Era uma vez um livro: Le Petit Prince (O pequeno príncipe)

09:39


 Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe, no Brasil ou O Principezinho, em Portugal) lançado oficialmente em 1943, é um livro de grande sucesso de Saint-Exupéry. E talvez seja um dos maiores clássicos mundiais da literatura juvenil.  Não é a toa. O livro mostra as indagações e descobertas de um jovem príncipe neste universo . Percebi que o enredo no começo parece mais um enigma , e depois, ao longo das páginas, pude captar exatamente o que Exupéry tem a nos dizer. Se você me perguntar de que fala o livro, não poderei te dizer ao certo, pois ele é composto de indagações e muitos assuntos aleatórios , depende de como cada um de nós observa a narrativa do autor. A leitura em si, é um pouco ambígua . Eu li, eu amei - de verdade. Cada palavra que lia, eu sentia mil e um contextos diferentes, o que me fez, de certa forma, seleciona-lo como um de meus livros favoritos que li durante toda a vida. Entre tantas coisas descritas nele , o que me chamou mais atenção foi o trecho que o pequeno príncipe conhece o significado da palavra cativar.

''Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo''
Essa parte do livro é uma das minhas favoritas, onde O pequeno Príncipe tem uma conversa bem interessante com a raposa, que explica para ele como é esse processo que denominamos ''cativar''. Acho que todas as coisas que amamos precisaram ser cativadas e com certeza, as coisas e pessoas que cativamos passam a ter um apreço por nós, o que não devemos jamais ignorar. Acho que ao mostrar isso ao pequeno príncipe, reflete uma  reflexão para os leitores a importância do afeto e da amizade, como se fosse um jardim que sempre deve ser regado e jamais abandonado. 

''Tú se tornas eternamente responsável, por aquilo que cativas!''


Somos responsáveis acima de tudo por aquilo que cativamos. Acho que o que desperta por muitas vezes o ciúme, a inveja e as brigas na contemporaneidade e nos tempos antigos é essa falta de responsabilidade que temos com as coisas em que despertamos o sentimento, as quais cativamos sem o compromisso de retribuir o afeto e a confiança que conquistamos. É uma bela lição sobre reciprocidade que todos devemos prestar atenção na vida e na convivência com os outros.


''O que quer dizer cativar? É uma coisa muito esquecida...Significa laços.''

Outra coisa que me chama atenção é sobre as lições de vida e os conselhos que o Exupéry descreve durante todo o livro, mostrando a nós, pelas ações , erros e aprendizados do pequeno príncipe, que tudo é aprendizado se você aprende com suas ações e ações dos outros. É como se fosse entrar na vida,no mundo de verdade, em que o principezinho ainda desconhece e por isso, o livro representa como ninguém essa transição. 


"Tu julgarás a ti mesmo. É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues julgar-te bem, és um verdadeiro sábio."






Eu recomendo demais o livro, mas achei que como um livro de criança, a linguagem é muito complicada - no meu ponto de vista , uma criança não entenderia tanto. E certamente, é muito lindo e posso dizer por mim, que cada palavra, independentemente da sua interpretação, fica eternizada ao identificarmos com os porquês e lições dessa vida.

You Might Also Like

9 Comente!

  1. Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro.
    Adorei a resenha Sa, parabéns. ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu li literalmente o Le petit prince pois só tenho o exemplar em frances mas eu li em português assim que peguei emprestado com minha prof

    é lindo lindo lindo

    @raah_amour

    Faz uma visita ??

    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é MARAVILHOSO! Preciso comprá-lo pois quando li foi emprestado!

    Adorei a resenha, Sabrina!

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii Vi seu blog na comunidade blogueiros e não pude deixar de conferir!
    Adorei seu cantinho e já estou seguindo!
    Ah esse livro é incrível né? Cada pedacinho dele tem uma frase que toca nosso coração. É curtinho mas vale muito a pena a leitura!
    Bom dia! Um super beijo!
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que tudoooo, Sa! Eu li esse livro e é muito bom mesmo, tenho até o filme e na infância, gostava de ver o desenho. ;)

    Vi sua mensagem lá no blog, só não vim antes, pois estou com a semana corrida... aliás, ainda estou... (risos)

    A limousine é alugável sim. Você pretende alugá-la para seu aniversário? O ideal é alugar bem antes, pois às vezes eles fazem promoção dando desconto no valor e geralmente é no começo do ano, antes do carnaval. Sobre o intercâmbio, quais seriam seus planos, país e tempo disponível? Qualquer coisa me envia um e-mail ou inbox pelo Facebook que te passo mais detalhes sobre isso. ;)

    beijos, obrigada pelo carinho e tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  6. Ps.: E futuramente, como forma de ajudar outras pessoas, postarei mais informações sobre intercâmbio no blog. "-"

    ResponderExcluir
  7. Eu não vou comentar este post porque é capaz de você me esganar virtualmente.
    Eu (e ainda bem que não só eu, conheci alguém que compartilhou da mesma opinião que a minha) consegui ver o outro lado deste livro e do quanto ele pode ser "útil" a determinadas pessoas com suas frases de efeito.
    Tá, parei.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina! Tudo bem?
    Ah!!! O Pequeno Príncipe! Eu sempre tive vontade de ler este livro :) Sempre falam bem dele para mim.
    Agora eu não me recordo se nos livros que eu peguei da minha madrinha ele estava incluso...
    Realmente, para um livro infantil ele tem uma linguagem deveras complicada - talvez seja por isso que eles adapataram para desenho animado...
    Mas eu acho que na época em que foi escrito, as crianças deviam entender, não acha?
    E aí? Qual é o próximo da lista :D
    bjs, Eduardo. [http://platinajp.blogspot.com]

    ResponderExcluir
  9. Nunca li, mas sempre tive curiosidade em ler esse livro! ja que você indicou, vou ver se consigo achar ele pra ler *--*
    xoxo, Lari ^^
    www.olhacomoeufaco.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>