Vida de normalista: Fórum e outras coisas aleatórias

10:43


Esse mês de setembro já está acabando, e enfim, chegou o tão esperado 4º bimestre.   Pois é, parecia que iria demorar bastante e olha: daqui  3 meses já sou professora! Nem acredito! Mas antes de começar essa postagem, quero avisar que falarei por agora bem mais sobre meu cotidiano escolar, tendo em vista que falta pouco tempo para eu deixar de ser Normalista. Existem coisas legais para falar e vocês precisam saber. Vem comigo! 

Para esclarecer algumas dúvidas, vou explicar uma coisa que a maioria das pessoas não entendem. Uma vez perguntaram no meu ask porque eu digo '' Vida de Normalista''.  O que é normalista? Bom,  a palavra '' normalista'' , se refere a todos os alunos que cursam o Ensino Médio no Curso Normal - Formação de Professores. Quem é normalista, ao final do curso se torna professor ou professora da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Uma baita ''responsa'', né. Geralmente, os ''normalistas'' usa aquele uniforme diferente dos alunos que estudam no Ensino Médio na formação geral: a meia 3/4, a saia de pregas, a sapatilha e a blusa com botões. É muito fácil reconhecer um estudante do curso normal nas ruas. O uniforme dos normalistas é lindo mesmo né? hehe . Parei.



Durante esse ano, tivemos que fazer muitos trabalhos práticos e estágios. Entre todos esses trabalhos, um teve destaque: o tão temido fórum de educação. Há 6 anos atrás, a direção da escola criava uma proposta de trabalho em que os alunos faziam uma vasta pesquisa sobre determinado assunto, que era um subtema do tema geral do fórum e esses mesmos alunos iriam ser ''palestrantes'' e apresentar para uma turma composta de diversos alunos de toda a escola sobre o tema.  Esse trabalho só é feito pelas turmas de formandos. Os alunos do segundo ano e os formandos da formação geral, construíram o corredor cultural, que por sinal,  ficou bem interessante!



Antes do fórum todo mundo fica nervoso né? Já pensou: você ali, com uma turma de pessoas que não estudam com você e dois professores te avaliando podendo fazer as perguntas que quiserem e inclusive, reclamar e expressar a sua opinião sobre o que está sendo proposto e dito.  Dá aquela imensa insegurança. Eu estava até tranquila , sabe. Já deixei mais da metade da minha timidez pra lá, e gosto de falar em público, não sinto dificuldade em relação a isso. Mas o ''desconhecido'' dá medo até aos mais seguros de si. Tudo isso é resolvido com muito estudo e exercícios de auto controle. 

Pois bem, esse ano foi a minha vez!  O tema do fórum desse ano foi: “UM AMPLO DEBATE SOBRE: VALORES NA ADOLESCÊNCIA”. Aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro.  Meu grupo apresentou no dia 5.  O tema era interessante e tínhamos livre escolha de como abordá-lo . Com a ajuda de nossa professora orientadora e psicopedagoga, Susi , do blog Oficina de Criação e depois de meses de preparação , reflexão, pesquisa...deu aquela sensação de dever cumprido, sabe? Foi tranquilo mesmo . Falei , juntamente com minhas amigas , sobre '' O valor da vida do outro'' e o conceito de educação holística. Escrevi até um texto sobre isso nessa postagem aqui ,e esse mesmo texto,  foi para o trabalho manuscrito. Aprendi muita coisa, ensinei também e a experiência? Foi incrível. Vai ficar marcado pra sempre. 



Enfim ... é tanta coisa para recordar que em uma postagem vai ficar difícil de dizer as coisas que aprendi sendo normalista e as coisas que mudaram depois que entrei para o curso normal. A gente sempre muda e não é a mesma pessoa sempre, e o curso normal marca essa fase muito transitória da minha vida. Então aguardem as próximas surpresas e coisas dessa minha tão dura vida de normalista, que na essência, só tem me proporcionado muitos aprendizados. E vocês, como se sentiram/sentem ao viver experiências semelhantes com a que vivi? Comentem :D


'A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces'''. (Aristóteles)

You Might Also Like

14 Comente!

  1. Com sua postagem parece trabalhoso, mas muito divertido! haha
    Adoro as postagens de 'Vida de Normalista', e ainda mais o vlog! ><
    Estava com saudades de vir aqui, acho que agora as coisas vão normalizar e serei mais presente! haha
    Beijos <3

    http://oiflordeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah , que isso Nessa! Suas visitas são uma HONRA.Que bom que voce gosta , amo as suas tbm!

      Excluir
  2. 'A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces' :D

    ResponderExcluir
  3. Admiro os normalistas. Pois terão uma "responsa" muito grande mesmo. Ensinar e cuidar de crianças é uma tarefa muito difícil, afinal, vocês que vão dar toda a base de aprendizado que essas crianças levarão consigo para o resto da vida.
    Até hoje me lembro das minhas professoras do primário.
    Você faz curso normal em que escola?
    Aqui perto tem o Sarah kubitschek, que é de normalista.
    Sobre a palestra, sei como é difícil isso. Na escola que estudei o ensino médio, tinha feiras de ciências referentes ao curso.
    Como o meu era eletromecânica, a turma tinha que criar projetos variados desde robôs até usinas em escala. Para então apresentar ao público que englobava professores, alunos, pais e visitantes.

    Gostei muito do post. Nossa, eu falo d+ né? kkkk

    beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada adoro sua opinião aqui, é muito gratificante. Eu estudo no CIEP 128. Acho que todo mundo já passou por isso né? Mas é tudo aprendizado. Já ouvi falar do Sarah Kubitschek. Abraços!

      Excluir
  4. Eu também sempre me perguntei que diabos era o termo Normalista, mas acabei descobrindo antes de ler este post. ahah.
    Realmente, além da responsa tem que ter muita paciência para lidar com crianças, admiro o trabalho que irão fazer.
    E sobre palestras, eu sempre detestei ter que fazê-las no Ensino Médio, mas quando é obrigatório, não tem como escapar. E concordo que estas experiências nos enriquecem muito como pessoa.
    O ano está voando e em breve será professora. Parabenizo desde já.

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
  5. Eu passei de série, e esse ano vou fazer o normal. Estou ansiosa.
    Tenho vontade de ensinar, mas não sei se quero ser realmente professora.

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou uma normalista , e queria saber se você tem como me diz umas 4 coisas que representam uma normalista ?

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou uma normalista , e queria saber se você tem como me diz umas 4 coisas que representam uma normalista ?

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>