O que aprendi com Legião Urbana

02:04


Um texto não seria o suficiente para falar das coisas aprendi com o Legião Urbana. É amplo demais. Vai do sentimental ao revolucionário. Do romântico ao crítico. Do reflexivo e até teológico quando fala de amor. Muitas coisas fazem sentido quando encontro suas palavras, deixadas para todos nós e imortalizadas através das décadas encantando gerações diversas. Quando encontro com seus pensamentos passo a enxergar com o coração. ''Ou será que é só imaginação?''

Com Legião Urbana aprendi que ''Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito.'' Esse mundo que nos cerca cada dia  só  nos remete a vontade de andar com olhos vendados. Nunca devemos deixar de acreditar em nossos sonhos e nunca devemos perder a esperança, o mundo pode ser difícil aos nossos olhos, mas nós não somos obrigados a vê-lo assim. A mudança vem de nós e só nos podemos acreditar em um amanhã bem melhor que o de hoje.  

Aprendi que quando eu quero esquecer um pouco dos meus problemas '' eu deixo a onda me acertar e o vento vai levando tudo embora'' é melhor assim do que se prender a um passado e as mesmas perspectivas de sempre. O mar e o vento nos chamam a relaxar e nos acolhem em seu leito de afeto, nas praias da vida. Na orla do coração. Porque '' quando eu vejo o mar,existe algo que diz,que a vida continua e se entregar é uma bobagem''.

Mas nesse mundo nem tudo é cor de rosa. Com Legião Urbana aprendi que ''tem gente enganando a gente'' o tempo todo. A gente não está alheio ás armadilhas do mundo e as pessoas que querem nos vez mal. Mas nunca devemos deixar de acreditar que as coisas podem melhorar, pois cada vez mais ''é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã'' e talvez essa seja a solução da maioria dos nossos problemas cotidianos. 

Aprendi que quando falamos de amor nada mais importa. O errado passa a ser o certo. O estranho já é aceitável. O fardo fica mais leve. Até as maiores diferenças parecem ser tão iguais. Não tem coerência. É tudo movido pela emoção. ''quem irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?'' e é exatamente isso que acontece: o amor altera todas as leis do normal, quebra barreiras e pula obstáculos. 

Aprendi que ''nosso suor sagrado é bem mais belo que esse sangue amargo'' de muitos inocentes que a a sociedade injusta e opressora em que vivemos deixa derramar sobre a terra todos os dias. É tanta impunidade , mas é fácil de resolver. É só a gente ''fazer nosso dever de casa, e aí então, vocês vão ver, suas crianças derrubando reis, fazer comédia no cinema com as suas leis.'' 

Aprendi o poder do desejo de mudança e da beleza de um olhar crítico para esse mundo alienado. Esse mundo desigual que julga e humilha um sujeito pobre que rouba um pedaço de pão para dar de comer aos seus filhos, enquanto milhares de políticos corruptos cometem atrocidades aos cofres públicos por meses e ficam impunes. ''Que país é esse?'' é fácil responder essa. O país em que vivemos, infelizmente. 

Aprendi sobre relação familiar. Eu sei que a maioria das vezes ''você culpa seus pais por tudo''. Eles nunca te entendem e por vezes querem interferir no que você pensa e sente. Você por vezes quer que eles sumam e parem de opinar tanto. Vai com calma. Eles apenas ''são crianças como você'' e também estão aprendendo. Não existe curso para ser pai ou mãe. Por mais que você não acredite nisso, na maioria das vezes, eles só querem o seu melhor. 

Com Legião Urbana aprendi que '' todos os dias quando acordo,não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo, todo o tempo do mundo.'' Aprendi que nunca podemos desistir de nós mesmos, jamais. Não vale a pena chorar pelo que já passou.  Ficar parado se sentindo o coitadinho.''A riqueza que nós temos ninguém consegue perceber'' . Temos nosso próprio valor. Devemos agir para que as coisas progridam.  O passado ficou para a trás e o presente vem com a espera de um futuro melhor. Não é vergonha tentar novamente .  Afinal, ''somos tão jovens...''.

Esse texto já estava rascunhado há tempos. Ontem organizando algumas postagens, achei ele perdido. Daí, completei algumas partes que faltava para ficar mais legal e resolvi postar, já que estamos todos na vibe do filme ''Somos tão jovens'' que estreou ontem e aliás, eu quero muito assistir. Se você aprendeu tudo isso que eu aprendi com o Legião Urbana, compartilha esse texto pros seus amigos nas suas redes sociais e descubra se eles aprenderam também! :*

You Might Also Like

7 Comente!

  1. Muito legal ver que em meio a uma turbulência que o Brasil passava o Renato pôde passar o seu eu para nós, jovens da década de 80... e que continuou passando para os jovens da década de 90 e posteriores. As músicas da Legião Urbana são simplistas, em sua maioria uma bateria, guitarra e baixo... algumas com um teclado discreto, poucas com refrão, e poucos acordes, mas seu sucesso ultrapassava tudo isso, porque as mensagens sempre foram profundas, que mexem com nosso interior. Poesia de primeira, sem ser essa melação quando falam de amor, e sem ser a mesmice quando falam de revolução. Tem começo, meio e fim.

    ResponderExcluir
  2. Texto genial Sabrina. Sou fã do Legião desde pequenininha, é engraçado que boa parte da minha educação também é responsabilizada pelo Renato, pelo Cazuza e o Lobão. Se a gente quer tirar uma lição de vida, um aprendizado, qualquer coisa que valha a pena, ouvir já é um começo.

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto!
    As letras do Legião Urbana levam a refletir sempre, todos os dias. Cada vez que a gente se põe a ouvir as músicas desta banda e a pensar sobre as letras, encontra mais lições de vida.
    Gostei do novo layout do seu site!

    ResponderExcluir
  4. Crônica maravilhosa, Sabrina. Você tem o dom elevado para tais, amei! Parabéns. E, claro, legião urbana sempre nos incentivando, não é? Tenho umas três músicas que marcaram fatos importantes da minha vida. (:

    Beijão,
    Arih. (http://eppifania.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente fantástico! Você consegue sentir a verdadeira essência das músicas e o melhor de tudo, é que consegue passar isso para nós, leitores.

    ResponderExcluir
  6. Legião fez parte de minha infância... realmente, temos muito o que aprender com eles. Lindo texto, Sa! beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>