O motivo de você estar lendo isso: Arpanet , o embrião da internet

17:29


Hoje pela manhã, recebi pelo twitter uma informação diferente das informações diárias que costumo receber. Ela vinha do site Superinteressante, da Abril.  E olha só gente, adivinha que dia é hoje? Hoje, dia 2 de setembro , surgia o ''embrião da internet'' ou seja, ''o começo de tudo''. Aconteceu assim:

Nos anos 60, no auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveu um sistema de comunicação que funcionaria mesmo se partes da sua estrutura fossem destruídas numa guerra nuclear. O segredo era uma rede de computadores acessível de qualquer lugar do mundo e com múltiplas rotas de transmissão de dados. O sistema foi batizado de Arpanet e, em 1969, já estava online. Assim nascia o embrião do que hoje chamamos internet.


E ainda não para por aí: Em meados dos anos 90, a rede mundial dispunha de sete milhões de páginas e contava com 50 milhões de usuários. Hoje, há no mundo mais de 600 milhões de internautas e, em 2005, deve-se chegar a um bilhão. A internet acabou com barreiras físicas e com fronteiras geográficas, levando para as pessoas o bem mais precioso deste século: ainformação. Gerou milhares de novas oportunidades de negócio e criou um comércio eletrônico que cresce vertiginosamente. Um dos motivos da sua rápida difusão é a facilidade com que pode ser acessada. Hoje, é possível entrar na rede via TV, telefone celular, som do carro e até mesmo um forno de microondas. 


Mudando de assunto... pois é! Tantas pessoas mudaram sua vida graças a internet. Sejam pelo youtube, ou por uma simples página de blog/twitter/sites em geral. Costumam chamar essas pessoas de ''fenômenos da internet'' , pois se destacam pelo grande acervo de entretenimento que transmitem a milhares de pessoas. Antes eles eram comuns, mas depois da internet , tudo que fazem é acessado e exercem influência por aí. Dentre todos esses nomes, eu escolhi os 6 nomes que mudaram completamente suas vidas graças  a esse mecanismo rápido de informação contemporâneo , a internet. Vem comigo:


FELIPE NETO



Felipe nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro. Começou a trabalhar como ator amador ainda na adolescência.  Em abril de 2010, aos 22 anos, começou a postar vídeos em seu canal no site de compartilhamento de vídeos YouTube abordando temas da atualidade e fazendo críticas a comportamentos e atitudes de artistas e da própria população. Rapidamente, seu canal, chamado “Não Faz Sentido!”, começou a ganhar notoriedade na mídia. Vídeos falando sobre ídolos adolescentes como Justin Bieber, o filme Crepúsculo, Fiuk e "gente colorida" causaram grande repercussão e revolta entre os internautas fãs dos mesmos. Em 11 de dezembro, oito meses após o início no YouTube, entrou no ar no canal Multishow o programa Será Que Faz Sentido?.   Após o sucesso na internet e toda a repercussão na mídia, Felipe participou de campanhas publicitárias e se tornou garoto-propaganda de marcas. Em maio de 2011 Felipe, acompanhado por Fábio Nunes, estreou um quadro de humor no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo e em julho do mesmo ano, o jovem ator estreou um novo programa no canal Multishow chamado Até que Faz Sentido.


É o maior e mais famoso vlogueiro do Brasil na atualidade, lidera o ranking dos vlogueiros com mais de um milhão de inscrições no seu canal Não Faz Sentido (clique aqui e acesse) ! E graças a esse sucesso hoje ele tem sua própria empresa , o site da Parafernalha, que faz vídeos de humor e afins.

LIA CAMARGO




Segundo o seu perfil no próprio blog, Tudo começou em 2000, quando ela começou a fazer sites por hobby, voltados ao público infantil e juvenil feminino. Chegou a ter mais de 10 sites ao mesmo tempo, dentre eles o Dolls.com.br e o Cute Kitty . O seu blog começou como uma seção chamada “Meu Diário” dentro de um site pessoal que ela tinha em 2000. No inicio de 2001, separou o blog de lá e ele ganhou o nome de Just Lia . São mais de 10 anos fazendo sites! 

Lia é formada em Comunicação Social com habilitação em Produção Editorial, pela UAM. Também tem diploma de Criação de Roteiros para Produções (novela, cinema e teatro). Já trabalhou em veículos jovens como Universia, Play TV, Capricho, Gloss e o seu blog já foi da MTV. 

Seu blog é um dos maiores blogs de estilo do Brasil. Lá ela fala sobre tudo o que ama: design, games, filmes de terror, Hello Kitty, maquiagem, música pop, moda, brinquedos, bichos… e outras coisas. E graças a  esse sucesso,  ela é chamada e requisitada para muitos eventos e viagens , a última foi para Londres na cobertura das olimpíadas. 

BRUNA VIEIRA



Bruna Vieira, que nasceu em Leopoldina interior de Minas Gerais, agora mora em São Paulo . Com apenas 14 anos, criou seu blog para desabafar sobre um fora que levou. Depois disso, com e tempo e muito esforço,  deixou de ser apenas um diário virtual. Hoje em dia ela fala sobre tudo que gosta , principalmente sobre moda, música e fotografia.Seu blog, o Depois dos Quinze , agora é um site que tem milhares de acessos diários. Sem dúvidas, agora com 18 anos, Bruna é uma das blogueiras mais influentes da atualidade. Segundo o seu perfil , ela também escreve uma coluna semanal na aba “Entre amigas” da página da marca Always, representa a linha Capricho de O Boticário nas Redes Sociais e é blogueira parceira da Revista Capricho.


Encanta milhares de meninas e meninos pelos seus escritos, simpatia e qualidade de conteúdos. Agora ela também tem um vlog onde conta como as coisas aconteceram na sua vida e outros assuntos. Graças a esse sucesso, ela pôde realizar alguns dos seus sonhos, como o de fazer um intercâmbio na Europa, recentemente.

MANU GAVASSI 




Começou a carreira fazendo covers de músicas de Taylor Swift e Justin Bieber e postava em seu canal do YouTube, até que o produtor Rick Bonadio, chamou Manu para gravar em sua gravadora seu primeiro álbum de estúdio. Manu começou a trabalhar no disco, que foi lançado em 31 de agosto de 2010.Seu primeiro single, “Garoto Errado”, foi disponibilizado uma semana antes do lançamento do disco. O videoclipe dessa canção, conseguiu mais de 2 milhões de visualizações no YouTube, e contou com a participação do ganhador do programa Colírios Capricho, Renan Grassi, e com Bruno Anacleto e Mateus Emmerich, ambos também participantes do programa, transmitido pela MTV em 2010. Teve seu primeiro show no dia 18 de Setembro de 2010, no evento "NoCapricho 2010.

A Revista Capricho criou para Manu um blog e uma web-série de cinco episódios, mostrando os bastidores de sua vida, agora que está famosa. Os episódios da web-série foram postados no YouTube, e já passaram de 100 mil exibições cada. Além disso, foi capa da edição 1106 da revista Capricho. Manu também participou da estreia da Radio Disney no Brasil. Em 2011, seu single Garoto Errado estará na trilha sonora de Rebelde, nova novela da Record. Manu já participou de vários programas entre eles o Caldeirão do Huck e ainda foi comentarista do Teen Choice Awards exibido pelo canal Boomerang.

PC SIQUEIRA


Quando criança, PC era vítima de brincadeiras das outras crianças por causa do seu estrabismo, e acabou tendo de ser alfabetizado em casa. Mais tarde, chegou a desenvolver síndrome do pânico. Começou a trabalhar como ilustrador ainda na adolescência, aos quinze anos. Entretanto, tornou-se conhecido por seu trabalho como vlogueiro no Canal "maspoxavida" criado em fevereiro de 2010 no site YouTube. Postando vídeos críticos, abordando temas atuais e variados. PC causou polêmica em alguns casos, como ao fazer piada com um símbolo religioso e após publicar mensagens de cunho religioso em seu microblog.

Com repercussão de seus vídeos na internet PC foi indicado ao Video Music Brasil 2010 na categoria Web Star, foi vencedor das categorias "Geek do Ano" e "WebCeleb" do prêmio "Os Melhores da Websfera", foi entrevistado por Jô Soares e tornou-se garoto-propaganda de campanhas publicitárias de linhas de eletrônico e informática. Em março de 2011, PC estreou um programa semanal de meia hora de duração na MTV Brasil intitulado “PC na TV”. 

OS IRMÃOS JEFFERSON E SUELEN BARBOSA


Segundo o site , O diário , Em menos de 15 dias os irmãos Jefferson e Suellen Barbosa conquistaram 30 milhões de visualizações em um vídeo caseiro que foi postado no Youtube. Nesse vídeo os irmãos acompanhados da mãe, Mara, aparecem cantando a música “Galhos Secos” de Osny e Osvayr Agreste dando uma versão nova e bem divertida para o hit que ficou conhecido como “Para Nossa Alegria”. O que parecia ser um ensaio despretensioso que não deu muito certo fez com que a família Barbosa conquistasse sucesso nacional, sendo chamado para participar de diversos programas e agora sendo convidados a gravarem um CD pela Salluz. 

A brincadeira fez tanto sucesso que vários cantores populares e humoristas já gravaram suas versões da música como Jair Rodrigues, Luciana Mello, Jair de Oliveira, Marcelo Adnet, Fernanda Takai e Thiaguinho.  Agora eles tem até site ! clique aqui e acesse. 


+ nas palavras da blogueira: Já pensou, se a internet não existisse ? Eu não seria blogueira , o Spiderwebs não iria existir e você não estaria lendo isso agora.  A internet possibilitou tudo isso e muitas outras coisas. Quem diria que a 40 anos atrás surgia uma coisa que faz parte do nosso cotidiano né?.Sabe, eu acho que a internet a criação mais revolucionária do mundo contemporâneo.Trouxe coisas boas, trouxe coisas ruins. Porém não devemos negar a facilidade e os avanços que só foram possíveis depois da internet.  Não conseguimos viver mais sem ela. Ela mudou a minha vida, a sua, a vida de muitas pessoas, de alguma forma.

Quer ler mais sobre a internet? clique aqui e leia uma postagem antiga sobre o assunto.

E você leitor, o que pensa sobre tudo isso? Como a internet mudou a sua vida? Conta pra gente!

fontes: Wikipédia O Diário

You Might Also Like

19 Comente!

  1. Nossa, falando de Arpanet, você me fez lembrar de umas aulas de Informática Aplicada à Comunicação no semestre passado. Estudamos muito isso.
    Então, Internet é criação divina, coisas dos deuses. Sem internet também não existiria o meu DEScomplicando e as pessoas não poderiam ler meus desabafos toscos através do meu blog e eu seria mais alone, mas enfim...Como o assunto é muito amplo e não querer fazer deste texto um livro kkk sou vou dizer mais uma coisa, a Bruna me inspira, acompanhei boa parte do crescimento dela, mas tenho saudades da Br do começo do Depois dos Quinze, nada contra a fama que ela ganhou, mas acho que ela se importava e dava valor aos seus leitores bem mais antes...

    bjus

    http://ahoradevirarborboleta.blogspot.com.br/ <<<

    ResponderExcluir
  2. Poxa, escrevi um comentário tão grande pra pôr aqui e minha internet caiu! Aff! -__-
    Acho que não consigo retomar o que escrevi, mas resumindo: fiz uma apresentação sobre a Arpanet na faculdade de Redes de Computadores e nunca mais esqueci da história, hahaha. Essa vertente dos vídeos é apenas uma pequena amostra do mundo de possibilidades que a internet oferece, que passa tbm pelos blogs, como vc falou, até a divulgação de bandas independentes, além de tantas outras coisas!
    Parabéns pelo texto!
    Abraços! :D

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este post e li coisas que eu mesma nem sabia. Muito bem citada as web-celebridades. Lembrando que o cantor Justin Bieber também começou fazendo sucesso na internet.A internet abre portas para várias pessoas e principalmente as mais tímidas. Parece ser mais fácil se expressar por trás de uma tela de computador. Excelente post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela contribuição! Obrigado pela sua opinião.

      Excluir
  4. Olá Sabrina , boa noite!!

    Nossaaa!! ...Quanta informação preciosa contém a sua postagem! Confesso que eu ignorava tudo o que você tão inteligentemente postou para os seus leitores. Legal, amiga!

    A internet mudou sim, algumas coisas importantes em minha vida, no que se refere aos conhecimentos adquiridos através das pesquisas, nessa banco de dados fantástico que de que ela é portadora, e também por me possibilitar ter um blog, que significa pra mim, grande laboratório onde posso elaborar idéias e pensamentos, me exercitar na arte de escrever, aprimorando cada vez mais o senso estético e ético da arte.

    Adorei vir aqui.

    Feliz semana, querida!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  5. amei o blog, ja to indo seguir beijos
    s2-strawberryandloves(blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. é bem verdade eu nunca me poderia estar a ligar a um blog brasileiro ou falar com bloggers brasileiras é incrivel este mundinho encorta todas as distancias

    ResponderExcluir
  7. Oi Sá
    Muito legal seu post, como sempre muito bem feito, com muita informação. Adorei!
    Bjão da tia Lú. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sabrina,
    De fato eu já sabia que o embrião da internet nascera nos anos 60 fruto do desenvolvimento militar. E a coisa demorou um pouco a engatilhar no Brasil, já nos anos 90, por conta do maléfico protecionismo brasileiro, que impedia a "importação" das tecnologias de ponta. Quando eu comecei a navegar a internet ainda nem existia nas terras tupiniquins, o que havia era apenas as chamadas BBS, mas isso é um outro papo...

    Fico feliz que a internet, além de tantas outras coisas interessantes, sirva como trampolim para novos artistas e produtores de cultura, assim como o Felipe Netto, mas é triste ver o culto ao bizarro... o "para nossa alegria" é um exemplo disso, pessoas vazias, sem conteúdo algum e que querem aparecer de qualquer forma na internet, dai como alcançam o sucesso lançam até CD. Mas repare, as pessoas gostam porque é ridículo, só isso...

    Ainda bem que também exitem outros espaços interessantes no virtual, principalmente junto aos blogs, onde há vida inteligente.

    Adorei o post!

    Abraços, FLávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  9. Olha, a maioria aí merece ter o sucesso que tem viu...digo pela JustLia, Felipe Neto, Bruna, Manu e até o Pc Siqueira que fala besteiras porque sabe que é besteira...
    Mas os irmãos...ah nemmmm....me lembram como o Brasil é idiota.

    Mas é isso mesmo que você disse, sem a internet muita coisa não seria conhecida. E sem a internet a gente não estaria falando sobre isso agora! rsrs

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post, como sempre, Sa :)
    Acompanho e gosto muito do trabalho do Felipe Neto, PC, Bruna e Lia. Poxa, o Dolls.com.br marcou minha infância! Essas pessoas são a prova de que a internet é uma ferramenta muito poderosa que, nas mãos de pessoas espertas, pode dar muito certo...

    Ah, não sabia essa história do "embrião da internet"!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sabrina! Até o ano passado, sem internet, não havia muito o que fazer...hoje se não me cuidar, sou capaz de passar horas navegando feliz! Gosto dos vídeos do Felipe Neto, o conheci através da minha filha , e conheço alguma coisa da Manu, mas os outros eu ainda não conheço. Vou ficar atenta às suas dicas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante saber como surgiu a internet, e tipo de um modo muito mais legal de ler não cheio de nomes estranhos e tals, curti demais teu blog parabéns. http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu não sei o que eu faria sem internet, sou MUITO viciada!
    Acompanho a Lia desde a época que o Dolls era famoso, faz muito tempo, me sinto uma velha hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Sabrina... e eu nem sabia, quanta informação, eu sou meio anti-social, sou mesmo, as pessoas na vida real odeiam pessoas sinceras demais, não é ser ignorante, é ser verdadeira, eu sei que não devemos falar tudo que se passa na cabeça, mas eu sou do tipo que quando vi, já falei, foi e as palavras não podem ser engolidas de novo, graças a net eu pude sair de casa... hehehehe... mesmo que virtualmente isso aqui é um mundão, eita mundo bom sô, mas eu sei separar a vida virtual da vida real e cá estou eu, atoletada de serviços domesticos e com uma filha doente (nada grave, garganta inflamada) e assim vou indooo... =D
    Aquele lá é o Rock, cresceu assustadoramente, nem falo nada, fora que de um cachorro timído e medroso que eu encontrei na rua, ele está com a auto estima lá em cima... hehehehe... Esses famosos da internet são demais, eu acho legal, tem uns que é um porre, mas tem uns legais sim... Beijoooos

    ResponderExcluir
  15. Com toda certeza, aa internet muda vidas e a mais próxima de nós é a blogueira Bruna Vieira.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, as vezes as pessoas pensam que já começaram de cima, mais nem todos. Adorei o blog flor, e já estou seguindo segue lá o meu - Adorei, são lindas, já estou seguindo o blog flor, adorei, segue e comenta lá o meu flor - http://fashiontipslu.blogspot.com.br/ , beijos. , beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sa,

    Tudo bem? Achei um show o nível de informações que você disponibilizou. Já conhecia a Manu Gavazzi.


    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Hey Sabrina
    Tudo bem??

    Eu não posso dizer que a internet mudou minha vida pois praticamente não tive vida sem ela, comecei a ter acesso a internet em 2000 ainda com seis anos de idade, naquela época era internet discada de 275kb, e eu só podia usar nos fins de semana pois não pagava, era muuuuito ruim e ainda caia a linha telefonica, hoje vejo os piás de 13,14,15 anos reclamando "po minha internet é muito lenta, tem só 10MB", sorte deles que nasceram com tudo bem mais profissional e organizado.
    Abç

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>