O Natal pelo mundo

11:50



Todos sabemos que no Natal é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus. Mas para quem pensava que o Natal surgiu logo depois em que o menino Jesus nasceu, se enganou. A comemoração religiosa do Natal só foi iniciada no século IV quando o Papa Júlio I levou a cabo um estudo intensivo sobre a data de nascimento de Jesus Cristo e acabou por estabelecer oficialmente o dia 25 de Dezembro para as celebrações. Durante os três primeiros séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal. A festa do Natal foi introduzida na Igreja Romana no século IV e, somente no século V, estabelecida oficialmente como festa cristã. 

Passou Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro... e agora já estamos em Dezembro, mês do Natal. O Natal é uma festa mesmo contagiante, em várias partes do mundo, temos a tradição da ceia, presentes, amigos-secreto e muitas outras tradições. Uma das tradições mais marcantes do Natal é a Árvore de Natal. O mundo inteiro comemora o Natal, sendo que todos possuem maneiras próprias de comemorar. Sem dúvidas, uma festa tão universal assim, não tem uma só cara. Então,  vamos saber mais um pouco sobre o Natal de alguns lugares pelo mundo?


NATAL PELO MUNDO

Tumblr_mffhtsk5pc1risnpzo1_500_large


O Natal na Suécia: SAUDAÇÃO:"God Jul". O Natal na Suécia é dos mais típicos e tradicionais, em especial porque o país está situado no extremo norte da Europa e sempre tem um Natal coberto de neve. Na Suécia é costume enterrar, no dia 25 de dezembro, uma semente de cevada. Quando chega a germinar, o que não é nada fácil, o acontecimento é considerado prenúncio de boas colheitas.

Tradicional Missa do Galo
O Natal em Portugal: SAUDAÇÃO:"Boas Festas". O Natal é uma dos festejos mais importantes no país. Em Portugal, as celebrações têm um grande pendor religioso. No entanto, o aspecto mais importante e que predomina é da festa da família, ocasião para por as desarmonias de lado, voltar ao local de procedência e comemorar com os pais, avós e outros familiares. A comemoração religiosa do Natal começa à meia-noite do dia 24 de Dezembro com a Missa do Galo. O objetivo é festejar o nascimento de Jesus Cristo, que a Igreja Católica atribui a este dia. Os fiéis vão à Igreja para a cerimônia, voltando após para a sua casa onde se reúnem para a ceia e abrem os presentes. A denominação de Missa do Galo deve-se à lenda que afirma que um galo cantou nessa hora para anunciar o nascimento de Jesus Cristo.

Loteria de Natal, na Espanha
O Natal na Espanha: SAUDAÇÃO:"Feliz Navidad". O verdadeiro Natal só começa no dia 22 de dezembro que é o dia em que se realiza o sorteio da Loteria de Natal. Este sorteio é o mais importante do mundo pela sua propagação em toda a Espanha. Esse é o ponto de partida do Natal. A tradição da Nochebuena (noite antes do Natal) é totalmente familiar, por costume, os bares e restaurantes não abrem nessa noite. Faz-se uma ceia em família, com menu variado, sendo o mais comum o marisco ou as aves. As sobremesas, são torrões e tortas, alguns doces de origem árabe com amêndoas e mel. Às 12 horas, os católicos praticantes, dirigem-se à igreja para a tradicional Missa do Galo.

Ceia-de-natal_large

O Natal na França: SAUDAÇÃO: "Joyeux Noel". Feirinhas natalinas, concertos nas igrejas, a espera de Papai Noel e os pratos peculiares são algumas das tradições natalinas francesas. Os franceses, como bons mestres da melhor cozinha, preparam com requinte a ceia de Natal. É comum comer patê de fígado de ganso, uma espécie de embutido de cor branca que se chama "boudin blanc” e peru assado. Como sobremesa, se serve “la bûche de Noël”, um pastel em forma de tronco recoberto de chocolate e recheio de creme ou trufa.

Tumblr_meda126y911rxgkhoo1_500_large

O Natal na Alemanha: SAUDAÇÃO:"Frohliche Weihnachten". A Alemanha é o país que, de acordo com os historiadores, viu nascer a árvore de Natal por volta do século VIII e, portanto os pinheiros adornados enfeitam praças e lugares em todas as cidades durante o mês de Dezembro.



O Natal na China e no Japão: SAUDAÇÃO ''China (Mandarin) "Sheng Dankuai L e", China (Cantonês) "Sing Daan Faai Lok" e Japão "Meri Kurisumasu"  .Para quem é oficialmente comunista e predominantemente ateu, os chineses adotaram sem preconceitos a festa cristã e o espírito capitalista do consumo nesta época do ano.Para muitos comerciantes, as vendas de Natal já superam as do Ano Novo Chinês, que em 2011 será celebrado em fevereiro, e é a data mais importante do calendário do país. Decorar a casa com motivos natalinos, como nós fazemos no Ocidente, é uma moda que cresce a cada ano, principalmente entre os mais jovens. E é fácil achar enfeites, já que são eles que fabricam a maior parte das bolinhas e lâmpadas coloridas vendidas no mundo. Papai Noel e árvores de Natal aparecem por todo o lado, mas ainda há poucos sinais do aniversariante. "No Ocidente, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus, mas na China a maioria não tem religião”, explica este homem, "é uma demonstração de que a China está se tornando internacional". No Japão, 99% da população são budistas ou xintoístas, e comemoram o Natal de um jeito bem diferente do nosso.Para eles, é uma data romântica, mais parecida com o dia dos namorados. Compram presentes para a pessoa amada. Em vez de ceia com a família, preferem um jantar a dois. E é uma das noites mais movimentadas nos motéis do país. Os japoneses não pegaram bem o espírito do Natal, mas não querem perder a chance de fazer uma festa.

Tumblr_mdk259bk1j1rklev2o1_500_large


O Natal na Índia: SAUDAÇÃO "Shub Naya Baras". O Durga Puja é predominantemente celebrando em Bengala, mas também por outros povos. É a celebração da energia divina. O festival de Ganesh é celebrado nos estados do sul da Índia. As duas festas são grandes como o Natal para os brasileiros. Em todas as ruas se vê comemorações, danças alegres, cantos etc. Diwali é o festival das luzes. Cada casa, cada templo, em todo lugar se encontram lâmpadas, milhares e milhares, queimando a noite toda. Há muita alegria, fogos, muitas guloseimas.O significado das festas é que adorando a Energia Divina, adoramos Deus como Mãe e procuramos suas graças e nosso bem-estar espiritual. Em adorar Ganesha, procuramos sua bênção para o sucesso. No Diwali, destruímos a ignorância e encorajamos o conhecimento em nós mesmos", explica o Swami. "Há também as festas parecidas com o Natal que são Rama Navami e Krishna Janmashtami. O Natal na Índia dá importância ao Papai Noel e à arvore de natal. Rama Navami é a celebração do nascimento de Rama. Krishna Janmashtami é o aniversário de Krishna", conta o Swami.


O Natal na Lapônia: SAUDAÇÃO:"Hauskaa Joulua". A região da Lapônia, na Finlândia, consta na história como a terra da lenda do velho Nicolau, o Papai Noel. O mais interessante é que o Papai Noel da Lapônia recebe aproximadamente 700 mil cartas por ano, de cerca de 150 países, com pedidos de presentes, principalmente brinquedos. 



O Natal na Africa: SAUDAÇÃO "Geseënde Kersfees" A Africa é um continente vasto composto de 54 países e grande diversidade étnica, o natal em África, com toda a sua riqueza e tradição, é marcado por inúmeras celebrações. Neste texto apenas segue celebrações de natal em alguns lugares em África, como por exemplo: no Natal da África do Sul é verão, com sol e flores a desabrochar com a graça do Natal. É tempo de férias de verão nas escolas. Nos grandes centros, há exibição especial de shows natalinos. As pessoas usam ramos de pinheiro para decoração de Natal em suas casas como arvores de natal com presentes para as crianças. Já o Natal na Etiópia é uma festividade muito colorida e às vezes pode durar dias. Familiares e amigos se reúnem para saborear uma boa comida, celebrar cultos e jogos tradicionais. A Etiópia é um país vasto composto de mais de oitenta línguas e culturas, sem dúvida, então, que as tradições são muito diversas. Natal etíope é um amálgama de muitos costumes diferentes. 

Tumblr_mfhs1zdo4z1rciifdo1_500_large


O Natal na Dinamarca: SAUDAÇÃO "Glædelig Jul".  A maioria dos lares privados são decorados com vários tipos de decorações natalinas. Os enfeites são, normalmente, bolas, corações e cornetas de papel, grinaldas com bandeiras dinamarquesas e, em especial, velas, que podem ser de cera ou cadeias de velas elétricas. Em conexão com as guerras contra a Alemanha e o despertar da consciência nacional no século XIX, as decorações começaram a ser predominantemente nas cores nacionais, vermelho e branco. Os preparativos de Natal também incluem a confeição de vários biscoitos tradicionais associados com o Natal e diferentes tipos de guloseimas. As chamadas nozes de pimenta podem ser rastreadas a tempos mais remotos que qualquer outro biscoito.


São Nicolau

O Natal na Grécia: SAUDAÇÃO:"Eftihismena Christougenna". As Festas na Grécia são comemoradas com sobriedade. O São Nicolau é importante na Grécia por ser o santo padroeiro dos Marinheiros e navegantes em geral.

550px-make-wassail-step-6_large
wassail, bebida típica de Natal na Inglaterra
O Natal na Inglaterra: SAUDAÇÃO "Merry Christmas"  . Na Inglaterra, como nos Estados Unidos, é Santa Claus que distribui os presentes e desce pela chaminé. As suas características são idênticas às do Papai Noel, só muda o nome.Lá também é celebrado o Natal em 25 de dezembro. E, nessa data, as crianças penduram as suas meias junto à lareira para que Santa Claus as encha de presentes.O pudim de ameixa é um doce natalício tipicamente britânico: leva groselhas ou uvas, frutas secas, manteiga, açúcar e temperos. Na Escócia, os padeiros fazem bolos de aveia. Outro costume daquele país é beber uma grande taça chamada wassail cheia de uma bebida feita à base de mistura de cerejas, maçãs assadas, ovos, açúcar, noz-moscada, cravo-da-índia e gengibre. Esta mistura é bebida quente. Antigamente, as pessoas iam pelas ruas cantar canções de Natal em troca de uma taça.

Kinfolk_vol5_32_large


O Natal na Itália: SAUDAÇÃO: “Buon Natale". O Natal na Itália é cheio de conhecimento ligado ao significado religioso. Quando acaba a ceia, as pessoas esperam a meia-noite jogando cartas, até o momento em que poderão abrir os presentes e ir à Missa da Meia-Noite. As festas se concluem com a "Epifania", dia 6 de Janeiro, dia em que os reis magos deram os presentes ao Menino Jesus.

311616_566746406672199_422266167_n_large

O Natal nos EUA: SAUDAÇÃO '' Merry Christmas'' . Nos Estados Unidos e no Canadá, as cidades, vilas e aldeias revestem as praças, ruas e locais públicos com luzes de várias cores. As lojas também não fogem à tradição e arranjam os estabelecimentos de acordo com a época. Acontece o mesmo com as casas e os jardins particulares.As tradições natalinas dos Estados Unidos estão ainda muito influenciadas pelos imigrantes europeus. Por exemplo, em algumas localidades do estado de Pensilvânia ainda persistem muitas tradições suíças e alemãs. Os descendentes dos imigrantes da Morávia são conhecidos pelas suas pirâmides de Natal, que são uma espécie de bolo em forma de pirâmide, feito à base de bolacha e frutas. Nos estados de Minnesota, North Dakota e Winconsin são evidentes os costumes escandinavos. Um deles, bastante insólito por sinal, é o de alimentar os pássaros com uma dieta especial de Natal: cevada, aveia e trigo.

Tumblr_mfhsb64nku1rvxkxuo1_500_large

O Natal no Brasil: SAUDAÇÃO '' Feliz Natal'' . Em nosso país, o Natal urbano assumiu os aspectos de origem nórdica sobressaindo-se o hábito da troca de presentes, que devido à propaganda comercial, acabou desvirtuando a antiga tradição européia cuja confecção dos presentes era doméstica. A origem do Papai Noel, tão difundida entre nós, também é européia. O escritor Monteiro Lobato, na década de 30, buscando abrasileirar este simbolismo criou vovô índio; nos anos 50, Joracy Camargo e Heckel Tavares, conceberam um personagem negro chamado Papai João , para substituir afigura do Papai Noel, contudo, nenhuma das tentativas vingou, e o velhinho de barbas brancas e botas pretas parece estar incorporado definitivamente ao nosso Natal. No interior, a festa cristã se reveste de característica bem mais populares e brasileiras, oportunizando diversas manifestações folclóricas, como o bumba-meu-boi, o boi-calenga, chegança do fandango, pastoria, congadas ou congas, reisados, essas variações normalmente antecedem a missa do galo, celebrada a meia-noite

Tumblr_lprpsu9weu1qln33mo1_400_large


O Natal no Iraque: SAUDAÇÃO "Idah Saidan Wa Sanah Jadidah"  . Para os poucos cristãos residentes no Iraque a principal tradição natalina é uma leitura da bíblia feita em família. Há também o “toque da paz”, que segundo a tradição natalina do Iraque, é uma benção que as pessoas recebem de um padre.


St_agnes_presepio_sm_large


O Natal no México: SAUDAÇÃO '' Feliz Navidad''.  Durante o Natal no México, a população aproveita não só para distribuir presentes mas para relembrar os difíceis movimentos que antecederam o nascimento de Jesus. Isso é feito em procissões. As pousadas que reproduzem o drama de Maria e Jesus procurando representar um local onde ficaram quando chegaram a Belém. As procissões começam nove dias antes do Natal, porque a ida da sagrada família de Nazaré para Belém levou nove dias. Grupos de amigos e familiares se dividem em dois lados e representam a ida Sagrada Família a Belém. Os dois peregrinos pediam abrigo aos donos de pousadas sendo recusados friamente em cada uma delas. Enfim, chegam à casa que foi escolhida para abrigar um altar com um presépio, onde são recebidos com festa. Então, são feitas orações e tem início a comemoração do Natal.


Tumblr_mdni2zhpfl1rwakjro1_500_large


O Spiderwebs existe desde 2010 e desde lá até hoje, já vivemos alguns outros natais juntos aqui na nossa teia. Por esse motivo, separei os links de outras postagens relacionadas com a data que estão aqui neste blog. Confira!




Sabemos que hoje ainda é véspera  , mas desde já , queria desejar a todos os leitores um Feliz Natal cheio de paz, saúde e muito mais! Agora digam: o que vocês acharam sobre o Natal nos vários lugares mundo?  Como vocês costuma passar o Natal ? Alguém aí já passou o Natal em algum outro país não-citado? Conta pra gente! :)

You Might Also Like

2 Comente!

  1. Mt interessante isso velho!! Parabéns pela post!!

    Passa la no blog (:

    http://olheparasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!

    " A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro." (Platão)

    Desejo um Natal de amor, carinho e paz e que o Novo Ano seja repleto de realizações!!!

    Blogueiras Unidas 1275!

    Luz , paz e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo :) Diga sua opinião e ela será lida e muito bem vinda, ela é essencial para a construção da identidade deste blog!

Sua opinião será respondida aqui mesmo e em seu blog, por isso peço que deixe seu link para que eu possa retribuir a visita.

Temos twitter: @sabrinabyme e @blogspiderwebs; siga para receber todas as atualizações.

Um recado

Estava esperando por você. Antes de continuar, você precisa saber de algumas coisinhas, ó: isso não é um diário, nem um blog de moda. É apenas um blog. E apesar de alguns textos desde site possuírem um caráter bem pessoal [ao enfatizar sentimentos e circunstâncias] e narrativas por inúmeras vezes cortantes e sensíveis em primeira pessoa, nem todos eles possuem caráter auto-biográfico e opiniões da própria autora.

SPIDERTV

PEQUENAS DOSES DE @SABRINABYME

'' Eu quis encontrar um jeito de nunca morrer, e a partir daí, eu comecei a escrever.''

'' Se tem uma coisa que eu aprendi sobre a dor, é que na maioria das vezes, ela também é a cura''

'' Que eu nunca perca essa vontade de escrever. Jamais. O mundo parece uma prisão, às vezes. Escrever é como abrir janelas.''


leia mais em Pensador.info>