It's rock baby!

02:29



O dia de hoje jamais será passado em branco. Blogs, sites, TV, Rádio ... tudo irá se voltar para o tema '' Rock''. Isso porque nesta sexta , 13 de julho se comemora o dia mundial do rock. Quem navega direto nas redes sociais, como eu , percebeu que essa semana no facebook uma galera em massa trocou a foto do seu perfil pela foto de seus ídolos do rock. Isso não foi atoa. Esse tema é tão abrangente , que o Spiderwebs não poderia deixar de abordar esse assunto. Assim, eu gosto muito do Rock, particularmente. Não me considero '' rockeira'' , mas acho massa o estilo e a música. Como eu disse na postagem do show do Jota Quest que eu fui, o Rogério lá no palco disse essa frase : '' O rock não é só pra ouvir, ele também faz pensar''. Fiquei com isso na cabeça e nunca mais esqueci. Realmente , o rock está aí para isso: para abrir os olhos da sociedade alienada dia após dia.

Lendo na internet #novidade, vi em um site aleatório, que o rock parece um mutante . Estranhei, obviamente, e segui lendo o artigo. Isso porque o rock começou com uma mistura de country e R&B. Quem diria né? E durante as décadas o conceito de rock mudou completamente (por isso o termo ''mutante'') . Na sua fase psicodélica ele era mais ''colorido'', depois ganhou peso, emagreceu, usou moicano e nos dias atuais adota a franjinha. Mas enfim, rock é bom, independente da forma que ele se apresente na sociedade. Sem preconceitos, preceitos, opressão. Rock é expressão. 

Então gente, eu não sabia ao certo do que falar hoje sobre o rock : pensei no estilo, em filmes, uma banda em destaque ... pensei em músicas, que é o tema principal. Mas se eu fosse falar todas as músicas que eu gosto , a postagem ficaria enorme, pois aprecio muito o rock em si de Elvis, Beatles, Legião Urbana, Bon Jovi ao Cine , NX Zero e muitas outras dezenas de bandas do gênero . Resolvi então fazer uma '' retrospectiva'' , que já é de praxe aqui no blog (quem acompanha sabe), pois hoje em dia muita gente define rock de uma só maneira , mas se esquecem que o rock tem suas várias faces que foram definidas de acordo com o decorrer das décadas . Então, bora viajar no tempo? Vem comigo !


SPIDERWEBS APRESENTA-  ''TÚNEL DO ROCK: DE ELVIS AOS DIAS DE HOJE''


Elvis seu lindo *-*

NOS ANOS 50
O estilo musical surgiu nos anos 50, com um nome conhecido até hoje: Elvis Presley.Vale destacar nessa época também os roqueiros Chucky Berry e Little Richard. Essa década pode ser considerada os primeiros passos do rock como conhecemos hoje. Minha música favorita do Elvis é aquele do filme '' Uma linda mulher'' - Pretty Woman. *-*

Foto épica '' The Beatles ''

NOS ANOS 60
Os anos 60 representaram a rebeldia por partes dos jovens, devido a esse fator essa década ficou conhecida como "Os Anos Rebeldes", e o rock foi modificado por isso. A década recebeu esse nome graças aos diversos movimentos pacifistas e manifestações que aconteceram contrários a Guerra do Vietnã. Nesse período surgiu uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: Os Beatles. As letras de rock ganharam um caráter político de contestação. Um exemplo disso são as músicas de Bob Dylan, que faz sucesso até hoje. Nessa mesma época surgiram outras grandes referências musicais como: Jimi Hendrix, Janis Joplin e The Rolling Stones.'' O lema do sexo, drogas e rock and roll nunca ficou mais explicito. Foi o momento em que o rock ficou mais livre.” Outras bandas que fizeram sucesso nesse período foram: The Mamas e The Papas, The Who, Pink Floyd dentre outras.

Deep Purple 
NOS ANOS 70
A década de 70 representou a popularização e a massificação do estlio roqueiro. Um dos diferenciais dessa época é o surgimento do videoclipe. Surge o heavy metal representado por Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Nesse mesmo período surge também um tipo de som mais leve, que contagiou todo o mundo,a chamada dance music. As referências desse tipo de música foram cantores como Frank Zappa, Creedence e Elton John. Nessa mesma época o Glam Rock ganhou força, movimento que havia surgido no fim dos anos 60. Esse novo estilo combinava cílios postiços, saltos altos, trajes elétricos por parte dos cantores e voltavam o visual para a androginia. Um cantor famoso que passou por essa fase do Glam Rock foi David Bowie.

Legião ! *-*
 NOS ANOS 80
Os anos 80 foram marcados pela convivência de várias ramificações do rock. Uma dessas ramificações que merece destaque é o new wave, que teve como destaques The Police e The Clash. No dia primeiro de agosto de 1981, surgiu a rede MTV, voltada totalmente para o mundo da música e para as noticias sobre o rock. No final da década surge a banda irlandesa do U2 (beijo bono vox, seu lindo *-*), com letras de protesto e com forte caráter político. No Brasil em 82 nasce o Legião Urbana, a banda mais influente de rock nacional, veio e deixou um legado com suas letras cheias de mensagens de reflexão, paz, amor e alerta que caíram no gosto de gerações. 
Nirvana
NOS ANOS 90 
O período dos anos 90 ficou marcado por fusões de diversos tipos de ritmos e do sucesso em todo mundo do rap e do reggae. Surgem bandas como Red Hot Chilli Peppers e Faith no More, que fundiram o heavyrockeiros e se tornaram sucesso rapidamente. Em Seattle, na Califórnia surge o movimento grunge sob a batuta do grupo Nirvana, cujo vocalista Kurt Cobain é o maior representante desse estilo. Outras bandas de grande destaque nesse período foram: Pearl Jam e R.E.M.No Brasil tivemos alguns representantes do rock, como, Jota Quest, Capital Inicial, Skank, Titãs e muitos outros.

NX Zero é uma das bandas mais queridas de emocore da atualidade

NOS DIAS DE HOJE

Nos últimos dois anos surgiram dois estilos musicais, baseados no rock, que causaram furor nos jovens. O estilo emocore e o estilo “colorido”. O estilo colorido representa uma “evolução” ao estilo emo. O primeiro possuía letras voltadas á tristeza e a insatisfação amorosa, Já o estilo “colorido” representa o contrário. Ele é baseado em falar sobre sonhos, metas a serem alcançadas e expectativas par relacionamentos futuros. As bandas características desse estilo , como NX Zero Cine e Restart procuram criar letras alegres e simples, além de com seu visual colorido, modificar o cenário da música nacional.

Que viagem longa essa que demos agora, né? Eu adorei, afinal falar de rock é sempre bom, e é o que mais iremos fazer hoje. Espero que tenham gostado de saber mais um pouquinho e relembrar os valiosos momentos que marcaram a história do rock. ah e não poderia deixar de desejar um mega feliz dia do rock para todo mundo !

216944_204313406258414_100000392670370_613035_5636537_n_large

Já que chegou até aqui, vamos conversar?  E aí ... O que você achou da postagem? Expresse-se ! Fale sua opinião sobre o rock, sobre a data, sobre as bandas , sobre o que é rock para você e o que ele representa na sua vida! Não fique tímido(a) , comente ! 


You Might Also Like

34 Comente!

  1. Oi Sabrina!
    Olha, rock é meu estilo de música preferido e depois de conhecer melhor acabei gostando mais do que havia antes do que o que há hoje. Enfim... tem muitas bandas boas hoje em dia, mas as melhores, na minha opinião, são as de antigamente.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina!
    Curti de mais a postagem!
    Afinal, hoje eu acordei de bom humor! Sério mesmo... Hoje é aniversário da minha cantora favorita Ladyhawke e ela fez um show live stream lá da Nova Zelândia!
    O Rock é como a Mística dos X-Men, sempre mudando, mas sempre mantendo sua originalidade.

    Sobre seu comentário: Ah é por boleto? Então tá... Tá tudo esclarecido agora n_n
    Obrigado por tirar minhas dúvidas!
    Mas é claro que pode pegar a paródia para incluir em um post seu!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMO post! Amei encontrar tantas bandas queridas por aqui :D

    Só dispenso as dos dias de hoje hahaha

    Tenha um bom dia e
    Let's rock!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto bastante do estilo musical. Curto desde os sons mais antigos aos mais recentes e tenho uma grande paixão por Guns N' Roses, simplesmente adoro.
    Mas não consigo aceitar as bandar atuais como bandas de rock. Simplesmente não consigo dizer que Cine e Restart são bandas de rock. Pra mim rock é outra coisa, falta um pouco de espírito rockeiro nessas novas bandas e um pouco de preto.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente adoro rock, é meu estilo musical favorito (com suas várias vertentes: ouço de boa tanto Legião quanto Metallica, até Slipknot.).
    Sou mais das canções sobre a vida, canções de protesto - comuns na década em que nasci, como Plebe Rude, Uns e Outros, Titãs.... Vivo ouvindo música... nem sei mais quantas tenho salvas no pc, eheheh.
    Gostei muito da sua "linha do tempo do rock".

    ResponderExcluir
  6. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Amiga Sabrina
    Bela postagem...gostei da retrospectiva "Túnel do Rock"...no mínimo serviu para mostrar que eu estou ficando "véio"...nossa... porque ouvi e acompanhei todos... não posso me avaliar como um "fã incondicional deste tipo de música", porque sei que o público que gosta desse gênero de música é muito, e, "bota muito", fiel ...
    mas, valeu por compartilhar de tantas informações e lembranças...
    Bom dia do Rock para você!
    Boa sexta feira 13
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente falar de rock é sempre muito bom e gostoso! Achei incrivel a postagem, muita coisa eu não conhecia e sabia, na verdade sei muito, mas muito pouco, no entanto aprecio um bom rock e ter esse giro no tempo, saber um pouco como surgiu e evoluiu foi demais! Parabéns pela postagem Sabrina!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Também curto rock mas não me considero uma rockeira. Estou adorando a avalanche de publicações no twitter e facebook sobre esse dia tão especial. Amei :)

    Beijos,
    Sabrina Machado! ♥
    http://www.blogmundodamoda.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sabrina! Amei, seu post, sou fã incondicional do rock. Lendo seu texto, adorei a comparação da evolução do rock com o fisual (moicano, franjinhas) e do repertório histórico. Acho que os melhores anos do rock foram os anos 60 e 80. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal sua retrospectiva, bem criativa! e viva o rock, haha :D

    ResponderExcluir
  11. Curti muito o teu post, bem legal td a pesquisa que tu deve ter feito, só achei que faltou tu citar o punk no final dos anos 60 e começo dos 70 com Sex Pistols e Ramones. Sou mt fã do nirvana e o Curt foi um exemplo de atitude.

    ResponderExcluir
  12. tenho certeza que o rock é dos melhores estilos que já se viu.Eu não sou muito fã de rock...Porém isso não me impede de apreciar, e quem não gosta de boa musica que atire a primeira pedra
    Excelente post Sabrina :D
    www.amaralstarlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. ROCK É MINHA VIDA CARA!!!
    MELHOR GÊNERO MUSICAL DO MUNDO!!!
    AMO PRINCIPALMENTE O DOS ANOS 80 *-*
    Beijos
    Diário Ciumento

    ResponderExcluir
  14. Oi Sa,

    Tudo bem? E viva o rock! Sou da década de Legião Urbana, U2, The Cure, The Police e como jã falei por aqui fui o rascunho de uma cantora de rock.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Sabrina,
    Excelente matéria sobre um assunto que amo: o rock and roll, pena que hoje muitas bandas, para agradarem a preferência popular, acabam saindo dos trilhos. Mas hein? Que história é essa de dizer que a maior banda de rock foi "The Beatles"? rsrsrsrsrsr... Todo mundo sabe que Beatles é yeah-yeah-yeah, já stones é puro rock and roll de garagem, ou seja, a melhor banda de todos os tempos! rsrsrsrsrsr, brincadeira, ficou super legal a matéria!

    Obs: Enfim chegaram as férias tão desejadas e aproveito para avisar que ficarei afastado da blogosfera durante este
    período. Pois moro onde todos os familiares passam as férias. Um grande abraço, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  17. Oi, lindinha, fofolete da tia Val! Que saudade desse espaço seu, tão especial!
    Confesso que gosto bastante do rock nacional, principalmente Legião, J Quest, Skank e Barão Vermelho. E seu post foi bem interessante, mostrando a evolução do rock - na minha opinião uma verdadeira regressão.

    Bjinhus, querida. Fique com Deus e até a próxima =)

    palavrasdevalquiria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Seu blog é lindo, muito fofo mesmo*0* parabéns!! Já estou te seguindo amada =))

    Convido voce e suas leitoras a conhecer meu blog

    http://toobege.blogspot.com.br/

    Beijinhoooos ;**

    ResponderExcluir
  19. Divertido demais seu post *-* ler cada ano imaginando-se dentro dele, foi muito legal, e deve ter dado um trabalho pesquisar tudo isso pra ficar tão bonitinho, ó. Parabés, mesmo.
    Concordo com a Valquíria, triste regressão, o rock perdeu grande parte de seus valores e essências, letras belas e de protesto tornaram-se coisas vazias com o intuito de apenas agradar o publico e não transmitir uma mensagem. Mas poisé, to me empolgando.
    Foi otimo visitar seu blog *-* bjs.


    Raehli Hage
    nidum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sabrina, lindinha!
    Tudo bem?
    Garota, fiz uma viagem por aqui... muito legal!
    Excelente pauta a tua, e interessante como a história do rock conta também a histórias dos costumes, vestuário, manias, etc... de toda a galera de cada época.
    Adorei a frase do Rogério:
    ' O rock não é só pra ouvir, ele também faz pensar'.
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Rock não se define no modo de se vestir e sim no modo de ver a vida. Gostei da retrospectiva, o rock teve fases e com ele diversas gerações.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Um dos melhores posts que vi sobre o dia do rock, ótima a ideia do "túnel do rock".
    www.classifiblogs.blogspot.com.br
    www.blogdahannah.com

    ResponderExcluir
  23. Não curto muito rock mas acho o estilo bem legal.

    iasmincruz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Sabrina, gostei do post, uma grande homenagem a um dos estilos mais prolíferos da música popular. Sou partidário da ideia de que o rock é mais que som, ele é atitude e esta questão da atitude que une debaixo de uma palavrinha de quatro letras tantas expressões musicais e culturais tão distintas... Tem alguns pequenos equívocos no texto em relação à cronologia e à rotulação, mas isso não faz a menor diferença, pois o que conta é a bela homenagem que você fez! Abração Sabrina!!!

    ResponderExcluir
  25. OH MY GOSH, que post perfeito é esse?! *O* Amei ler *mais uma vez* toda a evolução do rock desde seu surgimento, me interesso e muito em saber mais sobre a história do rock, já que sou fã do estilo tanto musical como pessoal e não quero passar como 'poser' por aí. rs
    Conheci o rock na minha pré-adolescência, grandes bandas me chamaram atenção e eu comecei a ouvir mais e a me fascinar mais ainda, descobri que rock não era só um estilo musical, mas estava presente nas roupas, nas atitudes, enfim, a gente vive o rock! E é isso o que ele significa pra mim, um estilo de vida, que não se define só por usar roupas pretas e ouvir bandas antigas.
    Amei mesmo a postagem *_______________*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  26. Super adorei o post!!Amo Beatles,Nirvana,Legião e NX0 <3 Beijocas
    http://tobelegant.blogspot.com/2012/07/no-lookbook.html

    ResponderExcluir
  27. Muito legal!
    Eu achei muito interessante este túnel do rock que você fez no post; foi muito bem feito...
    Eu gostei; MUITO bom! :DD

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Sá
    Voltando de férias e colocando as visitas em dia. Muito boa sua matéria sobre o rock, só poderia ser, vindo de uma menina aplicada e inteligente como vc. Viajei no tempo agora kkkkkkkkk.
    Bjão da tia Lú.

    ResponderExcluir
  29. Sabrina, o post ficou ótimo, mas chamar NX Zero e Cine de rock e colocá-los como o rock desta geração doeu. ahahaha.
    Tente se informar sobre rock (a cena independente nacional é muito boa) e por favor, o nosso rock não se resume a franjinhas, isto é emo ou scene kid, onde no Brasil foi inventado o nome de From UK apenas porque surgiu no Reino Unido. Mas eu, sinceramente, acho uma agressão chamar isto de rock. Parafraseando a Joicy, mas cadum é cadum. rs.

    ResponderExcluir
  30. Adooooooooro rock, sabe né!? rsrrs... claro, o que me faz sentir mais à vontade é o bom metall!!!

    Excelente postagem!!

    bjks :)

    ResponderExcluir
  31. LEGIAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
    <3<3<3<3<3<3<3

    ResponderExcluir
  32. LEGIÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
    <3<3<3<3<3

    ResponderExcluir
  33. Olá Sabrina,
    Continuando meu "tour" percebo que também já comentei aqui mas quero comentar novamente, pois esse assunto eu adoro: o velho e bom rock and roll! Muitos dizem que ele é mutante, fato que concordo em parte, pois é óbvio que ele mudou ao longo do tempo, mas é impressionante quando podemos ver um garoto aprendendo ainda os primeiros acordes do gênero todo entusiasmado levando um Little Richard, Beatles, Stones, etc... Ou seja, ele se renova mais ao mesmo tempo sempre vai lá beber novamente da mesma fonte! Muito legal!

    Abraços, Flávio

    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  34. Obs: Só para deixar registrado que amo o Legião Urbana e suas letras. Penso que falta uma banda com essa característica marcante na juventude de hoje!

    Abraços Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>