na escola, só pude comparecer ao evento no dia 11.  Pensando em compartilhar tudo com vocês, convidei meu namorado para ir junto comigo, me ajudar a registrar e tudo mais (obrigado mesmo pela ajuda <3). Também convidei o Eduardo Campos, um colega e vlogueiro aqui da região.


Para quem não sabe o que é o youPIX , eu fui lá no site e achei isso aqui explicando como tudo aconteceu:

''O youPIX é uma plataforma que celebra, discute e é palco pra Cultura de Internet, dando espaço e voz pros agentes da revolução silenciosa que acontece através dos fios de rede e já mudou um sem número de aspectos da cultura, comportamento, negócios e da comunicação no mundo.


‘’A plataforma youPIX nasceu como uma revista impressa tamanho pocket em 2006, quando ainda se chamava PIX Magazine e trazia em sua pauta uma curadoria com o que melhor acontecia na internet e no universo dos blogs, além de matérias de comportamento do jovem internauta brasileiro.

Esse trabalho de dar voz e tentar entender como os jovens brasileiros usam a rede pra criar movimentos culturais evoluiu e, em 2009, se transformou em um evento, o youPIX Festival, hoje considerado o maior festival de cultura de internet do Brasil.
Além da revista e do evento, a plataforma youPIX ainda conta com 3 premiações distintas que visam a estimular a produção de conteúdo e a expressão do jovem na rede: o prêmio Melhores da Websfera, o prêmio Melhores da Twittosfera e o Content Talent Show (este último voltado a talentos iniciantes da área de blogs, vlogs e podcast).
A plataforma youPIX se completa com o seu site, youpix.com.br, visto na internet brasileira como o veículo que explica e organiza os movimentos culturais mais importantes que nascem na rede. O site contempla ainda a Memepedia, a primeira enciclopédia de memes do Brasil. ‘’’

YouPIX festival – dia 11/12/2012



A tarde chegava, e era por volta das 14:00 hrs quando pus meus pés na Av. Barão de Tefé, onde se localizava o galpão que estava rolando o youPIX. Quando cheguei lá me senti um pouco estranha. É , isso mesmo. Sabe, a atmosfera era um pouco diferente do que eu imaginava. Era uma atmosfera toda virtual, me senti dentro da tela do computador -  literalmente, vendo ''arrobas vivos'' e acreditem, isso era ainda muito novo pra mim.  Ao observar logo de início percebi que a cultura de internet é muito mais do que sentar numa cadeira, escrever num blog, twitter e facebook e pronto. A internet dos dias de hoje tem sua própria personalidade e influencia através dos virais e memes, gírias, ironias e tudo que falamos e pensamos de forma coletiva e sem perceber. Pra falar a verdade, a gente faz a cultura de internet e nem percebe. Minha timidez me fazia aflita por ver tanta informação em um só lugar. Mas depois de ficar observando os comportamentos e tudo mais, fiquei mais tranquila e logo familiarizada,  me soltei.

Após 30. min lá, já me senti em casa. Não se se isso é só comigo, mas eu sempre me sinto estranha quando estou gravando um vídeo em público, ou até mesmo, tirando uma foto, por que pode não parecer, mas eu sou um pouco tímida. As pessoas as vezes ficam encarando como se fosse algo do outro mundo. Às vezes também, sinto-me um peixe fora d’agua quando fico involuntariamente no celular atualizando as redes sociais, seja tweetando ou postando alguma coisa no facebook. No youPIX me senti em casa, lá eu fazia tudo isso e ninguém ficava me olhando como se eu fosse um extraterrestre. E isso é muito legal!
  
Além disso, pude conversar um pouco e tirar fotos com as minhas webcelebridades favoritas, que conquistaram seu espaço e ganharam reconhecimento criando um conteúdo legal, seja ele humorístico, reflexivo , de autoajuda ou de qualquer outro assunto aleatório. Pessoas nas quais muitos buscam inspiração para alcançarem seus sonhos e metas, ou simplesmente buscam diversão . Não é sempre que encontramos pessoas da internet por aí né? Apesar de lermos, assistirmos, stalkearmos, aproveitarmos dos seus conteúdos online e conversarmos com essas mesmas pessoas virtualmente quase todos os dias , na vida real, as coisas são muito mais complexas. Chega a dar até uma sensação estranha de você olhar e ver a pessoa ali, na sua frente, fora de uma tela do computador, texto, vídeo foto etc. Mas eu adorei de verdade cada dica, foto e momento ao lado deles.

Mas o melhor de tudo isso foram mesmo as palestras. Eram cinco espaços de conteúdo no total: Palcão, Hub da Baleia, Cordei KD Hub, Sebrae Like a Boss e a área Le Pufes. Nesses espaços ocorriam as palestras de 1 em 1 hora sobre diversos assuntos da internet, desde a criação de conteúdo até como ser relevante, relatos pessoais e muitas dicas pra quem é iniciante nesse ramo. Os palestrantes eram pessoas que trabalham e vivem da própria internet, contando suas experiências, dando dicas e ensinando muita coisa legal. Foram muitos palestrantes, CLICA AQUI pra você ver a lista completa.

Fora esses espaços, tinham os stands das marcas patrocinadoras, como fiat, vivo magazine luiza, multishow e muitas outras . O que eu mais gostei era o da multishow onde tinham quatro caricaturistas geniais fazendo a caricatura pessoal de cada pessoa que se inscrevia, e logo em seguida, usando essa caricatura, era criada uma caneca personalizada. Apesar de esperar horas na fila, tanto para pegar a senha, quanto pela confecção, eu garanti a minha , que por sinal, adorei.

Uma outra coisa legal que tinha por lá, era  exposição das fotos do instagram do Marcelo Adnet, nomeada no evento de ‘’Instaquadros’’, que eram verdadeiras obras de arte. Rolou também a retrospectiva da web, onde todos puderam rever todos os memes, vídeos e assuntos que mais bombaram na internet esse ano. Depois também aconteceu a premiação ‘’os melhores da twittosfera’’ e no final do evento, teve distribuição gratuita de Heineken pro pessoal (não gosto de cerveja, então fiquei de fora da brincadeira, hehe). Aí fui embora por volta das 22:00 hrs. 

Esse foi um nada breve resumo do que é o youPIX de verdade. Mas nada do que ter a incrível sensação de estar naquele lugar, divertido que fala a língua de quem gosta e vive nesse meio tão vasto, que é a internet. Aprendi muita coisa, conheci gente legal, ganhei  lembranças e tirei muitas fotos (o melhor de tudo). E por falar em fotos, se liga nelas aí em baixo. Vem comigo o/



fila imensa no espaço da multishow




@eduardcamposs, dono do canal vlog menos TV, daqui de Magé. Gravamos juntos lá também, aguardem as novidades aqui e no vlog dele.


AE , esse é o nada conhecido @felipeneto #ironia, o maior youtuber brasileiro, dono do canal Não Faz Sentido com mais de 1 milhão de inscritos , dono do canal Parafernalha e apresentador do programa Até que faz sentido, na Multishow. Eu não sabia o que dizer nessa hora tão legal, então eu disse pra ele que eu gostava de crepúsculo hehe ignorem minha idiotice. 


conheci o arroba mais legal do twitter @foxxavier, que é Analista de Mídias Sociais, Técnico em Hardware, CEO do @PitacosModernos, colaborador do @Techtudo e organizador do #EBRJ



essa é a linda da @biagranja, curadora do @youpix, @smwsp e @CampusPartyBra


 essa é a @rosana hermann ,uma escritora, física, roteirista e apresentadora brasileira. O último programa que apresentou foi o Atualíssima, ao lado de Leão Lobo, na Bandeirantes; também é colunista de vários blogs, entre eles o seu pessoal, o Querido Leitor.


eu estava super tímida em falar com ela, mas deixei pra lá por que né ...essa é a linda @brunavieira, dona do famoso blog @depoisdosquinze, agora escritora , lançou seu primeiro livro '' Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar '' é também colunista na @CAPRICHO. Neste dia ela foi entrevistada pelo Mais Você,  programa da Ana Maria Braga, da rede Globo.

 Repórter do Mais Você e as blogueiras de moda com o pessoal no espaço Le Puffes.

 @cauemoura dono do canal Desce a Letra, adorei conhecê-lo.



eu assistindo a melhor palestra da @rosana , '' Como ser relevante quando todos fazem conteúdo? '' , adorei muito as dicas.


 foco na @rosana , hehe


 lá você podia criar sua própria loja virtual no espaço da magazine luiza.




 @rosana e a @biagranja apresentando a retrospectiva da web.




o dono do personagem @dilmabr apresentando o trending topics do ano, quem venceu foi #GangnamStyle

como o PSY não estava lá para receber o prêmio, a @biagranja disse quem quisesse ganhar o prêmio  teria que dançar Gangnam Style melhor que todo mundo, e quem ganhou foi o Eduardo, o vlogueiro aqui da região ! UHU #UiEuSouDeMagé



finalmente depois de tanto conversar com ela no twitter, conheci a vlogueira Luisa Clasen @lullylucky, Lully dona do canal Lully de Verdade, uma linda e super simpática, uma das minhas vlogueiras favoritas.


eu e a  @sangerine, do canal Sangerine , e a @gabbief, do Canal Gabi disse Oi.

 vlogueiro vs blogueira

eu e o @dr_marcelo



stand da Multishow fazendo as canecas/caricaturas do pessoal.


minha caneca personalizada com minha caricatura.

mô sendo ''caricaturado''

criando canecas!

 eu e Dudu representando a websfera mageense lá no youPIX festival

  Matheus , namorado, fotógrafo, camera man, companheiro de aventuras etc bjs mô

 walking


 minha cartela de adesivos memes da Joox

 adesivo mais divertido de todos os tempos #VouPraBaleia


coisas que ganhei no youPIX: cartela de adesivos memes, buttons da Vivo, caneca personalizada da Multishow e garrafinha da Techtudo. (ignorem minha bagunça de livros lá atrás).

ENFIM, depois de tantas coisas legais que aconteceram esse dia, agora só resta esperar a próxima edição que eu possa ir. Adorei tudo que rolou lá, aprendi muita coisa e conheci muita gente legal que eu nunca pensei que poderia conhecer. Sem dúvidas, o youPIX foi o melhor festival de internet que eu tive o prazer de ir.

Se você não conhece o site do youPIX, deveria conhecer. clique aqui e acesse.

E aí , o que você achou de tudo? Já foi em alguma edição do youPIX? Se não, ficou com vontade de ir? Conta pra gente!

You Might Also Like

19 Comente!

  1. Olá, vi seu post pelo Facebook e resolvi conhecer o blog, já que também sou blogueiro e gosto dessas coisas. Nunca fui ao YouPix de SP maaaas sempre desejei, o que mata é o local, meio longe pra mim.
    Gostei muito mesmo das fotos, dos momentos e do post em si. As dicas da Rosana até pelo Twitter são de grande valia, a melhor parte é que ela sempre surpreende com os assuntos e dicas para cada assunto, lembro disso na Campus Party 2012. O legal de tudo é que o evento é gratuito e isso conta muito (ao menos aqui em SP é) e a CPBR não rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehehhe verdade, o youPIX é o melhor evento do mundo, na minha opinião. Que bom que gostou das fotos!

      Excluir
  2. Nossa, que legaaaal *--* Fiquei com vontade de ir no YouPix também AUHAUAH Tem aqui em São Paulo também, se eu não me engano. Cara, eles deram brindes *---* (tirando a cerveja, que eu também não curto, ADORO BRINDES #pobreza)
    E você conseguiu tirar a foto com a Br *-* Cê acredita que eu cheguei a conclusão que ela mora perto da minha faculdade, vendo o ultimo video dela? KKKKKK Tomara que eu encontre com ela um dia também *o*
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heheheh você vai conseguir tirar foto com ela e vai amar <3

      Eles deram MUITO mais brindes, deram mochilas, chinelos, buttons , mas como eu sou banana eu nao peguei quase nada hehehe adoro brindes tambem , #tamojunto

      BEIJO

      Excluir
  3. Super Sabrina! Que post POWER. Adorei estar presente.
    Fiquei com invejinha porque não consegui tirar foto com a Bruna. ;/
    Um beijão ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eheheh que isso, muito obrigado pelos elogios,
      um dia você vai tirar.
      É uma honra recebê-la aqui SangÊ ,
      é claro que você não poderia faltar no post,
      amo seu canal :***

      Excluir
  4. Que tudo você conhecer o Felipe Neto e a Gabi :D
    Beijos

    http://ascarus.com/

    ResponderExcluir
  5. Otimo post Sabrina. Cheguei aqui pelo site do YouPIX!

    ResponderExcluir
  6. Que Showwww esse post, ano que vem aqui em SP eu quero muito ir!!!

    www.geekses.com

    Bjs flor

    ResponderExcluir
  7. Oi mes que vem o blog completa 2 aninho, por isso vim agradecer sua presença nele, e te convidar para participar do sorteio que estou fazendo com muito amor para retribuir nem que seja um pouquinho desse carinho.
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2012/12/sorteio-de-aniversario.html
    (\_/)
    (^.^)
    (")(")
    Kisses e ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Que legal, Sá, eu não conhecia este evento e vou te confessar uma coisa, depois de ler seu post, vi que não conheço muita coisa do meio virtual... hehee Esse evento me lembrou a Bienal do Livro, parece ter sido muito interessante mesmo, ele é anual? beijos e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Adorei ler o post e as fotografias foram quase que outro post à parte... nossa, que evento legal foi esse! Gostei da caneca, heheheeh....

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parabéns pela matéria, adorei conhecer o youPix Festival, pois não o conhecia, agora fiquei até com uma invejinha de você, por ter ido, hahaha. Já que curte tecnologia, Tem uma super novidade lá no blog, confira!

    Abraços,
    Revolução Nerd

    ResponderExcluir
  11. Nossa que Maneiro deve ter sido, quando vai ter o próximo? Fiquei super interessado em ir :)

    Deve ser show de bola!!

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca tinha ouvido falar desse festival, mas já virei fan dele só pelo seu post. Eu adoraria me sentir "em casa" em um lugar completamente desconhecido, ter a sensação de estar dentro de uma tela de computador, tirar fotos com meus vlogueiros e blogueiros preferidos e visitar todos os stand, principalmente esse do multishow *-*
    ps: eu já encontrei a Bruna Vieira em 2 eventos que eu fui, e confesso que na hora também fiquei com um pouco de vergonha de ir lá falar com ela ;p
    ps²: adooorei o que você falou pro Felipe Neto hahahaha
    ps³: amei as fotos, que câmera vc usou?
    -xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eheheh o youPIX é realmente surreal , eu nao imaginava que seria tão legal, só indo mesmo pra saber a incrível sensação que temos lá.

      ehehe A Bruna é uma fofa, acho que ela ja ta acostumada com a abordagem das leitoras, bobeira ficar sem graça né?

      É, foi engraçado o que eu dise pro Felipe Neto ehehe

      Usei minha câmera, a DSLR Nikon D3100, com a lente do kit :)

      Espero ter respondido tuuuudo.

      BEIJAO

      Excluir
  13. Nunca tinha ouvido falar, mas me deu muuuita vontade de ir! E o que houve com a Sange que nunca mais fez vídeos? E o que o Felipe Neto falou quando você disse que gostava de Crepúsculo? AUHEAUHEAU Eu ri quando li que você disse isso pra ele EUHAEA.
    Beijos,
    Sim Senhorita (Clique no perfil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eheheh é verdade, ela nunca mais fez vídeos (triste). Adoro os vídeos dela também. Bom, o Felipe não disse nada, disse: atah.. e fico queto, provavelmente me achando sem noção!
      Mas gostei de dizer isso, foi engraçado na hora.

      Excluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>